Pessoa a segurar um iPhone com o ecrã desbloqueado a mostrar o ecrã principal.

9 curiosidades escondidas no teu iPhone

Escrito por
5 minutos de leitura

Quer sejas um novo utilizador de iPhone, quer conheças o smartphone da gigante da maçã como a palma da tua mão, há pequenas particularidades que, para a maior parte das pessoas, passam despercebidas.

Hoje vamos mostrar-te 9 curiosidades que te vão fazer olhar para o iPhone de forma diferente.

O Relógio do iPhone

Ícone da aplicação do Relógio do iPhone.

Talvez já tenhas reparado neste detalhe, mas o ícone da aplicação do Relógio funciona ele próprio como um relógio. Se olhares com atenção, percebes facilmente o movimento do ponteiro dos segundos.

Mesmo sendo mais fácil ver as horas no ecrã de bloqueio ou no canto superior direito do ecrã principal, este pequeno detalhe dá toda uma nova dinâmica à simples aplicação do relógio.

Calendário

Ícone da aplicação do Calendário do iPhone.

À semelhança do relógio, o ícone da aplicação do calendário muda todos os dias. Assim, podes verificar rapidamente a data no ecrã principal do teu iPhone. Claro que, para quem usa o widget do calendário, esta particularidade não faz muita diferença, mas acrescenta uma camada engraçada à aplicação.

Apple Maps

Ícone dos Apple Maps.

Como vimos nos exemplos anteriores e como já é seu apanágio, a Apple procura sempre formas de inovar nos ícones das suas aplicações; o Maps não é exceção. Se já usas o iPhone há vários anos, talvez te lembres que o ícone da aplicação tinha um desenho da 1 Infinite Loop, a localização da sede da fabricante americana, em Cupertino, conhecida como Apple Campus.

Desde 2017, houve uma pequena mudança no ícone do Maps, já que, nesse ano, a sede da Apple passou para o Apple Park, um edifício em formato circular, semelhante a uma nave espacial.

Lanterna

Captura de ecrã de um iPhone com o ícone da lanterna ligada na Central de controlo.

A gigante da maçã é muito focada nos detalhes, alguns que, muitas vezes, podem nem fazer grande diferença no nosso dia a dia, mas que contribuem para a experiência de utilização que a marca quer proporcionar.

O ícone da lanterna é um exemplo disso mesmo. A lanterna é uma funcionalidade extremamente útil e que, provavelmente, usas muitas vezes, mas é quase certo que, ao ligares ou desligares, nunca reparaste que o interruptor também liga e desliga. E não, não estou a falar do preenchimento do ícone, estou mesmo a falar do interruptor desenhado na lanterna.

O emoji do livro aberto

Emoji do livro aberto do iPhone.

Tudo o que engloba aplicações, ícones e funcionalidades no iPhone é pensado ao milímetro antes de chegar às tuas mãos.

Quando olhamos para o emoji do livro aberto, é difícil pensar em algo mais do que: "é um livro aberto". Porém, é muito mais do que isso. Este emoji tem nas suas páginas uma das campanhas mais icónicas da fabricante americana. O livro contém uma citação de Rob Siltanen, que liderou a campanha Think Different.

A citação é a seguinte:

Here’s to the crazy ones. The misfits. The rebels. The troublemakers. The round pegs in the square holes.

The ones who see things differently. They’re not fond of rules. And they have no respect for the status quo. You can quote them, disagree with them, glorify or vilify them.

About the only thing you can’t do is ignore them. Because they change things. They push the human race forward. And while some may see them as the crazy ones, we see genius. Because the people who are crazy enough to think they can change the world, are the ones who do.

Os óculos do Steve Jobs

É difícil pensar na Apple sem pensar em Steve Jobs. Foi graças a ele que a empresa se tornou aquilo que é hoje e, mais do que fundador e CEO da marca, Steve Jobs é um símbolo para muitos e está imortalizado nos nossos iPhones, mais especificamente através dos seus icónicos óculos.

Captura de ecrã do menu pop-up do Safari com a Lista de leitura selecionada.

Para os encontrares, basta abrires o Safari, tocares no botão dos marcadores e, no menu pop-up, vais ver os óculos como ícone da lista de leitura.

Apple Podcasts

Ícone da aplicação Apple Podcasts.

A palavra "podcast" foi criada em 2004 por um jornalista do The Guardian, Ben Hammersley, num artigo em que juntava as palavras "iPod" e "broadcast". Apesar de não ter ligação à Apple, a empresa decidiu inspirar-se nessa história para desenhar o ícone da sua aplicação de podcasts.

Se olhares com atenção, é fácil perceber que, no centro, está um "i", uma provável referência à forma como o iPod contribuiu, vários anos antes, para a criação da palavra que designa o formato que todos conhecemos hoje. À volta do "i", veem-se várias ondas que, nesta linha de raciocínio, representam o broadcast para todo o mundo.

Dictafone

Ícone do Dicatafone do iPhone.

Este easter egg é dos mais impressionantes. O ícone do Dictafone é a representação em ondas sonoras de alguém a dizer a palavra "Apple". E se esta constatação já é incrível o suficiente, há rumores que a tornam ainda mais impactante: há quem diga que as ondas sonoras são do próprio Steve Jobs a dizer a palavra "Apple".

Embora não haja confirmação da Apple, seria mais uma forma extremamente simbólica de imortalizar o fundador.

Aplicação TestFlight

ícone da aplicação TestFlight.

É normal que muitos utilizadores do iPhone não conheçam esta aplicação, já que é utilizada por developers para possibilitar que outras pessoas testem a versão beta de novas aplicações antes de estarem disponíveis na App Store.

O mais recente ícone desta aplicação casa de forma perfeita com a sua finalidade: assemelha-se a uma hélice (que era o desenho anterior), mas, se virmos de perto, percebemos que representa também as fases de desenvolvimento de uma nova aplicação, desde os básicos, passando por um estado mais completo, até se tornar uma aplicação sólida.

Representa ainda a ideia de um ciclo contínuo, visto que, com alterações e atualizações, uma app precisa de ser testada com regularidade.

Concluindo, estas 9 curiosidades são mais uma prova dos constantes esforços de diferenciação da Apple e da importância que a marca dá aos detalhes e à experiência de utilização dos seus dispositivos, nomeadamente o iPhone.

Ajuda o iFeed a crescer partilhando este artigo nas redes sociais!
O link foi copiado!

Deixa o teu comentário

Também vais gostar deste conteúdo...
Pedro Henrique Carvalho / / 3 minutos de leitura

TV da Apple? Será a melhor e mais cara do mercado (Opinião)

Pedro Henrique Carvalho / / 1 minuto de leitura

Apple disponibiliza nova versão do iOS 18.1.1 e não só!

André Fonseca / / 2 minutos de leitura

Apple quer desengavetar projeto antigo de Steve Jobs

Pedro Henrique Carvalho / / 1 minuto de leitura

iPhone SE 4 deverá chegar ao mercado em março de 2025