Carta à Apple: por favor, abandonem o Lightning no iPhone e adotem o USB-C!

Carta à Apple: por favor, abandonem o Lightning no iPhone e adotem o USB-C!

António Guimarães
∙ 3 minutos de leitura

Em 2015, a Apple estreou o USB-C no seu MacBook de 12 polegadas. Desde então, a empresa tem vindo a implementar esta entrada em todos os seus aparelhos principais, excepto um: o iPhone.

A Apple continua a resistir bravamente à mudança de Lightning para USB-C. Ironicamente, todos os iPhones desde a gama 12 utilizam cabos Lightning-USB-C. Por que não simplificar e tornar iguais as duas pontas?

União Europeia quer que a Apple adote USB-C nos iPhones

Este ano, a politicamente independente Comissão Europeia propôs que todas os fabricantes de smarphones adotassem USB-C. Esta medida visa diminuir o lixo eletrónico e facilitar a vida aos consumidores, de forma a evitar a compra desnecessária de adaptadores.

A medida contraria obviamente as políticas da Apple. Quando a empresa da maçã decidiu remover o adaptador de tomada das caixas dos iPhones, utilizou o argumento ambiental. Argumento esse facilmente demolido quando consideramos que os utilizadores agora tem de comprar adaptadores adicionais, gastando mais papel e plástico no processo.

A Apple não só removeu os adaptadores de tomada, mas mudou o cabo. Deixámos de ter Lightning-USB para Lightning USB-C. A Apple devia ter simplesmente aproveitado e alterado tudo para USB-C.

Se a maioria dos iPads tem USB-C, por que não o iPhone?

Apple não quer abdicar do controlo e receitas

Eu sou utilizador Apple e reconheço facilmente que a empresa é das mais "abusadoras" quando se trata de acessórios, principalmente adaptadores. A remoção da entrada de jack 3.5mm no iPhone 7, por exemplo, permitiu à Apple vender um acessório adicional aos seus utilizadores.

Acabar com o Lightning nos iPhones iria privar a Apple de uma pequena fatia de lucros. Adaptadores Lightning para jack 3.5mm, conversores para HDMI/DisplayPort, leitores de cartões SD e muitos outros acessórios.

A Apple já abdicou dessa fatia nos seus iPads, por que não fazê-lo nos iPhones? A resposta é provavelmente o controlo que a empresa quer manter nos acessórios. Caso não saibas, os iPhones conseguem por vezes detetar carregadores não originais e impedir a sua utilização. É uma situação que se pode tornar frustrante, obrigando à compra de acessórios originais.

Implementar USB-C significa deixar de ter a sua preciosa entrada proprietária e entregar os iPhones ao mundo dos adaptadores universais. É provável que a Apple considere que essa decisão possa danificar a imagem da empresa a longo prazo, o que não faz sentido visto que os iPads já utilizam USB-C.

Lightning be gone!

Nenhum utilizador se iria queixar de perder o Lightning

Acredito que até o fanboy mais extremo da Apple não se iria importar de utilizar USB-C no seu iPhone. Em primeiro lugar, permite maiores velocidades de carregamento. Em segundo, contribui para o ecossistema da empresa.

O ecossistema da Apple é, provavelmente, o mais bem construído da indústria da tecnologia. Computadores, tablets, telemóveis e auriculares em (quase) perfeita sintonia entre todos. Faz então sentido que todos os equipamentos utilizem a mesma entrada de carregamento certo?

Supondo que tens um MacBook, iPad e iPhone e ainda um par de AirPods Pro. Não seria perfeito teres um único carregador para tudo? Ou pelo menos que todos eles utilizem a mesma entrada para que não tenhas de comprar e transportar adaptadores? Acredito que sim e é como eu gosto de ter os meus equipamentos organizados. Com o mínimo de "tralha" de acessórios.

MagSafe pode ser a única forma de carregar um iPhone em breve!

Apple pode remover o Lightning mas não vai incluir USB-C

Esta é a minha previsão: a Apple vai remover a entrada Lightning em breve. Contudo, não irá substituir por USB-C. Vão simplesmente promover a utilização dos carregadores sem fios.

Já o estamos a ver a acontecer com o MagSafe. Aquando da apresentação da gama iPhone 12, a Apple finalmente apresentou uma solução própria de carregamento sem fios, que foi amplamente aceite pelos utilizadores.

Assim sendo, é provável que o iPhone 14 ou 15 remova a entrada Lightning por completo, atingindo o desejado portless device. Um equipamento sem entradas, onde todas as conexões são feitas sem fios.

Desta forma, a Apple esquiva-se da pressão da União Europeia e começa a vender apenas carregadores sem fios. De qualquer forma, a empresa ainda vai usufruir da venda de adaptadores durante uns bons anos até que o mercado e utilizadores se adaptem às mudanças.

Qual é a tua opinião? Achas que a Apple vai "dar o braço a torcer" ou tomar o seu rumo independente? Diz-nos nos comentários!

A tua subscrição no iFeed foi efetuada com sucesso.
Bem-vindo de volta! Iniciaste sessão com sucesso.
Perfeito! O teu registo foi concluído com sucesso.
O teu link expirou
Parabéns! Verifica o teu e-mail e utiliza o link para iniciar sessão.