5 apps que te ajudam a aproveitar o sol com mais segurança

Com muito sol e calor neste verão, são muitos os que aproveitam para se bronzear. Conhece 5 apps que te ajudam a aproveitar o sol, mas sem descurar os cuidados necessários.

Sair de casa e aproveitar o sol, faz parte da rotina de muitas pessoas, principalmente no verão. Por uma questão de saúde, apanhar sol é essencial para o bem-estar mental e físico de muitos. Contudo, uma exposição demasiado prolongada ao sol e aos raios ultravioleta (UV) pode provocar queimaduras solares e até o risco de contrair cancro na pele, daí ser necessário ter cuidados acrescidos na hora de se expor ao sol.

Obviamente que há muitos outros motivos envolvidos nessa atividade. Encontrar um equilíbrio certo entre apanhar muito ou pouco sol depende de vários fatores como a idade, a região onde se vive e o tipo de pele. É sensato pedir uma avaliação médica e obter instruções mais individualizadas sobre o tempo que cada um deve estar exposto ao sol. Nesse sentido, conhece 5 aplicações para o teu iPhone que te ajudam a tirar o melhor proveito do sol, mas sempre com os cuidados necessários.

QSun—Vitamin D & UV Tracker

Com esta app podes ver qual o índice UV onde te encontras e saber a que horas o sol nasce e se põe, bem como recomendações personalizadas para uma melhor segurança ao sol. Ao inserires a tua localização recebes informações sobre qual a hora do dia em que é mais provável sofrer queimaduras. Dessa forma podes saber até quando podes ficar ao sol antes de te expores a riscos desnecessários.

Além disso, podes obter a previsão UV para sete dias e dessa forma planeares a proteção solar com antecedência. Também podes receber previsões meteorológicas para saberes as condições do tempo atuais. Com a versão premium, tens acesso a mais recursos como acompanhar a "ingestão" de vitamina D, um analisador do rosto que permite dar uma ideia da saúde da pele com base no teu tom de pele, entre outros pormenores.

Podes descarregar a QSun—Vitamin D & UV Tracker na App Store gratuitamente, com compras dentro da aplicação.

SunDay: Vitamin D & UV Tracker

A aplicação SunDay: Vitamin D & UV Tracker é semelhante à QSun—Vitamin D & UV Tracker com algumas nuances a ter em consideração. Em primeiro lugar, tens de criar um perfil que inclua informações sobre a tua idade e tipo de pele. Depois seleciona o tipo de roupa que estás a usar, pois os cálculos mudarão consoante a quantidade de pele coberta pela roupa. Por fim tira uma fotografia do sol para forneceres mais informações ao scanner solar UV da app sobre as condições do sol.

Depois de todos os dados inseridos , a aplicação exibirá um cronometro com a quantidade tempo recomendada de tempo para passar ao sol de forma a apanhar a vitamina D. A próxima etapa mostra a quantidade de tempo que podes ficar ao sol antes de te queimares por excesso de exposição. Por fim, a aplicação exibe o valor estimado de vitamina D produzida, bem como o índice UV do dia.

Podes descarregar a SunDay: Vitamin D & UV Tracker na App Store gratuitamente.

REAPPLY: Sunscreen Timekeeper

Esta é uma excelente aplicação para quem leva a sério o uso de protetor solar todos os dias, pois envia notificações para aplicar protetor solar todas as manhãs e alertas para voltar a aplicar de novo ao longo do dia. Ao permitires o acesso da app à tua localização terás acesso aos valores do índice UV da tua área. Se os números forem muito altos, és aconselhado a procurar sombra.

Sempre que aplicares protetor solar, toca na opção Apply e a aplicação informar-te-á quando deves aplicar o protetor solar novamente. Um recurso útil para quem passa muito tempo na praia, por exemplo. A aplicação conta ainda com uma secção que recomenda os melhores protetores solares para a cobrires o teu corpo. Nessa secção também é possível comprar online os protetores recomendados. Por fim, há uma seleção de artigos que respondem a perguntas comuns sobre como te protegeres do sol e sobre o que significa o índice UV.

Podes descarregar a app REAPPLY: Sunscreen Timekeeper na App Store gratuitamente, com compras dentro da aplicação.

Sola: Sun UV & Vitamin D Timer

Com a Sola: Sun UV & Vitamin D Timer podes verificar o índice de exposição UV no teu iPhone, iPad e até no Apple Watch. A app também inclui um temporizador para usar durante os banhos de sol de forma a evitares queimaduras.

Tens de efetuar um teste para determinar o teu tipo de pele, inserir dados sobre o teu nível de bronzeado atual, uso de protetor solar e o seu fator de proteção, e com que frequência desejas virar-te enquanto apanhas sol. A aplicação cria um cronometro com base nos teus dados para te alertar quando é hora de deixar de apanhar sol.

A aplicação Sola: Sun UV & Vitamin D Timer pode ser descarregada na App Store, no entanto para acederes a qualquer conteúdo tens de subscrever uma assinatura anual no valor de 1,99 € ou uma compra única de 4,99 €.

UV Index Widget

Finalmente, a aplicação UV Index Widget ajuda-te com os níveis atuais do índice UV na área onde te encontras. Toca e segura o centro da roda colorida para veres a que horas do dia ocorre o pico dos raios UV na tua área. Na aba Forecast, a app prevê quais os índices UV para a tua área no mesmo dia.

Na aba My Skin, é solicitado que faças um teste rápido acerca do teu tipo de pele. Após a conclusão do mesmo, esta secção informa quanto tempo podes ficar debaixo do sol antes de te sujeitares a uma queimadura solar. Também oferece conselhos sobre qual o tipo de proteção de deves usar nesse dia. Com a assinatura da versão pro tens acesso às funcionalidades de exposição ao sol, bem como a quantidade de vitamina D recolhida. Na aba Places, a mesma assinatura permite pesquisar informações sobre o índice UV em outras partes do mundo.

A aplicação UV Index Widget - Worldwide está disponível gratuitamente na App Store, com compras dentro da aplicação.

Aproveita o sol seguindo as recomendações de segurança

Se desejas acompanhar a produção de vitamina D, controlar de forma mais eficaz o teu tempo de exposição ao sol, então estas apps vão ajudar-te nesse sentido. Assim é mais fácil apanhar sol sem correres o risco de apanhares queimaduras solares. E tu, já conhecias alguma destas aplicações? Pretendes usar algumas delas neste verão?