3 soluções simples para contornar problemas da tua app Mail no iPhone

3 soluções simples para contornar problemas da tua app Mail no iPhone

4 minutos de leitura

Nunca tiveste aquele momento "Doh!!" à Homer Simpson, quando acedeste à tua app de correio eletrónico no iPhone, e te apercebeste que a última mensagem recebida tinha sido de manhã? Por entre as fases de desespero e da mais absoluta irritação, emana logo aquela pergunta: poderei fazer alguma coisa para resolver isto?

Bom, dependendo do problema, felizmente, a resposta é sim. Afinal de contas tens um iPhone, e, por isso, podes estar bastante otimista. Mesmo sabendo que este magnífico dispositivo tem muitas falhas, acredita que, se fosse outro, seria provável que estivesses numa situação bem mais complexa.

Então quais são os problemas mais comuns que surgem nas apps de gestão de correio eletrónico do teu iPhone? Vê lá se concordas:

  • Não consegues receber novas mensagens;
  • Não consegues abrir as mensagens;
  • Não consegues enviar e-mails;
  • Não consegues ver todos os e-mails que tens recebido ao longo do tempo;
  • As caixas de entrada no teu iPhone não estão sincronizadas com o teu Mac.

Se estiveres a usar a SaneBox, lembra-te que a sua inteligência artificial te separa as coisas importantes das acessórias. E, embora seja extremamente útil, preparadíssima para te ajudar assim que a instalas, terás, ainda assim, que a ensinar acerca das tuas prioridades.

Portanto, ensina-a bem. Isto porque, como a SaneBox opera de modo integrado com a tua app Mail, ela é tão discreta, que até te poderás esquecer que certas mensagens poderão estar nas pastas destinadas aos assuntos menos importantes. Por isso, não te esqueças a informar sobre o que é verdadeiramente prioritário para ti, e terás a tua vida muito mais facilitada no teu dia a dia.

Então, o que poderás fazer para tentar contornar aqueles, e outros problemas que te possam surgir? Apresento-te de seguida três soluções muito simples, as quais, acaso não as conheças, poderão ser de extrema utilidade para contornar problemas de funcionamento de todas as tuas apps, no caso em apreço, do Mail.

Fecha a app Mail

Mas fecha-a mesmo. Não a deixes ativa a funcionar em plano de fundo.

  1. No ecrã principal, passa o dedo para cima a partir da parte inferior do ecrã e para a meio do ecrã.
  2. Passa o dedo para a direita ou para a esquerda para encontrares a app que pretendes fechar.
  3. Passa o dedo para cima na pré-visualização da app e fecha-a.

4. Volta a abrir app e vê se as coisas voltaram ao normal.

Reinicia o iPhone

Exato. Aquela solução que nos acompanha desde os primórdios do analógico. Desliga, liga e passa.

  1. Mantém premido um dos botões de volume e o botão lateral, até surgir o slider para desligar;

2. Desliza o dedo para a direita e aguarda 30 segundos até que o iPhone se desligue;

3. Depois, liga-o, mantendo premido o botão lateral (no lado direito do iPhone) até surgir o logótipo Apple;

4. Entra na app Mail para ver se os problemas foram ultrapassados.

Atualiza o iOS

Atualizar o sistema operativo do iPhone é sempre recomendável. Não apenas aumenta os níveis de segurança (cada vez mais necessária nos tempos que correm), melhorar o desempenho do teu iPhone, como também eliminar erros e bugs que possam estar, quem sabe, a interferir na tua app de gestão de correio eletrónico.

  1. A Apple recomenda que efetues primeiro uma cópia de segurança com o iCloud ou com o teu Mac. Será uma decisão exclusivamente tua;
  2. Liga o iPhone à corrente e assegura-te que tens uma boa rede Wi-Fi. Assim evitas que, respetivamente, o telefone se desligue a meio do processo, e que esse mesmo processo seja rápido;
  3. Acede a Definições -> Geral e, em seguida, prime em Atualização de Software.

4. Caso tenhas mais do que uma opção de atualização de software disponível, escolhe a que pretendes instalar.

Mas não exageres

Há quem diga que fazer um downgrade, ou seja, tentares reinstalar o sistema operativo anterior, resolve as coisas. Pois. Todos sabemos temos a ideia que, quanto mais avançado for o iOS, as coisas mais antigas que temos deixam de funcionar. Outros afirmam que instalar a versão mais recente do iOS assim que a Apple a disponibiliza, não é recomendável porque vem cheia de erros.

Pensar nas versões anteriores pode trazer-te mais problemas do que benefícios. Ou esperas uns tempos, caso não sintas a necessidade imediata de fazer a atualização, ou vais, e atacas logo a nova versão. Como a Apple está cada vez mais em cima dos problemas, vai lançando pequenas atualizações em curtos espaços de tempo para os corrigir.

Por outro lado, se quando reinicias o iPhone, vês que nada melhorou, poderás sentir-te tentado a repor a configuração de fábrica. O mesmo é dizer, apagares tudo e começares do zero.

Se tiveres paciência para isso e assegurares que os teus dados não se perdem, pois então, avança. Mas não te esqueças de fazer backups de tudo, bem como o facto de existirem apps que guardam ficheiros no sistema de armazenamento físico do iPhone, os quais, caso não os retires para o teu Mac ou para uma nuvem, serão apagados para sempre!

Sei que são soluções muito básicas. Mas, antes de densas elocubrações filosóficas acerca daquele processo de resolução escondido nos mais recônditos websites apresentados pelos motores de busca, começar pelo básico pode, e muitas vezes é, uma boa surpresa.

Ajuda o iFeed a crescer partilhando este artigo nas redes sociais!
O link foi copiado!

Deixa o teu comentário

Também vais gostar deste conteúdo...
Redação / / 6 minutos de leitura

Aventura natalícia a bordo do Polestar 4: Uma viagem elétrica de Lisboa a Vigo

André Fonseca / / 1 minuto de leitura

Ponto Sagres diz hoje adeus à comunidade Apple de Aveiro

Pedro Henrique Carvalho / / 2 minutos de leitura

Apple Watch Ultra 3 terá recurso presente no iPhone há mais de dois anos

André Fonseca / / 2 minutos de leitura

Ter um iPhone por subscrição? Apple abandonou a ideia para novo serviço...