O ano de 2023 começou já com muitas novidades por parte da Apple. Mas alguns produtos passarão este ano intocáveis, aguardando a sua vez na fila de espera até, quem sabe, 2024 lhes abrir a porta da renovação...
Com esta perspetiva em mente, vamos listar cinco equipamentos que não deverão sofrer qualquer alteração ou conhecer uma nova geração durante o presente ano:
AirPods Pro
A segunda geração dos AirPods Pro é ainda muito recente no mercado, logo é bastante improvável que o seu sucessor não esteja sequer ainda em fase de projeto.
Em setembro passado vimos chegar aos AirPods Pro bastantes melhorias, o que faz com que este acessório esteja no topo daquilo que o mercado tem para oferecer, no que diz respeito a equipamentos do género. A juntar a isto, temos de ter em conta o histórico de lançamentos: entre a primeira e a atual geração dos AirPods Pro passaram quase 3 anos... Se a história se repetir, já temos uma ideia daquilo com que podemos contar.
iPhone SE 4
Apesar de já terem surgido rumores acerca do próximo iPhone SE, mais atualmente alguns deles foram caindo por terra, dando conta que em 2023 o foco da Apple pouco ou nada vai passar pelos iPhones de gamas inferiores.
Além disso, as anteriores gerações do SE nunca distaram apenas um ano entre si, logo é muito improvável que tal aconteça agora. Outro fator que alimenta esta ideia é o facto do iPhone SE 3 estar equipado com o chip A15 Bionic, que é usado em toda a gama 13 e ainda nos mais recentes 14 e 14 Plus. A surgir um novo modelo, este teria de contar com um chip diferente, para fazer sentido; ora, o chip que sobra é o A16 Bionic, que está presente nos iPhones 14 Pro e Pro Max. Agora a questão é a seguinte: se nem o 14 e o 14 Plus usam o A16, faz sentido um SE usá-lo? Não nos parece.
iPad Pro de 7ª geração
A atual geração do iPad Pro conheceu a luz do dia apenas no passado mês de outubro, logo pode dizer-se que pouco mais ainda fez do que aquecer o lugar. Esta poderoso tablet conta com o melhor hardware atualmente existente para dispositivos do género, como tal qualquer melhoria terá de ser muito bem pensada.
Equipado com o chip M2, um upgrade apenas faria sentido se trouxesse consigo um novo chip. O problema é que não há ainda novo chip... O futuro M3 só é esperado para a segunda metade de 2023, e há outros produtos Apple em que é muito mais premente colocá-lo. Se tivermos ainda em conta que o lançamento das duas últimas gerações do iPad Pro distou cerca de 18 meses, é melhor apontamos para 2024 como o ano em que este tablet vai ser renovado, talvez contando já também com displays OLED.
Apple TV 4K
A atual Apple TV 4K também foi um dos lançamentos que teve lugar no findo ano de 2022, logo tem ainda um longo reinado pela frente.
Há que ter em conta que as novidades da Apple TV 4K de 3ª geração foram relevantes: chip A15 Bionic, suporte para conteúdos HDR10+, o dobro da capacidade por um preço mais baixo, e o Siri Remote já com USB-C. Como tal, e usando o mesmo argumento do iPhone SE no que diz respeito à melhoria do chip utilizado, não é de todo plausível que 2023 conheça uma nova box de TV da maçã.
MacBook Air de 13"
Apesar de ser possível que a Apple atualize o presente MacBook Air com o futuro chip M3, todos os rumores indicam que a empresa, para este ano, está mais concentrada num já há muito desejado MacBook Air de 15".
O modelo atual está a cumprir o seu papel na perfeição, logo faz todo o sentido que a sua linhagem cresça, e um modelo de 13" juntamente com um de 15" fariam nascer uma gama tão apelativa para os consumidores que seria difícil de bater por qualquer concorrência.
Deixa o teu comentário