A primeira loja de apps alternativa aprovada pela Apple está agora disponível para utilizadores do iOS 17.4 ou superior na União Europeia. Chama-se AltStore PAL e é desenvolvida pelo criador da AltStore original (que já existia desde 2019), Riley Testut. A AltStore PAL é uma loja de código open source especificamente orientada para distribuir aplicações de desenvolvedores independentes.
Testut tem vindo a trabalhar nesta nova versão da AltStore desde que a Apple anunciou os planos para integrar lojas de aplicações alternativas no iPhone.
Como funciona a AltStore PAL
No momento do lançamento, inclui duas aplicações, como o Delta, um emulador de jogos, e a Clip, uma aplicação de gestão da área de transferência. Embora o Delta esteja a ser lançado simultaneamente na App Store fora da União Europeia, ao que tudo indica, os clientes da UE terão que o descarregar através da AltStore.
Ainda que a distribuição de aplicações através da AltStore seja gratuita, é importante notar que as aplicações com mais de um milhão de instalações anuais precisarão de pagar à Apple uma taxa de 50 cêntimos por instalação. Para cobrir esta taxa, Testut está a cobrar 1,50€ (+IVA) por ano pelo acesso à AltStore PAL.
Testut afirma que, uma vez que a AltStore PAL esteja "a funcionar sem problemas", os desenvolvedores terceiros poderão submeter as suas aplicações para distribuição fora da App Store. A loja de aplicações está projetada para ser descentralizada, sem diretório, exigindo que os desenvolvedores promovam as suas aplicações e direcionem os utilizadores para os seus websites para instalar uma aplicação através da AltStore.
A AltStore PAL oferece integração com o Patreon, permitindo que os desenvolvedores monetizem as suas aplicações, oferecendo-as apenas aos seus patronos.
Fica a par de todas as novidades da Apple aqui no iFeed:
Deixa o teu comentário