Beats Solo 4 - Review: Uma sinfonia de altos e baixos

Beats Solo 4 - Review: Uma sinfonia de altos e baixos

Escrito por
5 minutos de leitura

Os recém-lançados Beats Solo 4 chegam ao mercado com uma missão audaciosa: proporcionar uma experiência de som premium num design compacto, versátil e, sobretudo, mais acessível. Mas será que conseguem alcançar esse objetivo?

Vem comigo explorar em detalhe e descobrir se os novos headphones da submarca da Apple conseguem realmente cumprir as promessas que fazem.

Beats Solo 4 na cor azul ardósia

Qualidade de som aprimorada

Começando pelo aspecto mais crucial num produto desta categoria: a qualidade de som. A Beats promete uma experiência de áudio aprimorada com drivers melhorados, acústica recalibrada, resposta de frequência aprimorada, entre outros.

Uma série de melhorias em relação ao modelo antecessor para atrair até mesmo os audiófilos mais exigentes. Isto, claro, para além do suporte ao áudio espacial que é um ponto positivo desta nova geração.

Os Beats Solo 4 impressionaram-me com a sua qualidade de som aprimorada, especialmente quando comparados aos antecessores Solo 3. Estamos diante de um modelo bem equilibrado em termos de som, embora não tanto quanto os Studio Pro. Aqui percebo que há um ligeiro desequilíbrio entre agudos e graves, algo já característico em produtos da subsidiária da Apple.

Apesar de não ser um especialista, dou nota positiva neste ponto do áudio.

Carregamento USB-C é uma excelente novidade!

A inclusão da porta USB-C é uma adição mais do que bem-vinda aos Beats Solo 4. Saindo do antigo Micro-USB da versão anterior, é um alívio ver essa atualização na conectividade, não apenas para carregamento.

Beats Solo 4 na cor azul ardósia

Isto merece destaque, especialmente considerando que nem mesmo os AirPods Max (os principais headphones da Apple) possuem esta entrada - apesar dos rumores sugerirem que um novo modelo com USB-C está em desenvolvimento.

O USB-C não só é uma porta amplamente utilizada no nosso dia a dia, pois já está integrada na maioria dos dispositivos que usamos. Também oferece versatilidade, permitindo não apenas o carregamento, mas o acesso a recursos como áudio sem perdas - algo que audiófilos ou até mesmo utilizadores casuais certamente apreciarão - elevando a experiência auditiva a um novo patamar.

Autonomia para "dar e vender"

A autonomia da bateria prometida para os Beats Solo 4 é de até 50 horas, um dado inegável. A bateria dura, dura e dura... E também, em caso de necessidade, a tecnologia Fast Fuel permite fazer um carregamento super rápido.

E se a bateria acabar mesmo e não houver possibilidade de os carregar no momento? Não há problema. O uso do cabo de áudio de 3,5 mm não requer bateria, permitindo uma reprodução sem interrupções.

Compatibilidade universal

Já que estou numa maré de destacar pontos positivos, os Beats Solo 4 também se destacam pela sua compatibilidade universal. Seja em dispositivos Apple, Android ou até mesmo PC Windows, eles conectam-se rapidamente e funcionam perfeitamente em qualquer plataforma.

É verdade que, apesar da compatibilidade universal, a experiência de integração com dispositivos Apple tende a ser mais fluida. Isso deve-se ao facto de não ser necessária a instalação de aplicações adicionais para usufruir completamente do produto.

No caso do Android, embora seja possível realizar o emparelhamento rapidamente através da tecnologia Fast Pair, geralmente é necessário utilizar a app Beats disponível na Google Play Store para ter acesso a funcionalidades extra. Mas é sempre um passo adicional.

Design desconfortável, apesar das (supostas) melhorias

Estás a ver quando uma maçã é muito bonita por fora mas quando a cortas ao meio percebes que ela está podre por dentro?... Pois é este o caso dos Beats Solo 4.

É muito bonito no papel, mas depois quando os usas extensivamente percebes que... falha em pontos fulcrais - pelo menos para mim.

O design destes headphones impressiona pela sua beleza e minimalismo. As opções de cores foram bem escolhidas - como não poderia deixar de ser numa empresa sob alçada da Apple - mas quando vamos a avaliar melhor o conforto deste produto... percebemos que algo está errado aqui.

Beats Solo 4 nas suas três opções de cores - azul ardósia, rosa nuvem e preto mate

O design on-ear continua a ser o principal motivo de reclamações quanto ao conforto destes headphones. Vais sentir a ficar apertado ao redor das orelhas (como é o meu caso), causando um grande nível de desconforto em longas sessões de audição.

Beats Solo 4

Um sistema de ajuste mais acolchoado na parte superior da cabeça também poderia ajudar a tornar o uso prolongado mais confortável - já que causa uma certa pressão no topo da cabeça.

Claramente, este não é um produto destinado a ser usado por várias horas seguidas... E quando um wearable não é confortável ao uso...

Falta ANC e modo transparência

Uma lacuna difícil de entender neste produto é a falta do modo transparência e do cancelamento ativo de ruído (ANC), mesmo com o isolamento passivo que se faz sentir por conta do seu design on-ear.

Esta limitação não faz qualquer sentido, especialmente levando em consideração o preço puxado do produto. Foi feita uma economia arrogante por parte da Apple/Beats, especialmente considerando que modelos mais baratos, por exemplo, os Beats Studio Buds+ ou os Beats Fit Pro já o incluem.

Beats Solo 4 - Caros para o que oferecem...

Considerando as limitações mencionadas em termos da ausência de recursos como cancelamento ativo de ruído, modo transparência ou até a falta de conforto, os Beats Solo 4 são claramente demasiado caros. Embora ofereçam uma qualidade de som sólida, boa autonomia e um design atraente, o preço é um evidente obstáculo para quem espera mais de uns headphones.

Beats Solo 4

Se estás disposto a sacrificar o conforto e funcionalidades que chamaria de essenciais nuns headphones de 230€ em troca de um design atraente, os Beats Solo 4 estão à tua espera. No entanto, se priorizas o conforto e recursos como ANC e modo transparência, encontrarás certamente opções mais adequadas em outras marcas e modelos dentro do mesmo intervalo de preço.

Prós

  • Design atraente
  • Qualidade de som geral bom
  • Carregamento USB-C
  • Boa autonomia
  • Compatibilidade universal (Apple, Android e Windows)

Contras

  • Headphones desconfortáveis no uso
  • Sem cancelamento ativo de ruído (ANC) ou modo transparência
  • Caros para as limitações que apresenta
Ajuda o iFeed a crescer partilhando este artigo nas redes sociais!
O link foi copiado!

Deixa o teu comentário

Também vais gostar deste conteúdo...
Pedro Henrique Carvalho / / 1 minuto de leitura

Apple disponibiliza nova versão do iOS 18.1.1 e não só!

André Fonseca / / 2 minutos de leitura

Apple quer desengavetar projeto antigo de Steve Jobs

Pedro Henrique Carvalho / / 1 minuto de leitura

iPhone SE 4 deverá chegar ao mercado em março de 2025

André Fonseca / / 2 minutos de leitura

Final Cut Pro 11 foi lançado para Mac com muitas referências a AI