Para os menos conhecedores do mundo Apple, as iMessages são as mensagens trocadas entre equipamentos Apple, através da ligação à internet. De forma a serem distinguidas das mensagens "normais" (SMS), as iMessages aparecem como balões azuis nas conversas, enquanto as SMS são as verdes. Além disso, por iMessage é possível enviar e receber não só texto simples, como também conteúdos multimédia, tais como fotos e vídeos.
Ora, certamente que os utilizadores habituais do iMessage já se depararam com um cenário no qual, sem nada que o fizesse prever, uma mensagem enviada para um destinatário Apple aparece dentro de um balão verde, acompanhado do texto "Enviada por mensagem de texto". Afinal, o que signica isto? E porque é que acontece?
Desengane-se desde já quem pensar que foi bloqueado pelo destinatário. Mesmo que assim fosse, as mensagens enviadas, por qualquer método, continuariam a ser enviadas; o destinatário apenas não as veria. Assim, resta-nos abordar os motivos que podem fazer com que as nossas iMessages tenham, na verdade, sido enviadas através de SMS.
O equipamento do destinatário não está ligado à internet
Ora, estando o iMessage dependente de uma ligação à internet para garantir a troca da informação, caso esta condição não se verifique o nosso iPhone recorrerá à solução seguinte: o envio por SMS.
O destinatário não está a usar um equipamento Apple no momento
O iMessage apenas funciona entre equipamentos Apple. Caso o destinatário tenha, por exemplo, mudado o seu cartão SIM para um smartphone Android, ainda que temporariamente, isso vai fazer com que o envio das mensagens azuis não tenha lugar.
O equipamento do destinatário está desligado
Neste aspeto aplica-se o mesmo pressuposto do primeiro ponto: com o equipamento desligado não há ligação à internet, e sem ligação à internet não há forma das iMessages aterrarem com sucesso no seu respetivo destino. Normalmente, quando o aparelho em questão voltar a ser ligado e conectado à rede, os envios pendentes são concluídos.
O destinatário desligou o iMessage
O iMessage é um serviço que pode ser ligado e desligado pelos utilizadores, a qualquer momento. A partir do momento em que isso aconteça, o envio e a receção de mensagens através desse método deixa simplesmente de ter lugar.
Podes mesmo ter sido bloqueado...
Para verificares se alguém bloqueou o teu contacto basta tentares fazer uma chamada normal para o número em questão. Caso a mesma seja bem sucedida, não foste bloqueado; caso contrário, podes muito bem ter sido... Tem em conta que uma fraca cobertura de rede, por exemplo, pode provocar sintomas semelhantes aos de um bloqueio, contudo neste cenário isso fica resolvido quando o interlocutor mudar para uma área com melhor receção. Porém, se o bloqueio for efetivo, não há zona do globo que te valha...
Tenta contactar a pessoa em questão através de outro método, como por exemplo o WhatsApp e o Telegram, caso seja possível, e esclarece a situação antes de tomares qualquer outra decisão precipitada.
Deixa o teu comentário