Apple iPhone 15 Pro Max Review: Sempre a melhorar
  • Home
  • Reviews
  • Apple iPhone 15 Pro Max Review: Sempre a melhorar
Samuel Pinto

Apple iPhone 15 Pro Max Review: Sempre a melhorar

A expressão "o melhor iPhone de sempre" é um chavão bem conhecido da Apple, cada vez que chegam novos modelos do produto ao mercado. Com a chegada do iPhone 15 Pro Max, mais uma vez se ouviu esta icónica frase proferida pelos executivos da empresa.

Mal seria, se o iPhone 15 Pro Max não fosse efetivamente o melhor iPhone já feito, tendo em conta, que é o mais avançado e sofisticado de toda a gama com a nomenclatura 15. As novidades face aos modelos antecessores, embora poucas, até são interessantes, contudo, podem não ser suficientes para impressionar muitos. Ainda assim, estamos perante um dos smartphones mais completos do mercado, (quiçá o mais completo) e com toda a certeza, o modelo de iPhone mais cobiçado.

Quando falo que provavelmente o iPhone 15 Pro Max é o smartphone mais completo do mercado, não o digo à toa. Como utilizador de iPhone (4) desde 2010 e dispositivos Android em conjunto, posso afirmar que o iPhone, pelo menos para mim, ainda é o que entrega um conjunto de funcionalidades mais abrangentes, aliado ao ecossistema Apple que infelizmente, ainda nenhuma outra fabricante consegue igualar, pelo menos por enquanto.

iPhone 15 Pro Max na cor titânio natural

Com isto em mente, conhece todos os pontos fortes e os menos fortes do mais recente topo de gama da gigante de Cupertino, face aos modelos antecessores, e face aos seus principais concorrentes de topo do universo Android, por exemplo, o Google Pixel 8 Pro ou o Samsung Galaxy S24 Ultra.

Principais especificações do iPhone 15 Pro Max

O iPhone 15 Pro Max apresenta-se com as seguintes especificações técnicas:

SoC A17 Pro
Ecrã LTPO Super Retina XDR OLED, 120 Hz
RAM 8 GB
Armazenamento 256 GB, 512 GB, 1 TB (NVMe)
Bateria Iões de lítio com 4441 mAh
Portas USB-C
Sistema Operativo iOS 17
Câmara Frontal 12 MP ƒ/1,9 (HDR 4K a 60 fps)
Câmaras traseiras 48MP (wide) 12MP (ultrawide) 12MP 5X (Telephoto)
Conectividade 5G, Wi-Fi 6e, Bluetooth 5.3, GPS, UWB
Cores Titânio preto, titânio branco, titânio azul, titânio natural
Carregamento rápido 35 W via USB-C, 15 W via MagSafe e Qi2
Certificação IP 68

Outros detalhes técnicos serão dissecados ao longo dos vários tópicos que se seguirão.

Design do iPhone 15 Pro Max

O design do iPhone 15 Pro Max não sofreu grandes alterações quando comparado com o modelo antecessor (o iPhone 14 Pro Max), mas ainda assim, são perceptíveis. Com efeito, as principais diferenças são o novo botão de ação, a nova estrutura em titânio com molduras mais finas (menos um milímetro de altura e largura), as margens do ecrã, que agora são ligeiramente curvadas, e por fim, a chegada da porta USB-C.

Com a nova estrutura em titânio, o iPhone 15 Pro Max é mais leve 20 gramas que o modelo antecessor com estrutura em aço inoxidável. Embora a diferença de peso pareça pouca coisa, a realidade é que essa diferença é notória na usabilidade do dia a dia, quando comparado com o 14 Pro Max.

O painel traseiro fabricado pela Corning, tem um acabamento mate texturizado que lhe confere uma adesão menos escorregadia e mais ergonómica na mão. Uma boa notícia para quem está interessado em comprar um dos iPhones 15 Pro ou Pro Max: as reparações são bem mais baratas, quando comparadas com os modelos 14 Pro e 14 Pro Max.

Ecrã Super Retina XDR

O mais avançado smartphone da gigante tecnológica americana tem incorporado um ecrã LTPO Super Retina XDR, um fantástico OLED integral de 6,7 polegadas, com uma resolução de 2796 x 1290 píxeis e uma densidade de pontos por pixel de 460.

Este é um ecrã de topo, dos melhores do mercado que oferece uma excelente calibração de cores, um bom contraste, entregando cores reais, precisas e naturais, sem saturação exagerada. O ecrã com os cantos ligeiramente arredondados ajusta-se bem ao elegante design do telefone e à sua forma retangular. A tecnologia ProMotion, com taxas de atualização variável de 1Hz até 120Hz, também está presente e é um regalo para a vista!

No que concerne ao brilho do ecrã, o iPhone entrega 1000 nits de luminosidade máxima em uso normal, 1600 nits de luminosidade de pico em conteúdos HDR e 2000 nits de luminosidade de pico em ambiente exterior. Uma excelente luminosidade adaptada a cada situação, contudo, e para os puristas das specs, o rei e senhor de luminosidade de pico em ambiente exterior é, à data desta publicação, o OnePlus 12 com 4500 nits, seguido do Samsung Galaxy S24 Ultra com um valor de 2600 nits, e por fim o Google Pixel 8 Pro com 2400 nits.

O ecrã do iPhone 15 Pro Max também tem incorporada a tecnologia Ceramic Shield, que segundo a Apple, é o vidro mais resistente que equipa um qualquer smartphone do mercado.

Outras funcionalidades relacionadas ao ecrã do iPhone 15 Pro Max são:

• Ecrã Sempre ligado (Always On Display).
• Dynamic Island (Ilha Dinâmica).
• Ecrã HDR/HDR10
• Dolby Vision.
• Vasta gama de cores (P3).

Bateria e autonomia do iPhone 15 Pro Max

No iPhone 15 Pro Max encontramos ainda uma bateria de 4441 mAh. Um ligeiro incremento face ao modelo de 2022 (14 Pro Max). Embora os números brutos em si não impressionem, a verdade é que a autonomia do iPhone 15 Pro Max é das melhores do mercado. A excelente integração entre o software e hardware da Apple, permitem uma autonomia bem acima dos concorrentes, apesar destes últimos apresentarem números superiores em mAh. A tão badalada otimização do sistema operativo é crucial para isso!

Além disto, o ecrã OLED do iPhone 15 Pro Max aliado ao super eficiente processador A17 Pro, agora com uma litografia de 3 nanómetros, proporcionam uma eficiência energética substancial, e dessa forma, a autonomia é maior. Na minha utilização diária, os valores em horas a reproduzir conteúdo de vídeo, está em conformidade com os valores da Apple: até 29 horas de vídeo e cerca de 25 horas em vídeo streaming. Eis o gráfico da minha utilização diária com todas as notificações ativas, uso de muitas aplicações, 5G e o Bluetooth ligados:

De acordo com os valores anunciados pela Apple, o iPhone 15 Pro e 15 Pro Max suporta carrega­mento wireless MagSafe e Qi2 até 15 W e carrega­mento wireless Qi até 7,5 W. Quanto ao carrega­mento rápido, é possível carregares o teu iPhone até 50% em cerca de 30 minutos com o adaptador de 20 ou 30W (vendido à parte). Mais uma vez, há fabricantes Android que oferecem carregamentos com e sem fios muito mais rápidos, porém, a saúde e vida útil da bateria, em última instância, poderá ser prejudicada.

Curiosamente, tanto a Apple como a Samsung são as que oferecem tempos de carregamento mais longos nos seus equipamentos, talvez a pensar nessa questão da saúde e vida útil da bateria. Seja como for, o iPhone 15 Pro Max, é dos modelos com melhor autonomia do mercado, muito embora os números brutos em mAh sejam mais baixos do que outros equipamentos da concorrência.

Desempenho do processador A17 Pro

Escusado será dizer que a Apple é das que entrega os melhores chips móveis do mercado e o A17 Pro é a prova viva disso. É efetivamente um chip muito poderoso e que entrega uma performance irrepreensível aos seus utilizadores. O A17 Pro, no geral, é mais rápido entre 10 a 20% que o A16 Bionic do iPhone 14 Pro e 14 Pro Max, e ainda vem com suporte ao Ray Tracing por hardware.

A nova GPU do A17 Pro representa um ponto de viragem para a Apple e para a industria dos jogos mobile. Foi com entusiasmo que a gigante americana anunciou que a primeira onda de jogos AAA chegariam ao iPhone 15 Pro e Pro Max. Na prática isso significa que os jogos que habitualmente vemos nas consolas como a PlayStation, Xbox e nos PCs, também podem ser executados nos modelos Pro do iPhone 15. Eis uma pequena lista da primeira vaga de jogos de grande orçamento a chegarem ao iPhone 15 Pro no início deste ano:

• Death Stranding
• The Division: Resurgence
• Assassin's Creed Mirage
• Resident Evil 4
• Resident Evil Village

A jogabilidade e a experiência de jogo em si não é equiparável a uma PlayStation 5, Xbox Series X e muito menos a um PC de última geração. Apesar disso, o desempenho do iPhone 15 Pro Max com estes jogos é bom o suficiente para que tenhas uma experiência semelhante ou pelo menos comparável, a uma PlayStation 4 Pro, ou alguns PCs com configurações mais simples, em particular se emparelhares ao iPhone um comando dedicado aos jogos.

Não esperes um frame rate muito elevado nestes jogos, especialmente se escolheres uma opção de resolução mais elevada. Nesse sentido, jogos como o Resident Evil Village entregam uma taxa de atualização na casa do 30 fps, e nem sempre consistentes.

Estes jogos AAA, só funcionarão em equipamentos com o chip A17 Pro ou posteriores (ou seja, os iPhones 15 Pro e Pro Max) e M1 ou posteriores (iPad e Mac). Além disso, também podes esperar um gasto de bateria mais rápido e um maior aquecimento do iPhone 15 Pro Max, isto claro, se jogares em resoluções mais elevadas ou com um frame rate mais elevado.

Em suma, o principal destaque do processador A17 Pro, é o suporte ao Ray Tracing por hardware, e dessa forma executar jogos AAA de grande orçamento com relativa facilidade. Na prática, isso significa que provavelmente estamos perante o melhor SoC móvel do mundo, pelo menos até agora, com uma GPU à frente da concorrência.

Os números dos benchmarks colocam o A17 Pro e o Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3 mais ou menos no mesmo nível, com nuances a favorecer o A17 Pro e outras nuances que favorecem o Snapdragon 8 Gen 3. Em números brutos, o A17 Pro leva uma ligeira vantagem, mas, independentemente disso, a realidade é que os dois são processadores muito capazes e entregam uma experiência de utilização irrepreensível aos seus utilizadores.

Apesar disso, a médio-longo prazo, o histórico mostra que os processadores da Apple saem-se melhor com o passar dos anos, ao passo que os processadores concorrentes parecem "perder poder de fogo" depois de várias atualizações de software.

Câmaras traseiras

Módulo de 3 câmaras do iPhone 15 Pro Max

As câmaras do iPhone 15 Pro Max entregam uma excelente qualidade ao capturar retratos, mostrando uma impressionante precisão de tom de pele e exposição facial, independentemente das condições de iluminação. O desfoque de fundo está mais refinado no modo retrato nestes modelos. Este efeito também pode ser adicionado depois de uma fotografia ter sido tirada.

Alguns exemplos da qualidade fotográfica do iPhone 15 Pro Max:

Modo retrato 1x

Modo retrato com a câmara grande angular do iPhone 15 Pro Max a 1x

Modo retrato 2x

Modo retrato com a câmara grande angular do iPhone 15 Pro Max a 2x

Modo retrato 5x

Modo retrato com a câmara teleobjetiva do iPhone 15 Pro Max a 5x

Modo Noite 0,5x

Modo noite com a câmara ultra grande angular do iPhone 15 Pro Max a 0,5x
Modo noite com a câmara ultra grande angular do iPhone 15 Pro Max a 0,5x

Modo Noite 1x

Modo noite com a câmara grande angular do iPhone 15 Pro Max a 1x
Modo noite com a câmara grande angular do iPhone 15 Pro Max a 1x

Modo Noite 2x

Modo noite com a câmara grande angular do iPhone 15 Pro Max a 2x
Modo noite com a câmara grande angular do iPhone 15 Pro Max a 2x

Modo Noite 5x

Modo noite com a câmara teleobjetiva do iPhone 15 Pro Max a 5x
Modo noite com a câmara teleobjetiva do iPhone 15 Pro Max a 5x

Ultra grande angular

Ultra grande angular a 0,5x

Grande angular

Grande angular a 1x

Teleobjetiva 2x ótico

Zoom ótico a 2x

Teleobjetiva 5x ótico

Zoom ótico a 5x

Zoom digital 10x

Teleobjetiva zoom digital a 10x

Zoom digital 25x

Teleobjetiva zoom digital a 25x

Fotografias Macro

O obturador é extremamente rápido e responsivo, facilitando a captura do momento decisivo na maioria das condições. As capacidades de zoom estão consideravelmente melhores quando comparadas com modelos anteriores. No geral, as três lentes do iPhone 15 Pro Max entregam uma qualidade de fotografias irrepreensível. Cores bastante reais e bem calibradas, sem grande saturação, e com uma definição excelente.

Uma novidade é que a câmara principal (grande angular) agora tem suporte aos 24 MP, em comparação com os 12MP do ano passado. Dessa maneira, as fotografias da câmara principal a 1x podem ser guardadas a 12 ou 24 MP. As fotografias tiradas no modo noite, macro, flash ou efeitos de iluminação são guardadas a 12 MP.

Para se tirar partido dos totais 48 MP da câmara principal, os formatos ProRaw máximo e JPEG máximo, têm que ser ativados nas definições da câmara. Assim, é possível capturar a 48 MP a 1x. O formato ProRaw ocupa cerca de seis vezes mais armazenamento interno. Nesse formato, as fotografias no modo noite, flash e macro também são guardadas a 12 MP. Já as Live Photos, podem ser guardadas a 12 ou 24 MP.

Todas as funcionalidades e recursos das câmaras traseiras do iPhone 15 Pro Max

• Zoom ótico a 5x para ampliar.
• Zoom ótico a 2x para afastar.
• Zoom digital até 25x.
• Lente predefinida personalizável na câmara grande angular.
• Cobertura da objetiva em cristal de safira.
• Flash True Tone adaptativo.
• Photonic Engine (Tecnologia de processamento de imagem que melhora os detalhes e a cor nas fotografias tiradas em condições de fraca luminosidade).
• Deep Fusion.
• HDR inteligente 5.
• Nova geração de retratos com Foco e Controlo da Profundidade.
• Iluminação de Retrato com seis efeitos (Luz Natural, Luz de Estúdio, Luz de Contorno, Luz de Palco, Luz de Palco Mono, Luz High-Key Mono.• Modo Noite).
• Retratos no modo Noite com o sensor LiDAR.
• Foto­grafias panorâmicas (até 63 MP).
• Estilos fotográficos.
• Foto­grafias macro.
• Apple ProRAW.
• Foto­grafias e Live Photos com vasta gama de cores.
• Correção da objetiva (Ultra grande angular).
• Correção avançada do efeito de olhos vermelhos.
• Estabilização de imagem automática.
• Modo de sequência.
• Formatos de imagem captados: HEIF, JPEG e DNG.

Câmara frontal

Chegado à câmara frontal, o iPhone 15 Pro Max também entrega resultados excelentes! No geral, o modo retrato com fundo desfocado (conhecido como efeito bokeh) é bastante preciso. De igual forma, o isolamento do primeiro plano (close-up) também apresenta resultados muitíssimo bons.

Os níveis de detalhes do rosto, roupas e outros elementos são bastante elevados, principalmente na presença duma iluminação forte. Outro ponto positivo é uma profundidade de campo bem ampla, mas que não impede um foco automático rápido e eficiente.

Em modo vídeo, a câmara frontal também surpreendeu pela positiva, entregando uma estabilização muito competente e eficaz, mesmo em movimento durante uma gravação. Para utilizadores que privilegiam a criação de conteúdo em alta qualidade, seja em vídeo ou imagens, provavelmente a câmara frontal do iPhone 15 Pro Max é a melhor escolha do mercado.

Fotografias com a câmara frontal

Câmara frontal do iPhone 15 Pro Max no modo retrato
Câmara frontal do iPhone 15 Pro Max no modo retrato
Câmara frontal do iPhone 15 Pro Max com o modo retrato desativado
Câmara frontal do iPhone 15 Pro Max com o modo retrato desativado

Gravação de vídeo

Desde há muito tempo que a Apple domina o mercado no quesito da videografia móvel. Com o iPhone 15 Pro Max isso não mudou, continua a ser rei e senhor do vídeo. Esta é uma coisa na qual a marca da maçã pode puxar pelos galões.

A estabilização ótica de imagem (OIS) é de outro mundo, e quando achávamos que os modelos de iPhones anteriores eram perfeitos na videografia, eis que os modelos atuais ainda conseguem melhores resultados.

Os concorrentes Android também têm resultados muito bons em vídeo, mas a Apple com o seu iPhone leva a melhor. Para os puristas e profissionais de vídeo, a seguinte lista mostra todos os recursos presentes no iPhone 15 Pro Max:

• Gravação de vídeo em 4K a 24, 25, 30 ou 60 fps
• Gravação de vídeo 1080p HD a 25, 30 ou 60 fps
• Gravação de vídeo em 720p HD a 30 fps
• Modo Cinematográfico até 4K HDR a 30 fps
• Modo Ação até 2,8K a 60 fps
• Gravação de vídeo em HDR com Dolby Vision até 4K a 60 fps
• Gravação de vídeo ProRes até 4K a 60 fps com gravação externa
• Gravação de vídeo Log
• Sistema de codificação ACES (Academy Color Encoding System)
• Gravação de vídeo macro, incluindo câmara lenta e time‑lapse
• Compati­bilidade com vídeo em câmara lenta para 1080p a 120 ou 240 fps
• Vídeo time‑lapse com estabilização
• Time‑lapse no modo Noite
• Vídeo QuickTake
• Estabilização ótica de imagem de segunda geração com movimento do sensor para vídeo (Grande angular)
• Estabilização ótica de imagem com movimento do sensor 3D e focagem automática para vídeo (Teleobjetiva)
• Zoom digital até 9x (iPhone 15 Pro) e 15x (iPhone 15 Pro Max)
• Zoom de áudio
• Flash True Tone
• Estabilização de vídeo cinematográfica (4K, 1080p e 720p)
• Vídeo com focagem automática contínua
• Foto­grafias de 8 MP e vídeo 4K em simultâneo
• Zoom durante o vídeo
• Formatos de vídeo gravados: HEVC, H.264 e ProRes
• Gravação em estéreo

Outro argumento válido e que serve como um extra neste ponto; Não é à toa que a Apple usou um iPhone 15 Pro Max para gravar todo o seu evento "Scary Fast" (onde foram apresentados os novos Macs com M3). A qualidade do vídeo era tão boa, que se me dissessem que ele tinha sido gravado numa câmara ultra profissional eu teria acreditado!

Dá uma vista de olhos no behind the scenes:

Botões e conectividade do iPhone 15 Pro Max

Uma das novidades do iPhone 15 Pro Max foi justamente o novo botão de ação. Embora até faça bastante uso do botão de ação, confesso que a Apple pode melhorar este elemento presente no iPhone 15 Pro.

Mais funcionalidades e diferentes comandos podiam ser adicionados de forma a que seja possível executar mais comandos e ações, como por exemplo, um toque, uma ação, dois toques, outra ação, três toques, outra ação diferente, e assim sucessivamente. Espero que no futuro a Apple pense nisso.

Funcionalidades atuais do botão de ação

• Modo sem som.
• Concentração.
• Câmara.
• Lanterna.
• Dictafone.
• Traduzir.
• Lupa.
• Atalho
• Acessibilidade.

Porta USB‑C no iPhone 15 Pro Max

O único produto da Apple que ainda faltava adoptar o conector USB-C era o iPhone. Por imposição da Comissão Europeia, e bem, entenda-se, a Apple finalmente adotou a interface USB-C. O problema é que a marca criou alguma confusão nos seus utilizadores, no que toca às velocidades de transferência de dados pelo cabo fornecido na caixa do equipamento.

Para aqueles que apenas farão uso da porta USB-C para carregar o iPhone, os tecnicismos das velocidades de carregamento são completamente irrelevantes. O mesmo já não se pode dizer dos utilizadores que farão uso da porta USB-C e cabo para extrair dados.

Os modelos de iPhone 15 Pro e 15 Pro Max são os únicos que podem obter velocidades de transferência de dados na casa do 10 GB por segundo. Só que o cabo fornecido na caixa não é compatível com estas velocidades de transferência de dados. O cabo fornecido pela Apple, apenas suporta USB 2.0 com velocidades de até 480 MB por segundo.

Para o preço que pedem pelo equipamento, colocar um cabo de dados compatível com esta velocidade de transferência de dados era o mínimo que podiam fazer. Se quiseres um cabo que seja compatível com a velocidade de transferência de dados de 10 GB por segundo, terás que compra-lo à parte.

Som e microfones

Incorporado no iPhone 15 Pro Max, estão dois altifalantes bem competentes (um no topo e outro no fundo) que entregam uns graves muitíssimo bons com uma precisão quase perfeita. No entanto, em volumes elevados às vezes é notório um som um pouco estourado.

Os médios e agudos são bem nítidos, proporcionando um som rico e natural. Neste caso, mesmo em volumes elevados o som debitado nos agudos não foi estridente.

Com o áudio Espacial, a qualidade sonora é muito mais envolvente e mais centralizada, oferecendo uma excelente profundidade, localização das saídas sonoras e reprodução à distância. Os decibéis do iPhone 15 Pro Max são elevados, quando comparados diretamente com outros concorrentes.

Quanto aos microfones, três no total (dois no fundo e um no topo) não há nada a apontar de negativo neste detalhe. O som é muito bom para quem ouve no outro lado, seja em chamadas ou videochamadas. No dictafone, o som captado também é excelente.

Conclusão e notas finais

Não há duvida nenhuma que o iPhone 15 Pro Max é efetivamente uns dos melhores equipamentos que podes adquirir na atualidade. Este modelo em particular merece estar nos lugares cimeiros dos melhores smartphones do mundo, juntamente com o Google Pixel 8 Pro, Samsung Galaxy S24 Ultra e o Huawei Mate 60 Pro+, as referências no mundo Android.

Para quem é utilizador do ecossistema da Apple, o iPhone 15 Pro Max é a escolha certa, na medida em que a simbiose entre dispositivos roça a perfeição. Se pretendes mais versatilidade nas câmaras fotografias e não estás dependente do ecossistema Apple, provavelmente o Google Pixel 8 Pro ou o Samsung Galaxy S24 Ultra serão melhores opções.

O novo Samsung Galaxy S24 Ultra

Na minha opinião, essa é uma das vantagens que reconheço aos equipamentos Android, embora a Samsung tenha matado a lente periscópio com zoom ótico de 10x no Galaxy S24 Ultra e adotado uma lente 5x com tecnologia semelhante à utilizada no iPhone 15 Pro Max. A inteligência artificial presente tanto no S24 Ultra como no Pixel 8 Pro são um ponto de viragem para os smartphones no mercado.

É uma questão de tempo até a Apple entrar na corrida da IA. Até lá o iPhone 15 Pro Max tem alguns pontos negativos é certo, porém, os pontos positivos superam por uma margem significativa. Como um todo, o iPhone 15 Pro Max ainda é um dispositivo que oferece o melhor pacote. Mas como já supracitado, não é o melhor em todos os detalhes, nem nunca o será.

Um resumo da review com os prós e contras do iPhone 15 Pro Max

Pontos positivos

• Estrutura mais leve feita em titânio.
• Botão de ação personalizável.
• Excelente ecrã, dos melhores do mercado.
• Excelente autonomia de bateria, também das melhores do mercado.
• Desempenho soberbo do A17 Pro.
• Suporte ao Ray Tracing por hardware
• Execução de jogos AAA.
• Conjunto de câmaras excelentes
• O melhor do mercado na videografia.
• Excelente qualidade sonora dos altifalantes.
• Porta USB-C.

Pontos negativos

• Preço elevado.
• Design recalcado.
• O cabo USB-C incluído na caixa não suporta USB 3 com velocidade de 10 Gb/s.
• Falta de zoom ótico a 10x.
• Carregamento rápido sem fios limitado a 15W.
• Carregamento rápido com fios limitado entre 25W a 27W.
• Demora um pouco na captura de fotografias no Modo Noite.
• Definições das câmaras são menos versáteis quando comparadas com alguns dispositivos Android.


0:00
/1:46

Bónus: Unboxing do iPhone 15 Pro Max na cor Titânio Natural

Samuel Pinto profile image Samuel Pinto
Publicado a
Reviews