As vendas de Macs já caíram 40% este ano
Pedro Alves

As vendas de Macs já caíram 40% este ano

PUB

De acordo com um relatório recente da IDC, as vendas de computadores da Apple terão caído cerca de 40% no primeiro trimestre de 2023, isto quando comparadas com as do mesmo período, mas referentes ao ano transato. Importa por esta altura relembrar que, durante o espaço temporal em questão (mais propriamente em janeiro), a gigante da maçã lançou os renovados Mac mini e MacBook Pro de 14" e 16", porém nem isso serviu para inverter a tendência dos resultados.

Durante a pandemia que atravessámos recentemente, o mercado informático, mais concretamente no que concerne a vendas de computadores, sofreu um aumento exponencial, muito por culpa da implementação do teletrabalho, sempre que tal fosse possível, e das aulas online. Estes fatores fizeram com que muitas famílias renovassem o seu parque informático caseiro, o que por si só justifica o sucesso desta indústria em tempos de plena crise social.

Agora, felizmente, parece que o pior já passou, e com novos computadores comprados recentemente a maioria dos consumidores não espera ter de olhar para esse mercado tão cedo, e isso já se está a fazer sentir nos números de vendas constantes no relatório acima mencionado.

A Apple ocupa a quarta posição no ranking de vendas do primeiro trimestre de 2023, com um total de 4,1 milhões de unidades vendidas; acima podemos encontrar a Dell, a HP e a Lenovo, sendo esta última a líder com 12,7 milhões de unidades, o que mesmo assim representa um decréscimo de 30% face ao período homólogo do ano passado.

No caso da Apple, vamos aguardar pela apresentação de resultados do primeiro trimestre, que ocorrerá no início de maio, para perceber o impacto deste declínio nas contas da empresa.

Pedro Alves profile image Pedro Alves
Publicado a
Notícias