13 curiosidades sobre a Apple que tens de conhecer
Redação

13 curiosidades sobre a Apple que tens de conhecer

PUB

A gigante de Cupertino é uma das empresas mais conhecidas do mundo, deixando a sua pegada mais notável enquanto a criadora de um dos melhores e mais eficientes ecossistemas tecnológicos que hoje integram, de um modo nunca antes visto, as nossas vidas.

Apesar desta pegada colossal e do seu impacto no mundo da tecnologia, há muito que certamente não sabes sobre a Apple, e neste artigo vais poder conhecer um bocadinho melhor as facetas mais surpreendentes e, também, mais bizarras desta empresa.

  1. Steve Jobs foi despedido da Apple em 1985 com a idade de 30 anos, apesar de ser um dos fundadores da empresa;
  1. Apple e Samsung não têm a relação competitiva feroz que todos julgam conhecer. A Samsung fabrica os ecrãs OLED que encontramos no iPhone. Atualmente a Apple está mais independente da Samsung do que há uns anos.
  2. O primeiro computador original da Apple, construído à mão e autografado por Steve Wozniak (co-fundador da Apple), foi vendido por $387.000 num leilão ocorrido em 2013.
  3. Decorria o ano de 1984 quando foi lançado o Macintosh. Um só anúncio que custou aos cofres da empresa cerca de 1,5 milhões de dólares, dirigido pelo prestigiado Ridley Scott. Haveria melhor ocasião do que colocá-lo no ar durante o evento do Super Bowl? Estamos a falar de um dos eventos desportivos com maior audiência televisiva do mundo aliado a um dos anúncios com maior sucesso!
  1. O iPhone quase foi chamado de "Telepod", "Mobi", "Tripod" e, por incrível que pareça, "iPad".
  2. Atualmente, a Europa é o segundo maior mercado da Apple, imediatamente a seguir aos Estados Unidos da América, ultrapassando a China, que perdeu essa posição em 2018.
  3. Alegadamente, a Apple criou projetos falsos para grupos de colaboradores diferentes visando, assim, expor leakers dentro da empresa.
  4. O preço definido para o primeiro computador da Apple – o Apple 1 – foi de exatamente $666.66. Embora o preço de custo fosse de $250 e a margem de lucro para o dobro ($500), Steve Jobs e Steve Wozniak optaram por esta sequência repetitiva e diabólica. O Diabo está nos detalhes.
  1. O logotipo original da Apple foi desenhado por Ronald Wayne, colega de trabalho de Steve Jobs na empresa Atari. No entanto, é completamente distinto do logotipo atual. Em 1976, ano de fundação da empresa, a primeira figura apresentada representava uma imagem de Newton e a sua maçã. E verdade seja dita, de simplicidade (característica da marca de Steve Jobs) o símbolo tinha muito pouco… A versão atual (a partir de 2015) assemelha-se ao logotipo de 1998.
Evolução cronológica do logotipo da Apple
Evolução cronológica do logotipo da Apple
  1. A Apple entrou na Fortune 500 (uma lista anual compilada e publicada pela revista Fortune que contém as 500 maiores empresas dos Estados Unidos por receita total nos seus respectivos anos fiscais) em 1983 e está lá até hoje. De 441.º lugar, em 2022 ficou em 3.º, logo a seguir à Amazon e à Walmart.
  2. Houve uma altura em que a Apple não podia vender o iPhone no Brasil, uma vez que o nome já pertencia a um equipamento produzido pela IGM Electronics.
  3. O co-fundador esquecido da Apple, Ronald Wayne vendeu a sua parte da empresa (10%) por apenas $800 em 1977, e mais tarde outro pagamento de $1.500. Sabendo que hoje valeria dezenas de milhões de dólares, Ronald afirma que não se arrepende da sua decisão.
Fundadores da Apple: Steve Jobs, Ronald Wayne e Steve Wozniak
Fundadores da Apple: Steve Jobs, Ronald Wayne e Steve Wozniak
  1. Em 2021, o lucro da Apple superava o Produto Interno Bruto de vários países, incluindo Itália, Brasil e Canadá!
Lucros da Apple em comparação com PIB de outros países | Fonte: Mackeeper
Lucros da Apple em comparação com PIB de outros países | Fonte: Mackeeper

Surpreendido? Certamente que não existirão apenas 13 curiosidade sobre a Apple! Opina e contribui na nossa secção de comentários!

Redação profile image Redação
Publicado a
Curiosidades