Apple altera especificações do iPad Air M2 sem dar explicações

A poucos dias da WWDC 2024, a Apple parece ter regressado aos novos iPad que apresentou no início de maio. De facto, numa altura em que todos pensamos no que trarão as próximas versões do iOS, iPadOS e companhia, parece agora mais importante uma revisão de hardware do iPad Air feita nos últimos dias.

Uma alteração discreta às especificações técnicas foi notada pelo 9to5Mac, que retirou um núcleo à GPU do processador M2. Algo estranho...

O novo iPad Air com M2 é menos potente que o revelado… Pelo menos (até ver) nos EUA.

A Apple não ofereceu nenhuma justificação para esta alteração. Sabe-se apenas que ela só terá sido feita em modelos comercializados nos Estados Unidos. Ou pelo menos, nos demais países, a página de especificações ainda não foi atualizada e continua a mostrar o novo modelo com o valor antigo de 10 núcleos.

Assim, fica agora por apurar o porquê de tal alteração e a razão que estará por detrás da mesma. Talvez se tenha devido a falta de comunicação entre as equipas da Apple, ou qualquer outra coisa. Mesmo assim, esta situação é inédita, dado que não é, de todo, habitual ver a Apple passar por episódios tão caricatos.

Por outro lado, fica assim, aquém da versão de 10 núcleos do MacBook Air, também com M2. Ou seja, o novo iPad Air fica fixa-se como um meio termo entre os 8 núcleos da versão mais básica do MacBook Air e a opção com 10 cores na GPU.

Na prática, a maioria dos utilizadores do iPad Air com M2 provavelmente não notará a diferença. Contudo, não se trata de um momento para mais tarde recordar por parte da Apple.

Fica a par de todas as novidades da Apple aqui no iFeed: