• Home
  • Opinião
  • ChatGPT ou Gemini? A escolha não parece fácil para a Apple
ChatGPT ou Gemini? A escolha não parece fácil para a Apple
Pedro Henrique Carvalho

ChatGPT ou Gemini? A escolha não parece fácil para a Apple

PUB

Na mesma semana, Apple, Google e OpenAI foram tema de conversa por dias consecutivos. Aliás, toda a Internet esteve atenta aos últimos avanços, apresentados na Google I/O e na OpenAI Spring Update

A Apple acabou por estar envolvida no meio das duas apresentações na medida em que a OpenAI mostrou que o ChatGPT está pronto para transformar a utilização do iPhone, iPad e Mac. E não, não parece que a expressão transformar seja uma hipérbole aqui.

ChatGPT-4o ou Gemini, um destes estará totalmente integrado no próximo iPhone

As novas funcionalidades do ChatGPT-4o são formidáveis. Desde a capacidade para resolver problemas matemáticos, até ao momento em que consegue traduzir conversas entre duas pessoas em tempo real. Foram várias as demonstrações das qualidades do novo GPT-4o. 

Todavia, horas depois, a Google apresentou um conjunto bastante similar de funcionalidades novas para o Gemini, que ficarão disponíveis até ao final de 2024. Ora, como é que tudo isto envolve o teu iPhone? Fácil. Ambas as empresas, Google e OpenAI, querem que tu consideres a utilização dos seus serviços no teu iPhone. 

a cell phone sitting next to a green leaf

E a verdade é uma, um deles parece bem mais apelativo que o outro, sem sombra de dúvida. De facto, numa época em que Google, OpenAI e até a Microsoft apresentam soluções variadas no que toca a ferramentas dotadas de AI, há uma que se distingue com bastante facilidade, e é a OpenAI. 

O novo ChatGPT-4o não só parece tão inteligente quanto os concorrentes, como permite uma interação entre ti e a Inteligência Artificial como nunca a viste. Parece algo digno de filme. 

E é isso que, acima de tudo, deverá fazer recair a preferência do ChatGPT face ao concorrente Gemini. Todavia, nenhuma das duas ofertas terão realmente relevância para a maioria dos utilizadores dos produtos Apple a não ser que a mesma permita a sua integração no iOS e restantes sistemas operativos. 

Muito provavelmente, a Apple terá uma resposta já no dia 10 de junho quando apresentar as novas versões dos seus sistemas operativos, na WWDC 2024. Até lá, a Siri continuará à espera de saber qual o novo companion que tornará a mesma mais integliente e perspicaz do que nunca. 

Veremos. 

Fica a par de todas as novidades da Apple aqui no iFeed:

Pedro Henrique Carvalho profile image Pedro Henrique Carvalho
Publicado a
Opinião