O Apple Music Classical é o serviço de streaming musical da Apple dedicado exclusivamente à música clássica. Resultante da compra da Primephonic, ocorrida em 2021, este conteúdo foi disponibilizado para iPhone no final do passado mês de março. Já por essa altura a gigante da maçã prometeu o lançamento de uma aplicação dedicada para Android, e hoje foi o dia dessa promessa ser cumprida.
Seguindo a linha do que acontece nos iPhones, também em Android as aplicações Apple Music e Apple Music Classical são distintas entre si. A versão dedicada a canções clássicas tem os seus próprios recursos, catálogos e bases de dados, obviamente optimizados para o género em questão. Assim, a única coisa comum entre ambas é a subscrição necessária, que é apenas uma.
Algo que pode parecer estranho é o facto da app Apple Music Classical ter chegado agora ao Android mas permanecer ausente dos iPads e dos Macs, assim como continuar invisível a quem usa o CarPlay. Fará isto sentido?
Por um lado, sim: a base de utilizadores de smartphones Android com potencial gosto por música clássica é bem maior que a base de utilizadores de iPad e Mac. Desta forma, tal serviço de streaming chegará a uma fatia maior de pessoas, muitos deles ainda orfãos da Primephonic. Por outro lado, seria assim tão difícil para a Apple adaptar a aplicação do iPhone e torná-la compatível com iPad e Mac, principalmente numa altura em que as arquiteturas de hardware entre os três aparelhos são tão semelhantes? Não nos parece...
A aplicação Apple Music Classical está disponível para download gratuito através da Google Play Store, e para usufruir da mesma é necessário ter uma subscrição válida do serviço Apple Music "normal".
Deixa o teu comentário