• Home
  • Reviews
  • ATOTO P8 - O Apple CarPlay disponível em qualquer carro
ATOTO P8 - O Apple CarPlay disponível em qualquer carro
João Sanches

ATOTO P8 - O Apple CarPlay disponível em qualquer carro

A importância do smartphone no nosso dia-a-dia é inegável, especialmente quando se trata de nos ligar ao mundo. Mas há momentos e lugares em que a sua utilização é inadequada e até ilegal, como quando estamos ao volante. Assim, para combater essa lacuna, surgiram sistemas de infotainment integrados aos carros. As gigantes de software, Apple e Google, conscientes dessa realidade, lançaram o Apple CarPlay e o Android Auto. No entanto, nem todos podem aceder a essas plataformas devido à incompatibilidade com os seus veículos.

Uma solução promissora é o ATOTO P8, uma alternativa que integra esses sistemas sem a necessidade de substituir o rádio existente no carro.

Conteúdo da caixa

O ATOTO P8 é entregue numa embalagem robusta com:

  • O dispositivo ATOTO P8.
  • Um suporte com ventosa para fixar o dispositivo no pára-brisas ou no tablier do carro.
  • Disco autocolante para fixação no tablier.
  • Cabo de alimentação (12V/12W) e entrada USB.
  • Cabo auxiliar de 3,5 mm.
  • Controlo remoto para fixação no volante.
  • Acessórios para o cable management.
  • Manuais de instruções.

Características

Além de um ecrã QLED tátil de 7 polegadas, o ATOTO P8 permite conexão sem fios via Bluetooth 5.0 com CarPlay e Android Auto. Oferece acesso a apps populares, chamadas, mensagens, e controlo por voz. Ele também é compatível com uma câmara traseira opcional, útil para manobras de estacionamento.

Como já tinha referido, vem incluído com um controlo remoto que pode ser preso no volante do carro, para controlar funções básicas do dispositivo sem teres de tirar as mãos do volante. O controlo remoto tem botões para mudar de música, atender e desligar chamadas, ativar a Siri e também dispões de uma roda para ajustar o volume.

Em termos de dimensões tem 17.5 cm de largura, 10.5cm de altura e apenas 2cm de espessura. E pesa aproximadamente 400 gramas.

Instalação

A instalação do ATOTO P8 é muito simples e rápida, e não requer nenhuma modificação no carro. Só precisas seguir estes passos:

  • Escolhe um local adequado para instalar o dispositivo no teu carro. Seja no para-brisas ou no tablier, certifica-te de que o sítio onde o colocas não atrapalha a tua visão ou a operação do veículo.
  • Se optares por instalar o dispositivo no tablier, limpa bem a superfície e depois cola o disco autocolante e esponja no local escolhido, pressionando-o firmemente.
  • Encaixa o dispositivo no suporte, certificando-te de que ele esteja bem preso, é possível que tenhas de fazer um pouco mais de força até ouvir um Click. Ajusta o ângulo e a posição do dispositivo de acordo com a tua preferência.
  • Conecta o cabo de alimentação na entrada do isqueiro do carro. Esconde o excesso de cabo em baixo do painel ou do porta-luvas, se possível.
  • Conecta o cabo auxiliar na saída AUX do dispositivo, e liga a outra ponta na entrada AUX do rádio do carro. Se o teu rádio não tiver uma entrada AUX, podes usar a saída FM do dispositivo para transmitir o som para o rádio. Nesse caso, precisas escolher uma frequência FM livre no dispositivo e no rádio.
  • Prende o controlo remoto no volante do carro, usando as tiras elásticas fornecidas.

Conexão

Para conectares o iPhone ao ATOTO P8 apenas precisas de ligar o carro, ir às Definições do telefone > Bluetooth e procurar pelo nome do aparelho e clicar nele. Só terás de fazer isto uma vez, visto que o aparelho vai guardar o teu iPhone. E sempre que rodares a chave do carro, o aparelho vai iniciar, vai conectar-se ao teu iPhone e consequentemente fazer a conexão ao CarPlay.

Como já referi, a ligação ao áudio do automóvel pode ser feita de duas formas: via cabo AUX ou via frequência FM. Via AUX, é aparentemente a mais simples, já que após a ligação do cabo a cada entrada, apenas terás de alterar a fonte no sistema de som.

No caso da frequência FM, o processo leva um pouco mais de tempo, mas continua a ser bastante simples. Na interface inicial, estará presente um widget, onde podes escolher uma frequência, obrigatoriamente que não esteja ocupada, elegendo a mesma no rádio do carro. Deste modo, o ATOTO P8 irá transmitir o som via ondas de rádio, sem qualquer perda de qualidade.

Interface

Uma vez ligado, o utilizador é recebido com uma animação personalizável, seguida pelo menu principal, que é claro e intuitivo.

Conclusão

Tendo em vista o seu valor, o ATOTO P8 destaca-se em termos de construção e desempenho. Ele integra-se perfeitamente ao sistema de áudio do carro e oferece uma excelente conexão com o iPhone. A qualidade do microfone nas chamadas pode ser um ponto de melhoria, mas dada a sua relação custo-benefício, é um investimento a considerar para quem não deseja renovar o sistema completo do carro.

João Sanches profile image João Sanches
Publicado a
Reviews