4 motivos porque deves fazer o upgrade para o iPhone 14 Pro

Não sabes se vale a pena o upgrade para o iPhone 14 Pro? Eis uma pequena ajuda na tua decisão.
Escrito por André Morais e
3 mins de leitura
4 motivos porque deves fazer o upgrade para o iPhone 14 Pro
Publicidade
Publicidade

Foi na semana passada que a Apple nos mostrou oficialmente os novos iPhones 14 Pro e 14 Pro Max, entre outras novidades como os iPhones 14 e 14 Plus, novos Apple Watches e os novos AirPods Pro 2.

Nos iPhones 14 Pro e Pro Max foram abordadas novidades tais como o always-on-display, o novo processador A16 Bionic, uma nova câmara principal de 48MP, ou a Ilha dinâmica que conquistaram bastantes carteiras e corações. A Apple sabe como nos fazer sentir que precisamos do novo e mais avançado iPhone. Mas será que vale mesmo a pena fazeres o upgrade?

Neste artigo vou apontar alguns motivos pelos quais deves considerar a compra do novo modelo.

Evolução da câmara principal para os 48MP

Estamos habituados a ver equipamentos Android com câmaras de altíssima resolução - até 108 MP. Até custa acreditar que tivemos a mesma resolução de 12MP durante tanto tempo, desde o iPhone 6s até ao iPhone 13 Pro. Isto prova que a quantidade de megapíxeis não definem a qualidade da fotografia de um equipamento.

Desta vez a marca de Cupertino decidiu dar um passo em frente e incorporar um novo sensor principal de 48 megapíxeis, 65% maior em tamanho comparado com a geração anterior. Isto vai permitir a captação de mais luz, o que resulta em fotografias ainda mais nítidas.

Segundo a Apple, a câmara principal do novo iPhone 14 Pro tem um desempenho fotográfico duas vezes melhor que o seu antecessor, principalmente em ambientes pouco iluminados.

O ecrã (finalmente) sempre ligado

A tão aguardada funcionalidade do always-on display, ou ecrã sempre ligado chega finalmente ao iPhone nos modelos 14 Pro e Pro Max.

0:00
/

Ao contrário dos dispositivos Android, que já têm esta funcionalidade há uns bons anos, o teu papel de parede não vai escurecer completamente, vai escurecer parcialmente. Isto significa que vais poder olhar para o teu ecrã de bloqueio, incluindo o wallpaper, widgets e notificações sempre que quiseres sem precisares de tocar no ecrã do iPhone. Basicamente este always-on display do iPhone tem o mesmo comportamento do que já temos no Apple Watch - desde os modelos Series 5.

A ilha dinâmica

Parece que os deuses da maçã trincada ouviram as nossas preces! Hum...quase.

Ainda não foi desta que vimos surgir um iPhone com a câmara frontal e sensores do Face ID completamente escondidos por trás do ecrã, mas a Apple decidiu pegar no seu tendão de aquiles e transformá-lo numa das funcionalidades mais interessantes e inovadoras que já vimos ser aplicada nos seus smartphones. Eis a Ilha dinâmica!

0:00
/

É exatamente o que o nome indica, uma pequena ilha no oceano Retina XDR. Esta ilha permite que estejas a par de notificações e das aplicações abertas em segundo plano. Uma forma muito interessante de tirar proveito de um ecrã recortado.

A Ilha dinâmica está apenas disponível nos iPhones 14 Pro e 14 Pro Max.

O novo processador A16 Bionic

O novo processador A16 Bionic é um exclusivo dos iPhones 14 Pro e 14 Pro Max.

A gigante de Cupertino apresenta com orgulho este novo chip de 4nm que executa 17 triliões de operações por segundo. Tudo isto para dizer que ele é mais rápido e eficiente que o seu antecessor (o A15 Bionic). A Apple destaca que o processador A16 Bionic é 40% mais rápido que a concorrência em desempenho para gaming.

O novo processador veio tornar possível algumas funcionalidades exclusivas do iPhone 14 Pro, tais como o ecrã sempre ligado, pois é o processador que gere a taxa de atualização variável podendo ser reduzida até 1Hz de forma inteligente.

Finalmente, sabe que podes comprar o teu iPhone 14 Pro ou 14 Pro Max através da iStore, um dos maiores Premium Resellers da Apple em Portugal, a partir dos 1349€.

O que achas do iPhone 14 Pro? Vale a pena o upgrade? Deixa o teu comentário.

Publicidade
Publicidade
Partilhar artigo