As dez melhores aplicações de texto para o teu iPad

Precisas de uma ferramenta de texto no teu iPad e não sabes qual será a mais ideal para ti? Confere as nossas sugestões.
Escrito por Nuno Rocha e
7 mins de leitura
As dez melhores aplicações de texto para o teu iPad
Publicidade
Publicidade

Começamos a chegar àquele ponto em que uma boa parte das pessoas pondera seriamente em trocar o seu computador por um iPad. No entanto, têm dúvidas naturais nessa troca, e muitas destas se prendem em ter um bom software de texto - quer gratuito, quer pago - que possam utilizar se optarem pelo iPad.

Se és das pessoas que está na dúvida se tem boas ferramentas a usar caso mude permanentemente para o uso de iPad, ou se simplesmente queres tirar proveito ao máximo do teu dispositivo, aqui oferecemos-te dez sugestões para instalares no teu iPad, seja para editar documentos, compilar notas, ou, quiçá, escrever um livro.

1. Ulysses

Ulysses no iPad.

Começamos esta lista com um peso pesado no mundo da escrita: a Ulysses. Esta aplicação adapta-se a qualquer pessoa e tipo de utilização: desde a necessidade simples de um estudante, até aos trabalhos extensos e prolongados dos escritores de livros.

Está completamente carregada de ferramentas simples e úteis: além de um Focus Mode perfeitamente desenhado, poderás sincronizar a tua biblioteca na íntegra com todos os teus dispositivos Apple, via iCloud.

É possível adicionar anexos, de imagens a links, a keywords a PDFs. Podes partilhar diretamente no WordPress, Medium, entre outros, ou então exportar numa multitude de ficheiros distintos. Recentemente foi adicionada a opção de criação de tabelas, muito útil para determinados cenários de análise de dados.

Esta aplicação foi concebida para ser completa mas ao mesmo tempo simples de utilizar, de modo a manter o utilizador completamente focado no seu trabalho. O que é facto é que cumpre essa premissa. Os 14 dias de teste gratuito servirão para comprovares isso por ti próprio.

2. Pages

Pages no iPad e Mac.

Só por seres utilizador da Apple, seja em Mac, iPad ou iPhone, tens direito a fazer gratuitamente download do Pages, o processador de texto da empresa da Maçã, que se faz acompanhar pela aplicação Numbers e Keynote.

A grande vantagem em utilizares o Pages, será, indubitavelmente, a sincronização completa a nível de iCloud. Se iniciares sessão num navegador, até poderás editar documentos sem nenhuma destas instalada no teu dispositivo.

Há uma simplicidade enorme dentro do Pages em criar documentos bonitos, mas sem abdicares do controlo completo do layout de cada elemento de página. Há também muitos templates gratuitos, seja para receitas, relatórios, apontamentos, ou livros digitais.

A nível do iPad, a aplicação está extrememente completa, permitindo-te trabalhar simultaneamente com outros utilizadores, fazer listas, rodapés, entre outros. Possivelmente, dentro da nossa lista de aplicações gratuitas, apenas peca por não permitir trabalhar com utilizadores que não sejam clientes Apple, uma vez que só consegues colaborar através do iCloud.

3. Microsoft Word

Microsoft Word no iPad.

Esta será a ferramenta de processamento de texto que dispensa apresentações, transversal a qualquer dispositivo que utilizes. O Microsoft Word é gratuito em iPads até 10.1 polegadas, mas acima disso requere uma subscrição do Office 365.

Apesar de ser uma versão adaptada para móveis, não fica em nada a perder, permitindo o acesso a documentos na OneDrive, iCloud Drive, Google Drive, Dropbox, entre outros.

Poderás colaborar com colegas e acompanhar as alterações efetuadas por cada um, com a vantagem que a esmagadora maioria das pessoas utiliza muito mais esta plataforma, alargando o teu leque.

Se o teu iPad é dos mais pequenos, ou tens acesso a uma subscrição do Office 365, esta será uma das melhores opções para ti, considerando a vasta adesão ao Microsoft Word.

4. Google Docs

Google Docs no iPad

Se procuras uma aplicação gratuita dentro do universo Google, que te permita escrever, editar e partilhar com outros utilizadores, o Google Docs é uma das tuas hipóteses de escolha.

Disponível em qualquer dispositivo, e com acesso a imensos modelos gratuitos fornecidos pela Google, é uma ferramenta extremamente completa neste momento, que te permite colaborar também com outros de forma bastante eficiente. É compatível com ficheiros DOC e DOCX, facilitando a importação de ficheiros produzidos no Word ou a sua exportação para acabar de compor neste - muito útil quando trabalhas com alguém sem acesso ao Word.

5. WPS Office

WPS Office no iPad.

Mais focada a nível empresarial, mas igualmente gratuita, a WPS Office foca-se na simplicidade acima de tudo - quer no seu aspeto, quer na sua interface. É rápido de começar a usar e é o que foca sempre.

Nesta aplicação não ficas limitado a documentos de texto: podes criar apresentações e bases de dados e partilhar em qualquer formato que desejes.

Há uma versão premium, com mensalidade,  onde podes usufruir da aplicação sem anúncios, de conversão de PDF's, assinatura em imagens, fusão de ficheiros, entre outros. No entanto, se não necessitas destas funções, nunca ficarás privado/a de a utilizar.

6. Notes Writer

Notes Writer no iPad.

Como o próprio nome sugere, esta aplicação não é focada em criar o melhor documento, mas sim tirar notas. Se estás numa aula ou reunião poderá ser a melhor opção para ti. Podes escrever ideias, até à mão com recurso ao Apple Pencil.

Podes desenhar em fotos, anotar PDF's, preencher formulários, assinar documentos, entre outros. Está aberta sempre a possibilidade de partilhar em múltiplos serviços de armazenamento na Cloud.

Alguns elementos característicos desta aplicação é o seu modo sem distrações, contadores para poderes acompanhar o tamanho do documento, Modo noite, e ferramentas de procura e substituição de palavras.

Apesar de estar disponível gratuitamente, a sua versão Pro permite, por uma pequena quantia, retirar anúncios, criar quantos cadernos desejes, e proteção por palavra-passe.

Poderá perder pela falta de suporte a DOC e DOCX, ainda assim conseguirás exportar num grande leque de ficheiros.

7. Bear

Bear no iPad

Voltada também para notas que tires que queiras manter organizadas, a aplicação Bear destaca-se pela sua simplicidade, tornando-se numa das melhores aplicações de processamento de texto.

Desde pequenas notas a grandes textos, através das ferramentas de formatação, links, entre outros, não há situação do quotidiano em que não possas usar a Bear.

Além disso, é uma aplicação completamente gratuita - só terás que subscrever se precisares de sincronizar as tuas notas com outros dispositivos que não o teu iPhone, iPad ou Mac, e mesmo aí serás recompensado/a com uma maior variedade de temas e mais opções de exportação.

Bear brilha sempre pelo seu aspeto, pelo que poderá ser exatamente o que procuras.

8. Werdsmith

WerdSimth no iPad.

Descrita como um "estúdio de escrita portátil", a WerdSmith até está disponível no teu Apple Watch. A versão gratuita apenas te limita nos documentos em que poderás trabalhar em simultâneo, mas poderás contornar com uma subscrição mensal.

Visando os escritores de ficção, esta aplicação está preparada para escrever histórias, blogues, poemas, guiões. Além de poderes guardar notas, ajuda imenso em organizar ideias, ou adiantar o rascunho de um projeto.

Apesar de ser limitada, não te permitindo adicionar fotos ou tabelas, compensa noutros aspetos mais focados no texto para os que precisam de escrever imenso durante o seu dia.

Se te revês nesta situação - e queres proteger a tua escrita com Face ID ou Touch ID, esta poderá ser a tua melhor escolha.

9. iA Writer

iA Writer no iPad.

Muito mencionada pela própria Apple ao longo de 4 anos, considerando-a "uma das melhores aplicações na App Store", mal a experimentas, consegues entender porquê.

Limitada sobretudo pelo seu preço, é uma ferramenta de processamento de texto poderosa, com uma interface que não lhe fica aquém.

A iA Writer utiliza linguagem de marcação, importante para qualquer escritor a nível profissional. Os teus documentos estão sempre à distância de um swipe para a direita, e permite-te rearranjar o teclado, bem como usar Focus Mode para não te distraíres.

Poderás salvar em armazenamentos na Cloud - como a Dropbox ou iCloud Drive, ou até publicar diretamente no WordPress. Como vês, apesar de outros elementos, a palavra de ordem nesta aplicação é mesmo essa: palavras.

10. Scrivener

Scrivener para iPad

Tens um projeto de texto maior, como um guião de filme? Sim, esta será a mais indicada para ti.

Dando primazia à organização, agrupamento de documentos, armazenamento de imagens e PDFs como material de pesquisa, a Scrivener permite-te ter sempre à mão o conteúdo que precisarás rapidamente de alocar a outro local do teu documento, sendo fundamental se és dos que utilizas ferramentas de escrita desta forma.

Sendo apenas uma versão Premium, contas com todo o tipo de formatos, podendo converter para Markdown Language e até comprimir o teu trabalho.

Poderás aceder à tua documentação em qualquer local - até através de Windows, e ir guardando versões dos teus rascunhos, fazendo esta aplicação excecional e indispensável, apesar do seu valor.

Escolhe a perfeita para o teu tipo de trabalho

Aqui, apresentámos algumas das melhores e mais conhecidas. Todas diferem entre si em certos detalhes, que farão toda a diferença dependendo do teu tipo de utilização: tirar umas notas na iA Writer não se poderá comparar a editar de forma completa ao nível de Ulysses.

Qual é a tua aplicação predileta de texto para o teu quotidiano?

Publicidade
Publicidade
Partilhar artigo