A história da Apple está repleta de produtos revolucionários, sendo o último exemplo o aclamado Vision Pro. Ainda assim, ao longo do tempo, nem todos os projetos viram a luz do dia, como é o caso do Apple Car.
Hoje relembramos 7 produtos da marca da maçã que nunca chegaram ao mercado.
AirPower
O AirPower foi um dos projetos mais esperados da Apple e prometia ser um tapete de carregamento sem fios que permitiria carregar simultaneamente um iPhone, um Apple Watch e uns AirPods. Apesar do anúncio em 2017, a fabricante americana enfrentou desafios técnicos e cancelou oficialmente o projeto em 2019.
No entanto, estão disponíveis opções semelhantes no mercado, como os carregadores 3-em-1 para dispositivos da Apple.
PenLite
Antes do sucesso do iPad, a Apple fez várias experiências com tablets. O PenLite, desenvolvido em 1992, era um protótipo de tablet com ecrã sensível ao toque e uma caneta para navegação.
Embora tenha sido cancelado em 1993, o PenLite mostrou o interesse da empresa no mercado dos tablets, culminando, ainda no mesmo ano, no lançamento do Newton.
Bashful
Concebido em 1983 pela Frog Design, o Bashful foi um protótipo de tablet que nunca chegou ao mercado.
Com um design reminiscente de um computador e uma espessura considerável, o Bashful foi conceptualizado ainda antes do PenLite, o que demonstra a evolução do conceito de tablet ao longo do tempo.
Apple Interactive Television Box
A Apple explorou o mercado televisivo com a AITB nos anos 90.
Este dispositivo permitiria acesso a uma vasta seleção de programas de TV, mas o projeto foi cancelado após testes limitados nos EUA e na Europa. No entanto, pavimentou o caminho para o lançamento da Apple TV.
Computador Jonathan
O Jonathan era um protótipo cujo objetivo era permitir atualizações contínuas do sistema operativo em múltiplas vertentes.
Embora nunca tenha sido produzido em massa, por questões de rentabilidade, demonstra a constante procura da Apple por inovação na computação.
Copland
O Copland foi, possivelmente, o projeto de software nunca lançado mais famoso da Apple. Iniciado após a empresa enfrentar problemas de escalabilidade com o Mac OS, o Copland serviria o propósito de introduzir novos recursos, como o multitasking. Além disso, a gigante da maçã, na altura, também teve dificuldades em competir com o Microsoft Windows. Muitos sentiam que não havia uma diferença assim tão grande entre o Windows 95 e o Mac OS System 7 como em versões anteriores do software.
Apesar dos esforços e testes, o Copland nunca viu a luz do dia, levando a Apple a lançar o Mac OS 8, em 1997, e a fazer a transição para uma solução mais escalável com o Mac OS X, em 2001.
Paladin
O Apple Paladin era um dispositivo tudo-em-um e destinado, principalmente, a empresas. Desempenhava funções de computador, máquina de fax e telefone, mostrando-se uma solução conveniente para os utilizadores.
No entanto, apesar das promessas, o Paladin nunca chegou oficialmente ao mercado, devido a desafios técnicos. A sua não realização destaca os entraves significativos que a gigante de Cupertino enfrentou ao tentar integrar três sistemas diferentes num único dispositivo.
A este leque de produtos, junta-se agora o Apple Car, que também não verá a luz do dia.
Já conhecias estes produtos? Deixámos algum de fora? Fala connosco nos comentários!
Fica a par de todas as novidades da Apple aqui no iFeed:
Deixa o teu comentário