Sabias que a Apple já teve uma consola de Jogos? Conhece a Apple Pippin
Na década de 90, a empresa de Cupertino tentou entrar no mundo das consolas. Mas, claro, sendo a Apple, teria de fazer algo inovador, e nasceu a Apple Pippin.
Esta consola de jogos acabou por ser um produto com funções híbridas, se assim posso chamar. A empresa da maçã tentou combinar um computador numa consola de jogos. Ok, isto hoje é uma realidade; qualquer computador minimamente decente já nos permite jogar, mas estamos a falar da década de 90.
A ideia era simples: uma consola de jogos que permitisse a navegação na internet, que desse para abrir arquivos multimédia e que, ao mesmo tempo, fosse um computador.
As principais características da Apple Pippin eram: um processador PowerPC 603, que era utilizado nos computadores Macintosh na época; funcionar com o sistema operativo Mac OS; tinha um leitor de CD; suportava gráficos 2D e 3D; e tinha portas para periféricos, como teclado, rato, impressoras e, o pináculo da ostentação tecnológica para uma consola, suportava a ligação de modems para o acesso à internet.
A Apple Pippin falhou no mercado. A Apple introduziu a consola em 1996, quando reinavam as gigantes Sega Saturn, Nintendo 64 e a lendária PlayStation. Ou seja, tinha a concorrência da Sega, da Nintendo e da Sony. Não é preciso adivinhar que entrar neste mercado ia ser extremamente difícil, a menos que fosse uma consola bem superior a todas as outras existentes e com uma vasta opção de jogos.
Sendo a empresa da maçã, e sabendo os preços que a mesma pratica, esse foi o primeiro erro. A consola entrou no mercado com um preço superior às outras existentes. A Apple Pippin estava a ser vendida a 599 dólares. Isso já não era nada atraente, e, ao conjugar com o segundo erro, foi a sentença de morte logo no seu nascimento: a biblioteca de jogos era praticamente inexistente.
O marketing do produto também não foi dos melhores; o público estava confuso. O que era aquilo? Um computador ou uma consola de jogos? Era um novo conceito que não foi bem vendido; isso também não ajudou ao sucesso.
Hoje, podemos olhar para a Pippin como uma tentativa arrojada e ousada da Apple de explorar novos mercados. Mas essa ousadia apenas lhe rendeu a venda de menos de 42.000 unidades.
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