Dá para usar um Apple Watch com um telefone Android?
O Apple Watch lidera o mercado de vendas de smartwatch a nível mundial, mas muitas vezes reside a questão: dá para usar o Apple Watch com um telefone Android?
O lançamento do Apple Watch em 2015 veio agitar com o mercado dos wearables e a prova disso é que desde que foi lançado que é o rei do mercado, forçando muitas marcas a seguir-lhe as pisadas. Por não haver nenhum outro que se aproxime da experiência espetacular que o smartwatch da Apple oferece, é natural que muitos utilizadores do sistema operativo Android fiquem de olho nele e com a dúvida se é ou não possível emparelhar e usar um Apple Watch com um telefone Android.
A resposta é simples e curta. Não! Não só não é possível, como não existe nenhuma alternativa para que funcione. Vamos então perceber o porquê.
Tudo começa com a primeira utilização do Apple Watch. Assim que o tiras da caixa e o ligas, precisas de o ativar e fazer o setup inicial. E para isso, é preciso um iPhone, uma vez que o emparelhamento e configuração inicial do Apple Watch obriga a utilização da aplicação Watch instalada de raíz no iOS. Será através da aplicação Watch que os utilizadores poderão definir a sua conta iCloud e Apple Pay, assim como configurar a conectividade caso o Apple Watch seja dotado de LTE.
Ainda que consigas configurar o Apple Watch com recurso ao iPhone de um amigo ou familiar, não será possível posteriormente o emparelhamento com telefones Android. Apesar de ser capacitado com Bluetooth, este dispositivo foi pensado e construído de raíz para funcionar exclusivamente com aparelhos da Apple.
Se ainda assim queres usar um Apple Watch com um Android, existe uma possibilidade "híbrida". Para tal, deverás adquirir um Apple Watch com conexão LTE. Depois, terás que proceder à configuração inicial através de um iPhone, usando o cartão nano-SIM do número de telemóvel que queres associar ao Apple Watch. Uma vez configurado, basta trocares o cartão SIM para o teu smartphone Android. Esta é uma solução híbrida, tendo em conta que o Apple Watch com LTE consegue operar de forma semi-autónoma, recebendo chamadas e mensagens, enquanto manténs o cartão SIM no teu Android e terás a mesma possibilidade de o fazer através do teu smartwatch. Contudo, não poderás desfrutar do Apple Watch ao máximo tendo em conta que não conseguirás sincronizar dados de fitness, saúde e medições registadas com o dispositivo Android. Assim, tens dois dispositivos distintos meramente ligados um ao outro pela mesma ligação de operadora.
E tu? Tens Apple Watch ou usas uma alternativa Android? Gostavas de ver a possibilidade de sincronização entre os wearables da Apple com outros dispositivos fora do ecossistema? Diz-nos o que pensas na secção de comentários.
Eis algumas publicações que podes considerar interessantes: