A semanas do lançamento dos novos iPhone 16, há outros produtos que continuam a merecer destaque no universo Apple, e um deles é o Apple Watch. Contudo, já em 2024, surge também a questão de qual o melhor relógio da Apple para comprar agora, ou até quais é que compensam.
Um deles, que levanta dúvidas, é o Apple Watch SE (de 2.ª geração). O modelo mais recente parece agora, para alguns, um pouco datado ou até outdated. Contudo, não é bem assim, dependendo daquilo que estejas à procura no relógio inteligente que trazes no pulso.
Vamos por fases. Analisando três grandes categorias que podem ser determinantes para a tua escolha, em 2024, na compra de um relógio inteligente.
Fitness e Saúde
O Apple Watch SE 2 apresenta poucas limitações neste sentido, quando comparado aos modelos Series 9 ou Ultra 2. De facto, as maiores diferenças talvez sejam a falta da aplicação de cálculo de Oxigénio no Sangue e do ECG. Mas, uma vez mais, é algo que, à partida, não necessitas no teu dia a dia, ainda que possas praticar desporto regularmente.
Com efeito, o Apple Watch SE 2 mantém, tal como os outros dois modelos, a capacidade de fazer chamadas de emergência se necessário e, por outro lado, detetar quedas ou potenciais acidentes similares. É também resistente à água, até determinada profundidade, pelo que podes levá-lo para a praia ou piscina se quiseres. Isto claro, numa ótica desportiva ou de lazer.
Produtividade e especificações
Dez anos após o anúncio do primeiro Apple Watch, é fácil verificar e que o mesmo não torna, em grande medida, o dia a dia de cada um de nós mais produtivo. Ajuda, é claro, mas no final não é assim tão relevante nesse sentido.
O Apple Watch SE de segunda geração é, portanto, similar ao Series 9 ou Ultra 2. Porquê? Ainda que tenha um ecrã ligeiramente menor, dadas as margens mais espessas, não há grande coisa que possas fazer nos outros dois modelos e nesse não.
Assim, ainda que tenha um processador mais antigo que os dos dois modelos comparados, não sentirás grande diferença no uso diário. O mesmo se passa com a sua autonomia – quando comparado ao Series 9 – ou até mesmo com o facto de todos eles partilharem a ligação à rede móvel (consoante a variante escolhida).
Preço e opções de cor
Talvez aqui, muito objetivamente, se possam ver as diferenças. Aliás, as diferenças estão todas aqui. O Apple Watch SE 2 continua a ser extremamente barato – custa cerca de 62% do valor pedido pelo Series 9, ambos na versão mais básica.
E as diferenças não são assim tão significativas. Excetuando as opções de cor e acabamento dos modelos – pois o SE só é vendido em alumínio e não em aço inoxidável – não há muitas diferenças.
Portanto, concluindo, o Apple Watch SE (2.ª geração) ainda é uma boa compra em 2024? Definitivamente. Se é a primeira vez que comprarás um Apple Watch, ou se este tem tudo aquilo que precisas, não há razão para dizer que não.
Tal como todos os outros, receberá a próxima e futuras versões do watchOS, pelo que não tens de te preocupar nesse sentido.
Queres saber tudo e mais alguma coisa sobre a Apple? Fica pelo iFeed:
Deixa o teu comentário