Apple Silicon M3: O que já se sabe até ao momento?
A Apple está empenhada na evolução dos seus processadores para o Mac, com destaque para a iminente introdução da terceira geração, que se chamará de M3. Esta nova família de SoCs vai beneficiar da avançada tecnologia de fabrico de 3 nanómetros (nm) da TSMC, otimizando a sua capacidade de processamento e eficiência energética.
À semelhança do que vimos nos lançamentos das famílias M1 e M2, o modelo M3 base será o primeiro a ser apresentado, seguido posteriormente pelas variantes M3 Pro, M3 Max e M3 Ultra. Aqui está um resumo do que já se sabe sobre a próxima geração de processadores da Apple para o Mac.
Especificações detalhadas dos próximos M3 - baseado em rumores
- M3: Manterá alegadamente as especificações do M2 - com uma CPU de 8 núcleos (4 de alto desempenho e 4 de eficiência energética) e GPU de 10 núcleos.
- M3 Pro: Poderá ter até 14 núcleos de CPU (8 de alto desempenho e 6 focados na eficiência energética) e uma GPU de até 20 núcleos - ganhando até mais dois núcleos de CPU e 1 de GPU face ao M2.
- M3 Max: Este poderá contar com 16 núcleos de CPU (12 de alto desempenho e 4 de eficiência energética) e uma GPU de até 40 núcleos - ganha até mais 4 núcleos de CPU e 2 de GPU, quando comparado ao M2.
- M3 Ultra: Será alegadamente o mais potente processador de sempre da Apple, com 32 núcleos de CPU (24 de alto desempenho e 8 de eficiência energética) e até uns impressionantes 80 núcleos de GPU - Face ao M2, este ganhará mais 8 núcleos de CPU e 4 de GPU.
Modelos de Mac e as variantes de processador que supostamente os vão equipar
- Com o M3: MacBook Air (13 e 15 polegadas), MacBook Pro (13 polegadas), Mac mini e iMac (24 polegadas).
- Com o M3 Pro: Mac mini, MacBook Pro (14 e 16 polegadas).
- Com o M3 Max: MacBook Pro (16 polegadas) e Mac Studio.
- Com o M3 Ultra: Mac Studio e Mac Pro.
A transição da Apple para a tecnologia de 3 nm representa o seu maior salto desde o lançamento do M1 há 3 anos (que usa o processo de fabrico de 5 nm). A expectativa é que este salto traga ganhos de desempenho ainda mais significativos do que os observados com o M2.
Rumores recentes sugerem que os primeiros Macs a virem equipados com o novíssimo M3 serão lançados ainda este ano. Está previsto que o M3 base apareça primeiro, possivelmente em modelos atualizados do MacBook Pro de 13 polegadas com Touch Bar, Mac mini e MacBook Air de 13 polegadas até ao final do ano. Fontes como Mark Gurman da Bloomberg antecipam novidades já em outubro. Por outro lado, as máquinas de alto desempenho com M3 Pro, M3 Max e M3 Ultra só deverão ser lançadas em 2024. O MacBook Air de 15 polegadas também só deve ganhar um upgrade para o M3 em 2o24, uma vez que é um produto recente na linha de portáteis da Apple.