5 novidades que podes esperar no iPhone 14

5 novidades que podes esperar no iPhone 14

Ainda nem compraste o 13 e já estamos falar no 14. Mas no iFeed somos assim: as mais recentes atualizações são connosco!

Gonçalo Antunes de Oliveira
∙ 4 minutos de leitura

Ainda nem digerimos bem o iPhone 13 e já circulam dezenas de rumores sobre a próxima iteração do flagship da Apple. Vou apresentar-vos aqui sumariamente a minha perspectiva sobre esses rumores, considerando que há muitos que são, vá... no meu ponto de vista, algo exagerados.

Isto porque há uma grande diferença entre aquilo que os autores dos artigos gostariam de ver e o que efetivamente conseguiram obter em termos de informação que possa ter vertido dos bastidores da Apple.

Adeus Notch?

Todos gostaríamos que o notch desaparecesse. No entanto, ainda há tão pouco tempo, os novíssimos colossos MacBook Pro da Apple receberam esta "inovação" nos seus ecrãs.

Entre a inexistência e a redução, estou mais seguro de que, à semelhança do iPhone 13, a versão seguinte continuará a caminhar na direção da redução do tamanho do notch. Espero surpreender-me e engolir as minhas palavras. Se o notch desaparecesse seria extraordinário!

O regresso do Touch ID?

O regresso do Touch ID está presente nas expectativas de todos os utilizadores de iPhone. Particularmente durante os tempos pandémicos, em que o uso de máscara tornou tudo muito mais complicado no que concerne ao desbloqueio do iPhone.

Por outro lado, sabendo que o iPad (Air e mini 6) tem o Touch ID embutido no seu botão power, estranho é que o iPhone 13 não tivesse incluído esta característica. No entanto, já há muito se discute a complicadíssima tarefa de implementar esta funcionalidade no interior do próprio ecrã. Só o tempo o dirá. Mas estou mais inclinado para o botão lateral.

Adeus saliência das câmaras

E se estavamos à espera que pelo menos tivessem sido mais atenuadas, tal não aconteceu no iPhone 13. A miniaturização já há muitos anos que está na ordem do dia, mas é tudo uma questão de Física: não se consegue meter o Rossio na Betesga. Ou será que sim. As supresas que a tecnologia nos reserva são impressionantes, particularmente no que respeita à Apple, que, do nada, reformata a noção do que é normal, criando novos padrões que não deixa margem à concorrência senão para imitar. É que a qualidade não é assim tão simples de mimetizar.

Fonte: Renders by Ian
Fonte: Renders by Ian

Conectividade

Cumprir com as diretrizes europeias ou abandonar por completo o carregamento por cabo. No momento em que opte pela última, o melhor é que se assegure que não prejudica os tão vitais carregamentos rápidos. Considere-se ainda que, por muito que os carregamentos sem fio sejam, digamos, futuristas, mesmo com o MagSafe colado nas costas do iPhone, não dá propriamente jeito utilizar o telefone enquanto ele está a carregar. Portanto, ou a Apple é teimosa e mantém o cabo Lightning, ou segue a via de certos iPads e dos MacBooks Pro (ah pois, já não porque recuperaram os MagSafe), optando por aderir de uma vez por todas ao USB-C.

O adeus ao mini

Já se tinha falado nesta questão, mas parece que ainda não foi desta: o desaparecimento do segmento mino da gama dos iPhone. Bom, é uma opção da empresa, mas talvez justifique manter-se, tendo em conta que há muita gente que não se dá bem com telefones de maior dimensão.

Ainda falta algum tempo...

Setembro de 2022 ainda está muito distante. Mas, ao ritmo a que vivemos hoje em dia, já quase parece que é daqui a um mês. Certamente que continuaremos a ter toneladas de notícias sobre o iPhone 14, as quais te faremos chegar, como sempre, aqui no iFeed.

Já agora, e ainda no departamento das câmaras, é evidente que assistiremos a francas melhorias. O caminho é esse, sem dúvida alguma. Teremos câmaras que poderão atingir os 48 MP nos modelos Pro, e cuja performance em baixa luminosidade, auto-focus e fotografia de proximidade evoluirá consideravelmente.

Mas isto é normal e expectável. O resto é que só com o tempo. Por isso, continua a acompanhar-nos, porque a qualquer novidade, estaremos aqui!

A tua subscrição no iFeed foi efetuada com sucesso.
Bem-vindo de volta! Iniciaste sessão com sucesso.
Perfeito! O teu registo foi concluído com sucesso.
O teu link expirou
Parabéns! Verifica o teu e-mail e utiliza o link para iniciar sessão.