Apple anuncia funcionalidades de Acessibilidade para iPhone, iPad e CarPlay
  • Home
  • Notícias
  • Apple anuncia funcionalidades de Acessibilidade para iPhone, iPad e CarPlay
Pedro Henrique Carvalho

Apple anuncia funcionalidades de Acessibilidade para iPhone, iPad e CarPlay

PUB

A Apple revelou hoje uma série de melhorias de Acessibilidade para os seus dispositivos. A empresa norte-americana pretende lançá-las até ao final do ano.  

De facto, entre as várias inovações está o Eye Tracking, uma tecnologia revolucionária que permite a pessoas com deficiências físicas navegar no iPhone ou iPad apenas com os olhos. E claro, não serão necessários outros dispositivos uma vez que o recurso será nativo do iPhone e iPad.

Funcionalidades realmente necessárias para iPhone, iPad e não só...

Por outro lado, o Music Haptics irá introduzir um método inovador para que pessoas surdas ou com dificuldades auditivas se possam envolver com a música que está a dar, utilizando o Taptic Engine no iPhone. Esta funcionalidade é compatível com milhões de músicas na biblioteca do Apple Music, mas o API será disponibilizado a outros programadores para que possam incorporá-lo nas suas aplicações.

0:00
/0:03

Outra novidade foram os Vocal Shortcuts, que permitirão aos utilizadores executar tarefas através da criação de sinais sonoros personalizados.  

Para Tim Cook, este é um trabalho que a Apple vem fazendo ao longo das últimas décadas. E sem sombra de dúvida, é algo notável uma vez que torna os produtos da empresa de Cupertino acessíveis a todos aqueles que pretenderem usá-los. 

Igualmente, e porque todos já lidámos com algo similar, a empresa norte-americana pensou no enjoo em movimento, aquele que muito provavelmente sentimos quando estamos no carro ou no comboio. O nome da feature é Vehicle Motion Cues e o objetivo é mitigar o desconforto ao usar um iPhone ou iPad em deslocação.

0:00
/0:12

O CarPlay não foi esquecido e também receberá uma série de atualizações destinadas a melhorar a acessibilidade. Estas incluem funcionalidades de Controlo de Voz, Filtros de Cor e Reconhecimento de Som. O objetivo das alterações no CarPlay têm que ver com a facilitação da navegação, leitura e audição de avisos sonoros aquando da condução do veículo de transporte. 

Finalmente, há um outro conjunto de funcionalidades de acessibilidade que serão integradas no visionOS, que conjugam o seu hardware e software.

Num mundo cada vez mais inclusivo, a Apple parece trabalhar no caminho certo para que todos possam ter a mesma oportunidade em experienciar os seus dispositivos. E claro, destes tirar o máximo proveito para o seu dia a dia, independentemente de potenciais entraves que possam existir, e que a Apple pretende reduzir.

Fica a par de todas as novidades da Apple aqui no iFeed:

Pedro Henrique Carvalho profile image Pedro Henrique Carvalho
Publicado a
Notícias