Apple Intelligence e o português de Portugal: mais uma vez, ficamos esquecidos

A Apple acabou de confirmar aquilo que muitos de nós já temíamos: o novo idioma que vai ser suportado na sua plataforma de inteligência artificial é o português do Brasil. Isso mesmo… enquanto a Google e a Samsung já têm as suas IA’s a funcionar em português de Portugal, a gigante da maçã voltou a deixar-nos de lado.

Screenshot do vídeo de apresentação do iPhone 16e

A revelação veio com o lançamento do novo iPhone 16e, e a notícia caiu como um balde de água fria... O português de Portugal, mais uma vez, não é uma prioridade para a Apple, apesar das concorrentes já darem a atenção devida ao nosso idioma.

Embora não seja propriamente uma surpresa, porque nunca tivemos a Siri em português de Portugal, é difícil não sentir que, mais uma vez, ficámos para trás.

Agora fica a (já eterna) pergunta: Será que a Apple algum dia vai finalmente olhar para o lado de cá do Atlântico e perceber que os portugueses merecem alguma atenção? Por enquanto, só nos resta esperar e torcer para que o nosso idioma não continue a ser o patinho feio da empresa da maçã.