16 funcionalidades que podes configurar na Central de Controlo do teu iPhone

16 funcionalidades que podes configurar na Central de Controlo do teu iPhone

Substimada, mas tão útil. Lê aqui o que podes fazer com a importantíssima Central de Controlo do teu iPhone

Gonçalo Antunes de Oliveira
∙ 6 minutos de leitura

Central de Controlo? A maior parte de nós nem sabe que isto existe, ou não lhe dá a devida importância. Parece ali mais uma série de botões que Apple inventou para dizer que inova. Repetições de coisas que já temos nas apps. Só que não.

Esta é uma forma de ter tudo à mão (expressão que vou ter que usar continuadas vezes ao longo de este artigo - porque é mesmo para isso que serve a Central de Controlo) de modo rápido e eficaz.

Sim, porque podemos aceder a quase tudo através de uma busca desagradável por páginas cheias de apps ou menus meio escondidos. Ops... de repente até parece que estou a falar no dia a dia dos utilizadores de software da concorrência.

Mas antes de mostrar o que podes fazer com a tua Central de Controlo, que tal se te indicar primeiro como configura-la?

Editar a Central de Controlo

Escolher os elementos que pretendes ter à mão na Central de Controlo é muito simples:

  1. Vai a Definições
  2. Desce e encontra a Central de Controlo
  3. Verificarás que tens as secções "Controlos Incluídos" e "Outros controlos", sendo estes últimos os que poderás adicionar, caso estejas satisfeito com os que já lá estão
  4. Uma vez efetuada a seleção, ordena como mais gostares de acordo com as tuas prioridades

E cá está! Para além da percentagem da bateria, controlo de acesso a redes, modos de concentração, volume, luminosidade, e.o., tens tudo o que adicionaste logo ali à mão.

As tais 16 funcionalidades

Vamos começar pela ordem que aqui te apresento, da esquerda para direita e de cima para baixo.

Lanterna

Fonte: Apple
Fonte: Apple

Talvez das coisas mais jeito dá no acesso rápido permitido pela Central de Controlo. Primindo continuadamente, terás a opção de escolher até quatro níveis de luminosidade.

Gravação de ecrã

Pode parecer que não, mas é muito útil para fazer apresentações, tutoriais, ou simplesmente gravar uma sequência de passos que não queiramos esquecer. Bom, serve para tudo e mais alguma coisa. Para que nada te interrompa, podes ativar um modo que impeça de seres incomodado e optar por ter o microfone ligado ou desligado.

Assim que dês a ordem, a gravação de tudo o que fazes no ecrã inicia-se surgindo-te no canto superior esquerdo do iPhone um ícone vermelho.

Temporizador

Tens alguma coisa no forno ou estás à espera de um momento em contagem descrescente? Clica neste botão, determina o tempo da contagem e já está!

Reconhecimento de sons

Se ouves mal, o iPhone ajuda-te! Está preparado para detetar sons de alarmes de incêncio, sirenes e alarmes de fumo. Também te pode avisar se um cão ou um gato estiverem a ladrar ou a miar, respetivamente.

Por outro lado, caso se parta um vidro, toque a campaínha, um carro buzine à tua porta, se água estiver a correr ou um eletrodoméstico estiver a trabalhar... se qualquer uma destas coisas acontecer, és avisado.

Gritos, tosse ou o som de um bebé a chorar faz também parte das competências do nosso fiel iPhone. Uma funcionalidade de extrema importância para estar pronta a aceder na Central de Controlo.

Reconhecimento de música

Fonte: Todd Haselton / CNBC
Fonte: Todd Haselton / CNBC

Já estamos no primeiro ícone da segunda linha. Se notares, o símbolo que ostenta é o do Shazam. Pois claro! Comprado pela Apple, integra agora de modo nativo o iOS. O que significa que não precisas de instalar a app. Estar na Central de Controlo é bom porque às vezes está a passar uma música na rádio ou na televisão e pode não haver tempo para ir procurar pela aplicação. Pronto: é direto. Clicas, reconhece em frações de segundo e ainda te pergunta se queres adicionar à tua biblioteca da Apple Music.

Calculadora

Pronta para qualquer necessidade. Embora fosse tão melhor termos a capacidade de fazer contas de cabeça. Na Central de Controlo só contribui para a nossa preguiça mental.

Comando para a Apple TV

Não sabes do comando? Está debaixo de uma almofada ou atrás do sofá? Não te levantes. Vai à Central de Controlo e controla a tua Apple TV!

Alarme

Não procures pela app. Quando te fores deitar... Central de Controlo.

Modo de baixo consumo

E já estamos na terceira linha da imagem. Queres-te antecipar à Siri e poupar a preciosa energia do teu iPhone porque já antevês que irás precisar dela? Ativa o modo baixo consumo simplesmente primindo neste botão.

Lupa

Fonte: MacRumors
Fonte: MacRumors

Parece que não, mas já usei esta funcionalidade variadíssimas vezes. É por vezes substimada e não deve.

Leitor de códigos QR

Fonte: QRCode Chimp
Fonte: QRCode Chimp

Hoje em dia há um Código QR para tudo. E por favor que se tente dizer bem o seu nome. Vou tentar escrever como se diz. Se for em inglês, será qualquer coisa como"Kwew Ar" Code. Se for em português, Código "Quê Érre". E não "Qui Ár Códe".

Preciosismo meu, mas para o efeito deste artigo, mesmo sabendo que basta ligar a câmara do iPhone para captar um QR Code, este leitor é mais interessante porque te apresenta desde logo uma grelha para enquadrares o código, bem como a opção de ativares a lanterna imedatamente, no caso estares em situação de baixa luminosidade.

Modo escuro

Não esperes pelas horas a que este modo se ativa. Vai à Central de Controlo e alterna entre modos sempre que quiseres.

Acessibilidade

Entrando na quarta e última linha, neste primeiro ícone, podes aceder ao menu de Acessibilidade. E sim, é mesmo para todos e não apenas para quem tenha dificuldades ou algum tipo de incapacidade. A quantidade de ferramentas disponíveis pela Acessibilidade da Apple melhoram consideravelmente o dia a dia de todos nós.

Dictafone

Fonte: Apple
Fonte: Apple

Queres fazer entrevista, gravar uma conversa ou uma música que estejas a ouvir. Prime neste botão e grava durante o tempo que o armazenamento do teu iPhone te permita. Depois é só exportar para o teu Mac e essa memória ficará para sempre gravadas nos teus backups.

Notas

E se quiseres transcrever a entrevista que fizeste ou mesmo apenas registar uma ideia por escrito. Prime no botão e de imediato surge-te uma folha em branco para escreveres o que vier à cabeça.

Tamanho do texto

Por defeito tens o texto do teu telefone a 100%. Mas podes reduzir para 90% e 85%, bem como aumentar para 110%, 120% e 135%. Tens também a possiblidade de aplicar esta escolha apenas em buscas ou de modo transversal a todas as aplicações. Que não fiques sem conseguir ler as coisas no teu iPhone!

Um canivete suíço

Fonte: The Guardian | Kimberly White/Reuters
Fonte: The Guardian | Kimberly White/Reuters

Tal como Steve Jobs afirmou aquando do lançamento do primeiríssimo iPhone, "é um objeto que muda a nossa vida", e nas palavras do jornalista Atlant Schimdt do jornal The Guardian, estamos a falar de um "canivete suíço".

Se usares um bocadinho do teu tempo para configurar a Central de Controlo, o iPhone será mesmo isso: um canivete suíço pronto para que, em qualquer ocasião nada te escape! Seja um som que queres gravar, uma ideia que queiras registar, uma coisa que não consigas ver ou ler sem óculos, uma música que queiras identificar, enfim... para que nada te escape.

Já usaste alguma destas funcionalidades? Dás o devido uso à Central de Controlo ou ainda não te convenceu?

A tua subscrição no iFeed foi efetuada com sucesso.
Bem-vindo de volta! Iniciaste sessão com sucesso.
Perfeito! O teu registo foi concluído com sucesso.
O teu link expirou
Parabéns! Verifica o teu e-mail e utiliza o link para iniciar sessão.