Apple iPad Pro M4: qual o tamanho mais indicado para mim?
Se estás a pensar em adquirir o mais recente tablet da Apple, o iPad Pro com processador M4, mas estás na dúvida de qual o tamanho mais indicado para ti e para o teu fluxo de trabalho, fica a conhecer qual a principal diferença entre eles, e faz a escolha mais adequada de acordo com as tuas reais necessidades.
Apple iPad Pro M4, dois tamanhos, um só interior
O iPad Pro M4 da Apple está disponível em dois tamanhos, o modelo mais pequeno de 11 polegadas e o modelo maior de 13 polegadas. Mas no que diz respeito a especificações técnicas interiores, a realidade é que os dois modelos são praticamente iguais. Na prática, o processo de aquisição é muito mais simples para os consumidores.
Independentemente do tamanho escolhido, o processador embutido no iPad Pro é o M4, as opções de armazenamento interno e memória RAM são as mesmas e até a autonomia da bateria é semelhante. Anteriormente o lineup do iPad Pro era mais confuso, com o modelo maior apresentando melhores especificações técnicas a nível de ecrã, face ao modelo mais pequeno. Felizmente, os novos modelos do iPad Pro M4 não sofrem mais desse mal e todos eles vêm equipados com o mesmo ecrã Ultra Retina XDR com tecnologia OLED em tandem.
Apple iPad Pro M4: qual o tamanho mais indicado para mim?
A principal diferença a considerar antes da compra dum iPad Pro de 11 polegadas ou de 13 polegadas, é se pretendes um tablet no verdadeiro sentido da palavra, ou se pretendes um equipamento que te possa substituir (ainda que parcialmente) o teu computador, seja ele um Mac ou PC Windows.
iPad Pro M4 11"- o verdadeiro tablet
O modelo de 11 polegadas é o mais indicado para ti, se pretendes um tablet poderoso mas que seja leve, fácil de transportar e carregar com uma mão. Este modelo em específico, viu o seu peso reduzido e nesse sentido, será o modelo mais indicado para tarefas on the go oferecendo uma verdadeira experiência de tablet.
iPad Pro M4 13"- um substituto do computador
Por sua vez, o iPad Pro M4 de 13 polegadas é o modelo mais interessante se a tua ideia é substituir um computador, seja ele um Mac ou PC. É evidente que para mim, e para o meu workflow, o iPadOS não substitui o macOS nem mesmo o Windows na sua plenitude. É uma discussão interessante, mas completamente irrelevante para este tópico. Porquê?
Porque para o workflow de muitos utilizadores, o iPadOS é mais que suficiente, ao passo que para outros não é. Logicamente que isso depende inteiramente das necessidades de cada um. Mas supondo que para o teu fluxo de trabalho, o iPadOS é suficiente, então o modelo de 13 polegadas é a escolha mais lógica pela dimensão maior do ecrã, dimensão essa, que vai mais ao encontro daquilo que o mercado dos computadores portáteis oferece.
Ainda que funcionalidades como o Stage Manager, Split View e o Slide Over sejam transversais aos dois modelos, a realidade é que no iPad Pro de 13 polegadas consegues ter mais espaço alocado para cada aplicação. Na prática o fluxo de trabalho no modelo maior não parece tão apertado, quando comparado com o modelo mais pequeno.
Como decidir a compra?
Em resumo, cada utilizador é que tem de analisar as suas necessidades consoante o seu fluxo de trabalho. Contudo, se pretendes um verdadeiro tablet, mas mais compacto, leve e que seja on the go, o iPad Pro de 11 polegadas será o mais indicado.
Por outro lado, se a ideia é teres um equipamento mais leve mas que te ofereça uma experiência de visualização mais robusta e semelhante à de um computador, então o iPad Pro de 13 polegadas será a escolha mais sensata. Isto claro, partindo do pressuposto que o iPadOS é mais que suficiente para as tuas reais necessidades.
Fica atento a todas as novidade do universo Apple aqui no iFeed: