Apple anuncia WWDC 2022 em junho - volta a ser online!

Que comece o countdown!

A Apple acabou de anunciar os primeiros detalhes da WWDC 2022 (Worldwide Developers Conference), a sua conferência anual de programadores. Sabe-se agora oficialmente que o evento decorrerá entre os dias 6 e 10 de junho, mantendo o formato online dos tempos de pandemia.

Foi ainda anunciado que no primeiro dia da conferência haverá um número limitado de desenvolvedores e estudantes no Apple Park para assistirem ao vídeo da keynote, juntamente com a comunidade online. Detalhes sobre como os programadores ou estudantes poderão inscrever-se para participar serão fornecidos no site ou na app Apple Developer em breve.

iOS 16 será um dos grandes anúncios da WWDC 2022

Sendo esta uma conferência voltada para os programadores, espera-se que a Apple venha falar sobre os seus softwares. Ano após anos já sabemos o que esperar da WWDC, por isso, é certo que a marca de Cupertino vai revelar os seus novos sistemas operativos para o próximo ano:

  • iOS/iPadOS 16
  • watchOS 9
  • macOS 13
  • tvOS 16

Que novidades eles trarão, isso normalmente só se começa a falar poucas semanas antes do evento, porém os rumores apontam para um novo design no iOS, à semelhança do que aconteceu no macOS há dois anos (versão Big Sur). Já era para ter acontecido no ano passado, mas parece que a Apple adiou. Veremos se isso vai acontecer na sua 16ª versão. Certo é que o sistema não vê mudanças a fundo no UI desde 2013.

Hardware na WWDC 2022?

Embora esta seja uma conferência de programadores, voltada para softwares e ferramentas de programadores, a Apple de vez em quando apresenta hardware durante o evento. Assistirmos à apresentação do novo Mac Pro com Apple Silicon na WWDC 2022 é uma forte possibilidade, bem como a de uma nova versão do Pro Display XDR.

Também há rumores a avançar a apresentação, ou pelo menos um sneak peek, ao novo Headset de Realidade mista da Apple, a rodar um também novo sistema operativo RealityOS, que poderá ser um dos grandes destaques da WWDC 2022.

Como vês, parece que será uma WWDC em grande! Diria mesmo que uma das mais impactantes dos últimos anos. Mas veremos... Isto não passa de rumores.

Certo é que a ansiedade para conhecer as próximas novidades da Apple já fervilha no seio dos fãs da Apple. Resta-nos dar o arranque ao countdown e esperar pelo início da WWDC 2022, no dia 6 de junho.