5 funcionalidades do Android 15 que o iOS devia implementar

A velha guerra entre o Android e o iOS é tão antiga quanto a sua existência. Ao longo dos anos, tornou-se uma tradição o Android inspirar-se no iOS e, por sua vez, o iOS ir buscar ideias ao Android. Na prática, isto significa que o Android e o iOS sempre se influenciaram mutuamente para melhorar os seus ecossistemas. Com a chegada do Android 15, várias funcionalidades novas foram estreadas. Eis uma lista de 5 funcionalidades do Android 15 que a Apple deveria implementar no iOS.

1- Espaço Privado

Uma das novidades estreadas no Android 15 é o Espaço Privado. Na prática, esta funcionalidade permite que os utilizadores criem uma secção totalmente isolada nos seus dispositivos para armazenarem aplicações de teor confidencial. Não se trata apenas de uma simples pasta oculta, mas sim dum espaço privado com um ambiente completamente oculto, onde aplicações, ficheiros e dados estão totalmente separados do sistema principal.

O conteúdo dentro do espaço privado não aparece nas notificações, na lista de aplicações ou nos resultados da pesquisa. Configurar um espaço privado no Android 15 é simples, e os utilizadores podem protegê-lo com um método de bloqueio alternativo, diferente da palavra-passe do ecrã de bloqueio principal do dispositivo.

Nota que a Apple tem funcionalidades semelhantes no iOS 18, que te permitem ocultar e proteger aplicações com o Face ID, bloquear notas e álbuns de fotos. Apesar disso, essas opções não se comparam ao nível de controlo e robustez que o espaço privado do Android 15 proporciona. Gostaria de ter esta completa funcionalidade no iOS.

2- Círculo para pesquisar

A funcionalidade Círculo para Pesquisar não é exclusiva do Android 15, uma vez que outros dispositivos Android, como o Google Pixel 8 e o Samsung Galaxy S24, já a possuíam antes do lançamento oficial do Android 15. No entanto, continua ausente no iOS, pelo menos por enquanto. Esta funcionalidade utiliza a pesquisa visual do Google para identificar ou recolher informações sobre praticamente qualquer elemento exibido no ecrã, bastando manter pressionado o botão Home ou a barra de navegação do Android e desenhar um círculo em torno do objeto de interesse — tudo isto sem sair da aplicação em uso.

O Círculo para Pesquisa é particularmente útil ao navegares na web ou em aplicações, onde pode surgir a necessidade de obter mais informações sobre um produto ou objeto específico. Com o Android 15, a Google aprimorou ainda mais esta funcionalidade ao integrar nativamente a pesquisa por áudio diretamente nela, (podes pesquisar por uma música bem ao estilo do Shazam). É uma ferramenta que considero extremamente útil e que deveria ter uma equivalente no iOS. Estou convencido de que, à medida que a Apple Intelligence for amadurecendo, esta funcionalidade acabará por chegar aos dispositivos da Apple.

3- Painel de controlo de volume expandido

Ao contrário do iOS, que apenas permite aos utilizadores alterar o volume do conteúdo multimédia por defeito, obrigando-os a ir às configurações do iOS para acederem a outras definições de som, o Android 15 vai muito mais além, oferecendo um painel de controlo de volume expandido com muitas mais opções disponíveis.

Nesse sentido, o painel de controlo de volume expandido presente no Android 15, permite o ajuste do volume da multimédia, do toque das chamadas, do volume das chamadas, das notificações e do alarme - tudo num único lugar. É verdade que a sua interface de utilizador é mais expandida e ocupa mais espaço no ecrã do que nas versões anteriores, mas oferece um nível muito mais elevado e detalhado no controlo de volume.

4- Gravação parcial do ecrã

Uma das minhas funcionalidades preferidas no Android 15 é a gravação parcial do ecrã. Com esta nova opção, os utilizadores podem gravar e partilhar apenas o conteúdo de uma aplicação específica, em vez de gravar o ecrã inteiro. Isto é ideal, por exemplo, para a gravação de tutoriais ou para ajudar alguém a resolver problemas específicos de aplicações, pois evita que notificações confidenciais ou informações pessoais de outras aplicações sejam capturadas na gravação.

Ainda que alternes para outra aplicação ou saias da que está a ser gravada, o Android 15 pausa automaticamente a gravação, garantindo que apenas o conteúdo de uma aplicação específica seja capturado. O iOS também permite a gravação do ecrã, mas não oculta notificações, a menos que o modo Não Incomodar esteja ativado. Mais mais importante, ainda não permite partilhar gravações de apenas uma aplicação específica.

5- Proteção contra roubo por IA

Por fim, a proteção contra roubo incorporada nativamente no Android 15 é outra novidade interessante. Esta funcionalidade utiliza inteligência artificial (IA) e os sensores do teu dispositivo para identificar potenciais roubos e bloquear automaticamente o teu telemóvel, dificultando o acesso dos ladrões aos dados.

Esta tecnologia recorre a sensores como o acelerómetro e o GPS para detetar padrões suspeitos, como movimentos rápidos, como por exemplo, quando alguém corre para longe do local após pegar no dispositivo sem a tua permissão. Várias tentativas repetidas de desbloqueio ou alterações nas configurações de segurança são outros fatores que bloqueiam o teu smartphone.

Se a proteção contra roubo estiver ativada, o teu telemóvel será bloqueado e exigirá a palavra-passe, PIN ou autenticação biométrica para ser desbloqueado, mesmo que o ladrão tente reiniciá-lo. Para isso, tens de ativar as opções de bloqueio por deteção de roubo, bloqueio do dispositivo offline, bloqueio remoto e usar a opção localizar o meu dispositivo.

No primeiro tópico sobre o Espaço Privado, mencionei que o iPhone apresenta soluções semelhantes. De igual forma e no que diz respeito à proteção contra roubo, o iPhone também possui a opção de Proteção de dispositivos roubados. No entanto, mais uma vez, a abordagem da Google neste aspecto da proteção contra roubo é mais robusta e oferece mais opções de segurança para os teus dados pessoais em caso de perda ou roubo do dispositivo.

Android vs iOS: a velha guerra

É inevitável a comparação entre as funcionalidades do iOS e do Android. A velha guerra entre o iOS e o Android é saudável e beneficia os consumidores, pois as empresas desafiam-se mutuamente de forma a entregar funcionalidades e tecnologias melhores e mais refinadas.

Embora o Android 15 não seja uma atualização muito substancial, ainda assim traz várias funcionalidades bem pensadas que melhoram tanto a experiência do utilizador quanto a privacidade. A plataforma iOS da Apple tem avançado em termos de personalização nos últimos anos, aproximando-se do Android, mas ainda há algumas ausências, como as supracitadas, que melhorariam a experiência do iPhone.

Logicamente, a Google também deveria implementar funcionalidades no Android que já estão presentes no iOS. E, para quem também é utilizador de Android como eu, gostaria de ver certas funcionalidades do iOS incorporadas no Android. Mas isso é outra conversa.

Fica atento a todas as novidade do universo Apple aqui no iFeed: