O mundo tecnológico está inundado de serviços e a Apple não é diferente. Ao que parece a empresa norte-americana pretende, portanto, fazer com que parte das funcionalidades disponíveis na Apple Intelligence funcionem mediante uma subscrição.
De facto, a Apple pretenderá incluir parte das features de um dos recursos mais inovadores dos últimos anos em algo similar ao iCloud+. Pelo menos, é o que sugere Mark Gurman da Bloomberg.
De acordo com Gurman, Apple Intelligence+ poderá mesmo ser o nome do serviço de subscrição, a ser pago mensalmente ou uma vez por ano. Dessa forma, ainda que por agora o Apple Intelligence vá ser inteiramente gratuito, o mesmo não se espera que aconteça no futuro.
A estratégia é similar aos modelos de negócio que se tem visto por parte da Apple e empresas concorrentes sobre os novos serviços que disponibilizam. Visa criar uma nova fonte de receita a partir dos recursos inovadores de AI que a Apple apresentou na WWDC.
Por outro lado, numa ótica de negócio empresarial, a empresa de Cupertino espera ainda adquirir receitas por via de empresas terceiras, como é o caso da OpenAI. Assim, a detentora dos iPhones, iPads e companhia poderá ainda obter receitas adicionais por via do seu hardware na disponibilização de software terceiro.
Finalmente, Gurman prevê ainda que a Apple venha a fazer acordos com a Google e a Anthropic para que estas forneçam os seus serviços de AI nos dispositivos Apple. Em consequência, é aguardado o anúncio sobre a parceria com a Google previsto para o lançamento da Apple Intelligence no outono – coincidindo com o lançamento do iOS 18, iPadOS 18 e macOS Sequoia.
A Meta terá sido excluída das negociações uma vez que não segue os valores delineados pela Apple no que concerne à privacidade de dados dos utilizadores.
Veremos o que acontecerá. Sem dúvida alguma que a Apple Intelligence é uma feature muito aguardada e que pode vir a ser determinante para distanciar ainda mais a Apple do Android da Google, ou do Windows da Microsoft.
Fica a par de todas as novidades da Apple aqui no iFeed:
Deixa o teu comentário