Os computadores Mac são máquinas capazes de satisfazer as necessidades dos seus utilizadores em qualquer tipo de tarefa, incluindo, claro está, a escrita. Na hora de escreveres o teu novo livro, redigires um artigo para o teu blog, ou simplesmente criares uma descrição para um qualquer conteúdo partilhado numa rede social, tens à tua disposição várias aplicações para macOS capazes de desempenhar esse tipo de tarefa. Contudo, nenhuma dessas aplicações é como a Ulysses.
A Ulysses é uma ferramenta tão completa e intuitiva que é quase impossível descrever por palavras todo o seu potencial. Nesse sentido, decidimos então enumerar alguns motivos pelos quais a Ulysses é a melhor aplicação de escrita que podes ter no teu Mac.
Interface simples e intuitiva
É notável o trabalho que a equipa que desenvolveu a Ulysses conseguiu fazer, pois foi capaz de dotar esta aplicação de uma imensidão de ferramentas, recorrendo a uma interface nada complicada e bastante amigável para o utilizador.
O destaque vai, como seria de esperar, para a zona de edição, na qual o criador pode transformar as suas ideias em texto; já a barra lateral permite navegar pela biblioteca e entre diferentes projetos. Estão disponíveis ainda os modos claro e escuro, de forma a corresponder aos gostos pessoais de cada utilizador.
Verificação gramatical e de estilo incorporada
Durante a escrita, é normal surgirem erros gramaticais sem que tenhamos consciência disso. Como tal, é sempre útil ter à disposição uma ferramenta de verificação, que nos alerta para esses contratempos e nos obriga a corrigi-los. A Ulysses faz isso e muito mais.
No modo de Revisão, esta aplicação analisa todo o texto e deteta quer os erros gramaticais, quer os erros de estilo, e dá sugestões para corrigir quer uns, quer os outros. Problemas com a utilização de letras maiúsculas e minúsculas, pontuação, e até com o contexto do conteúdo são percecionados, o que contribui para o enriquecimento da criação literária em questão.
O painel
Outro recurso interessante da Ulysses é o Painel. Através do mesmo é possível obter informação útil sobre a escrita, tal como o número de caracteres, frases, parágrafos, palavras, linhas, páginas, e ainda adicionar anotações relevantes.
A partir do Painel é ainda possível adicionar anexos ao texto, como por exemplo imagens lustrativas acerca do conteúdo em questão.
Publicar online sem sair do lugar
A Ulysses dá aos escritores a possibilidade de partilharem os seus textos em diversas plataformas online, diretamente a partir da sua interface. Este recurso é algo que praticamente nenhum concorrente oferece aos utilizadores.
É possível então efetuar a exportação direta para as plataformas WordPress, Medium, Ghost e Micro.blog, mas também para ficheiros no nosso Mac nos formatos tradicionais, tais como PDF, docx e HTML. Antes de guardar qualquer ficheiro, podemos pré-visualizar o mesmo.
Suporte para múltiplos dispositivos
Além de estar disponível para Mac, a Ulysses também pode ser utilizada em iPad e iPhone, sendo que estas versões possuem exatamente as mesmas ferramentas e funcionalidades que existem no Mac.
A mesma licença é válida para todos os nossos dispositivos, o que faz com que seja possivel efetuar qualquer alteração de emergência mesmo quando, por exemplo, estivermos de viagem apenas acompanhados pelo nosso smartphone da maçã.
Sincronização através do iCloud
Este aspeto vem, em certa medida, complementar o anterior: como podemos instalar a Ulysses em todos os nossos dispositivos Apple, faz sentido que o conteúdo lá guardado esteja totalmente sincronizado, algo que é muito bem executado com recurso à nossa conta do iCloud.
Assim, é possível, por exemplo, anotar uma ideia no iPhone e desenvolvê-la no Mac, ou começar um texto no Mac fixo do escritório e continuar a sua criação no iPad, durante a viagem para casa. O melhor de tudo é que a sincronização ocorre de forma invisível e automática.
Criação de cópias de segurança e possibilidade de recuperação através das mesmas
Todos nós já passamos pela experiência de escrever algo, por exemplo, no Word, e mais tarde darmos por nós a pensar se guardamos o nosso trabalho ou não, antes de fechar o programa, ou mesmo se respondemos que sim quando o mesmo nos questionou. Ora, com a Ulysses isso não acontece.
A Ulysses vai guardando o nosso trabalho automaticamente à medida que o vamos criando, por defeito. Além disso, é criada uma cópia de sugurança de toda a biblioteca no disco rígido do nosso Mac, de forma a ser possível reverter a ausência de algo apagado acidentalmente.
Poderiamos continuar esta lista até ao infinito, pois as vantagens da Ulysses são incontáveis. Contudo, vamos fazer algo melhor: desafiar-vos a instalarem a versão gratuita de teste desta maravilhosa aplicação, de forma a comprovarem a veracidade de tudo o que aqui mencionamos. Podem fazê-lo aqui:
Deixa o teu comentário