Boom 3D: Experiencia a imersividade com qualquer tipo de headphones

O som que sempre quiseste com os headphones que sempre tiveste! Curioso? Lê aqui como consegui-lo.
5 mins de leitura
Boom 3D: Experiencia a imersividade com qualquer tipo de headphones
Publicidade
Publicidade

Áudio espacial, equalização, som tridimensional. Termos sobejamente conhecidos nos tempos que correm. Recordo-me muito bem dos meados da década de 1990, em que este tipo de abordagens ao som eram retumbantes novidades para os nossos computadores pessoais. Novidades que implicavam a aquisição de placas de som caríssimas, acompanhadas por colunas 5.1 e por drivers e softwares proprietários.

Embora vivamos a anos-luz (tecnologicamente falando) dessa época, em boa verdade, continuamos a necessitar de adquirir dispositivos, desta feita, headphones ou auriculares caríssimos para podermos experienciar este tipo de efeitos, que pessoalmente considero extraordinários, e sem os quais já nem me sabe bem ouvir música ou ver uma série ou filme.

E se eu te dissesse que talvez não precises de headphones topo de gama para poderes experienciar o visionamento de um filme ou a audição de uma música com toda a imersividade que a tecnologia atual te permite?

E se eu te dissesse que, para além de processadores embutidos nos auriculares e reforçados por algoritmos musculados, existe a possibilidade de teres um software simples de operar e rapidíssimo a instalar, que te oferece som surround 3D multi-canal, áudio espacial e muitas outras inovações, todas elas controláveis ao teu gosto, em qualquer tipo de headphones? Pois bem, apresento-te o Boom 3D!

Leste bem: em qualquer tipo de headphones. Criado pela empresa Global Delight Technologies, o Boom 3D permite-te estender a todos os conteúdos audiovisuais dos teus serviços de streaming ou dos teus jogos, efeitos que por vezes não estão disponíveis, ou que só poderás experienciar com headphones compatíveis. Opções como Áudio Espacial não abrangem na íntegra os catálogos da Apple Music ou do Spotify. Só até recentemente é que empresas como a Netflix anunciaram esta opção nos seus filmes e séries. Apenas para dar dois exemplos.

Mas se o Áudio Espacial fosse a única coisa de que o Boom 3D é capaz... há muito mais, o que torna este software muitíssimo útil e apelativo.

Intensificador de volume e som surround 3D

Simples, rápido e extremamente eficaz. Basta olhar para o interface para não haver qualquer dúvida de que o controlo é teu. Logo no topo, tens dois elementos: a ativação do Boom, à esquerda, e o seletor de tipo de output à direita.

Clicando no ícone do Boom, podes liga-lo e desliga-lo. Experimenta alternar entre um e outro. Esta "brincadeira" é impressionante, porque consegues desde logo perceber a enorme diferença, não mais querendo ter este software desligado.

À direita, clicando em O/P, podes escolher entre os vários tipos de headphones, auriculares, e mesmo colunas externas, para o que o Boom 3D melhor se possa adequar às especificades de cada um.

Mais abaixo, à esquerda tens o ícone para ativar o som surround 3D. A partir daí, poderás configurar o som da maneira que mais te agrade. É muito divertido faze-lo, porque tens sete ângulos envolventes, um regulador de intensidade de volume e um controlo dos baixos.

Mas se fosse só isto...

Pois. É que para além do som surround 3D podes ainda configurar a quantidade de vários outros efeitos que adornam o que estás a ouvir, até obteres a combinação perfeita.

Podes controlar a ambiência, a  fidelidade, o áudio espacial e o pitch, tendo ainda a possibilidade de regular um modo noturno, cada vez mais necessário para aquelas noitadas de séries, de jogatanas ou mesmo de descontração absoluta a ouvir as tuas músicas preferidas.

Só que, para além de todas estas possibilidades, tens ainda um equalizador com pré-definições bastante mais afinadas do que as que habitualmente os telemóveis ou computadores te disponibilizam. Não te esqueças de que estou a falar de um software especializado em som, criado por uma empresa que anda nestas lides há uns anos largos.

Deste modo, para além de pré-definições especialmente criadas para jogar ou para o teu Mac, tens muitas outras, aplicadas aos vários géneros e domínios musicais, bem como aos diferentes timbres de som: BassBoost, Acoustic, 60's, Classical, Dubstep, Electronic, Flat, HipHop, House, Jazz, Loud, Music, Party, Pop, Reggae, Rock, Soft, Treble, Vocals, R&B, e Metal.

Existe ainda um modo avançado, que te permite calibrar com muito mais detalhe as frequências, se estiveres para aí virado. E, se reparares, ainda tens a secção inferior do Boom 3D. Na imagem, vês a Rádio Comercial a tocar. Mas podes ter as que quiseres.

Exato: sintonizar rádios locais e internacionais. Mas, e a tua música? Claro que também podes aceder aos conteúdos da tua plataforma de streaming favorita e reproduzi-los. Ou seja, tens neste software um leitor multimédia avançado, se assim o pretenderes. Caso prefiras, poderás continuar a utilizar os teus métodos convencionais de reprodução audiovisual ou sonora, tendo o Boom 3D a operar em plano de fundo para assegurar o notável melhoramento da tua experiência de audição.

No canto inferior direito, tens o ícone com a nota musical e uma prática barra de busca. A primeira controla a tua playlist. A segunda, procura por rádios e pelas tuas músicas muito rapidamente, para que não percas tempo precioso de audição.

O Boom 3D não deixou nada esquecido. Graças ao sistema Boost FX, até os sons-padrão que estás habituado a ouvir nas tuas apps ganham toda uma nova vida! Nada como elevar as experiências mais mundanas para um dia a dia mais interessante.

Finalmente, se instalares a app Boom Remote no teu iPhone, podes transforma-lo num controlo remoto do teu Mac. E que ainda por cima funciona no Spotify, VLC, QuickTime e na Apple Music!

E porque não experimentar?

Compatível com Mac (desde o macOS 10.10.3) e Windows (desde o Windows 10), podes experimentar o Boom 3D por um período de 30 dias. Ou então, aproveita o desconto de 70% aplicado ao preço de compra: por apenas €12,89 poderás ficar permanentemente com um som incrível, e, bom... pagando aproximadamente 7% do preço de uns AirPods Pro. Avança e mergulha num som extraordinário!

Publicidade
Publicidade
Partilhar artigo