Nem sempre é possível trazer a Canon comigo, pelo que fotografar no iPhone torna-se mais natural. Pelo menos, mais simples de conjugar com todo o tipo de cenários nos quais seja interessante capturar um momento fotográfico.
No entanto, a imagem capturada pelo iPhone não é, de todo, a mesma que é possível fotografar com uma Canon ou qualquer outra máquina fotográfica dita mais "profissional". E atenção, isso não quer dizer que seja pior em todos os aspetos. É apenas menos apelativa de alguns pontos de vista.
Mesmo assim, há formas de melhorar uma determinada imagem capturada com qualquer iPhone, através de três aplicações úteis e gratuitas, cujo nome te poderá ser familiar.
São três aplicações úteis e gratuitas, disponíveis para o iPhone da Apple
A primeira, como não poderia deixar de ser, é a própria aplicações de Fotografias do smartphone da gigante norte-americana. Essencialmente, de tantas funcionalidades ali presentes, o melhor desta é que, para além de estar integrada no telefone, tem duas grandes vantagens.
Com a aplicação de Fotografias, a mais clara de todas as vantagens é que tudo é simples. E aqui, o que mais interessante acaba por ser a possibilidade de editar a perspetiva da imagem (vertical ou horizontalmente), sem qualquer tipo de dificuldade. O mesmo para os filtros pré-definidos. Ainda que poucos e bem básicos, seguem um estilo de cor visível em alguns que se podem aplicar no Lightroom, mas à distância de um par de toques.
Por falar em Lightroom, sem dúvida que é a segunda das três aplicações que vais querer ter no teu iPhone se fotografas e gostas de editar para obter um resultado final ainda mais incrível.
Cor, exposição ou apenas correções em matéria de OCD. Tudo, no iPhone
Desde a correção de uma cor em específico – seja para aplicar mais (ou menos) saturação ou alterar a sua exposição –, até ao ponto em que podes corrigir determinados pormenores da imagem, ocultando pontos ou aspetos a omitir. Para além disso, o Lightroom para iOS é também espetacular no que concerne à edição geométrica das tuas imagens – caso tenhas algum tipo de obsessão por isso.
Finalmente, o complemento ideal para as duas mencionadas anteriormente é o Snapseed da Google. O Snapseed é, para mim, muito relevante devido a uma característica em específico das várias que o compõem.

Snapseed também compensa muito e só está disponível para iOS e Android
Hoje em dia, há conteúdo a ser criado para formatos horizontais, verticais ou quadrangulares. E, dentro destes, em 16x9, 9x16, 1x1, etc. Ora, a grande vantagem do Snapseed é que permite facilmente “expandir” um determinado lado de uma imagem, se o nosso objetivo for adaptá-la a um formato totalmente distinto do inicial.
Ou seja, se, porventura, tiveres capturado uma imagem com um fundo homogéneo, num formato horizontal, podes facilmente expandir o seu fundo como te parecer mais conveniente e, daí sim, adaptar ao formato que quiseres.

Resumindo, há três apps que tens de ter são essas mesmo. Ocupam pouca memória, são gratuitas e simples de usar. E sem dúvida alguma que elevarão as imagens capturadas pelo teu iPhone a um novo patamar.