Em 2023, a quota de mercado combinada dos 10 principais smartphones atingiu um pico histórico de 20%, um marco significativo. Este aumento, em comparação com os 19% de 2022, reflete a crescente proeminência dos smartphones no quotidiano - bem como o domínio contínuo de certas marcas.
Tal domínio é encabeçado pela Apple, tendo o iPhone 14 sido o smartphone mais vendido no ano passado, seguido de perto pelo iPhone 15 Pro Max, líder de vendas - sem surpresas - no último trimestre. Porém, o feito mais notável para a fabricante americana foi a conquista das sete primeiras posições na lista global dos smartphones mais vendidos, um resultado histórico.
Top 10 de smartphones mais vendidos em 2023
- iPhone 14
- iPhone 14 Pro Max
- iPhone 14 Pro
- iPhone 13
- iPhone 15 Pro Max
- iPhone 15 Pro
- iPhone 15
- Galaxy A14 5G
- Galaxy A04e
- Galaxy A14 4G
Não é surpresa que as duas gigantes tecnológicas, a Apple e a Samsung, dominem esta lista, uma vez que têm mantido uma presença forte e constante ao longo dos anos.
Além disso, o desempenho de vendas da Apple em mercados emergentes, como a Índia e o MEA (Médio Oriente e África), foi vital para manter a estabilidade das vendas totais da empresa no ano transato, o que sublinha a crescente importância destes mercados na estratégia global das gigantes de tecnologia.
Apesar de não constarem no top 10, modelos mais antigos, como o iPhone 13, ainda mantêm sua relevância, registando um crescimento de dois dígitos em países como o Japão e a Índia. De igual forma, a série A da Samsung continua a ganhar destaque, com três modelos entre os 10 melhores, incluindo o Galaxy A14 5G, líder de vendas na Índia.
Para este ano, prevê-se que os 10 melhores smartphones representem uma fatia maior do mercado, esperando-se a entrada de marcas chinesas na lista e um aumento na adoção de modelos 5G. Trata-se, portanto, de um sinal claro da contínua evolução e competição no mercado dos smartphones e da necessidade constante de adaptação e reinvenção por parte das marcas, a fim de se manterem relevantes.
Fica a par de todas as novidades da Apple aqui no iFeed:
Deixa o teu comentário