Art Text 4: Um playground de tipografia para criativos

Uma app que proporciona infinitas possibilidades de criação e ferramentas únicas para designers, criadores de conteúdo, ou entusiastas de tipografia.

Sejas designer gráfico, artista, ou simplesmente alguém fascinado pelo mundo das letras, lettering e tipografia, a app Art Text 4 promete deixar-te entretido durante um bom tempo com as suas infinitas possibilidades de criação.

Lançada em 2020 pela BeLight Software, Art Text 4 tem uma vasta coleção de templates, mockups, efeitos gráficos, e tantos outros recursos, para que não haja entraves à tua imaginação, dando-te a possibilidade de finalizares os teus designs em relativamente pouco tempo de uma forma visualmente estimulante.

Eis alguns dos elementos principais que esta app nos traz:

  1. Lettering/Tipografia 2D
  2. Efeitos de distorção variados
  3. Lettering/Tipografia 3D
  4. Fotos Facebook 3D
  5. Spray Fill
  6. 400+ templates disponíveis (quase 200 são gratuitos)
  7. Catálogo vasto de texturas e padrões, e facilidade de edição dos mesmos

2D still matters!

A ferramenta de 2D, ou mais concretamente, as ferramentas flat lettering e distortions são as propostas mais simples que a Art Text oferece, mas nem por isso deixam de ser menos envolventes ou limitam as nossas possibilidades de composição.

Dentro dos templates disponíveis, temos uma variedade de texturas e fundos que nos permite explorar a cor e forma das palavras, podendo dar-lhes conotações mais joviais, minimais, ou vintage. Aqui a principal atração é a panóplia de opções que dispomos e podemos escolher para o fundo ou mesmo para a fonte escolhida.

Já com a categoria Distortions, temos mais algumas alternativas por onde explorar, um pouco mais interativas e satisfatórias à nossa visão. É possível editar mais campos como a escala, distorção, ângulos e detalhes que se alteram em tempo real diante dos nossos olhos (esta é a parte satisfatória, enquanto se brinca e experimenta as possibilidades das ferramentas).

3D e o regresso do WordArt?

Entrando já no mundo do lettering e tipografia 3D, Art Text oferece templates mais arrojados que os anteriormente vistos nas categorias 2D, alguns destes com bastante potencial e muito divertidos, outros que nos poderão remeter um pouco para um sentimento nostálgico, fazendo lembrar os famosos WordArt com alguns efeitos de aspeto um pouco mais "início dos anos 2000".

No entanto, esta ferramenta é bastante personalizável, permitindo escolher a posição das letras, a textura realista q.b., a espessura das mesmas, a perspetiva, brilho, sombra ou pontos de luz.

Se nalguns templates podemos ter palavras que têm o aspeto de um bolo, queijo, gelo, ou pedra, por outro lado temos também opções mais simples: letras em 3D de uma forma simplificada, os quais podemos editar, uma vez mais, a luz, sombras, profundidade de extrusão, utilizar gradientes básicos ou atribuir um material à palavra como metal ou madeira.

Acredito que, nestas formas mais simples, esta ferramenta se torne mais versátil para quem procura um efeito 3D mais minimalista.

Esta categoria do Art Text permite ainda exportar as composições para redes sociais que reconheçam fotografias 3D, como o é o caso do Facebook.

O Fantástico Mundo do Spray Fill

Esta é, definitivamente, a jóia da coroa do Art Text 4. Para além da opção de texto 3D, a opção de Spray fill traz um playground autêntico, onde podemos brincar e trabalhar a nossa imaginação. Essencialmente, o que torna esta ferramenta a mais divertida de todas, é podermos preencher a nossa fonte selecionada com os mais diversos objetos: grãos de café, folhas, legos, balões, entre outras possibilidades.

Desta forma, estamos a criar alguma composição enquanto estamos a ser visualmente estimulados — os objetos preenchem as letras conforme alteramos a densidade, o tamanho, ângulo, posição, ou mesmo a cor, alterando-se diante dos nossos olhos, tornando assim divertida a utilização desta técnica e o processo criativo em geral.

Mais que uma ferramenta de trabalho ou edição, com esta feature Art Text 4 eleva o seu catálogo de escolhas, passando a ser não apenas uma app de criação de posts, logótipos, ou composições de lettering, mas também uma app onde podes apenas brincar e explorar a tua criatividade e imaginação.

Exportação e utilização noutras apps

Neste aspeto, a app ainda é, de certa forma, muito primária. Ao concluir um projeto, é possível escolher JPG, PNG, PDF, TIFF, GIF ou EPS como formato para exportação, sendo que este último abre algumas possibilidades com o Adobe Illustrator, mas falha no facto de não ser possível exportar diretamente em formato PSD.

Outra possibilidade com grande potencial, e que infelizmente não é possível, é a interação entre apps de desenho ou lettering, podendo exportar uma composição previamente feita no Procreate, por exemplo, e usufruir dos efeitos que estão disponíveis na Art Text.

Preços

A app Art Text 4 está disponível para compra diretamente no website da BeLight Software ou na App Store. O preço é 29.99€, com um free trial disponível. Depois de paga, é possível comprar mais templates disponíveis na app ou ainda fazer um upgrade, cujo preço é 19.99€.

Essencialmente divertido.

Art Text 4 é uma excelente app para dar espaço às tuas ideias e composições de uma forma divertida e criativa, com resultados rápidos (escolhendo um template, em pouco tempo conseguimos ter uma peça final). É ideal para designers gráficos, artistas, ou mesmo para iniciantes e curiosos. Permite criar facilmente logótipos para quem se quiser aventurar nesse campo, passando pela criação de posts e imagens para redes sociais em geral.

Falha nalguns aspetos, como os formatos para os quais é possível exportar as composições finais, a interação com outras apps de lettering e tipografia, a falta de canais de cor CMYK, ou os efeitos 3D desatualizados (embora seja das ferramentas mais interessantes, alguns dos efeitos têm uma aparência um pouco datada).

Mas em geral, Art Text 4 é uma app bem construída, divertida e de fácil utilização. As opções que nos oferece são divertidas e estimulantes, trazendo possibilidades infinitas de criação, limitadas apenas pela imaginação de cada um de nós.