Desde que existem computadores e informática que existem passwords. A necessidade de proteção e segurança evoluiu lado a lado com a tecnologia, e hoje esse tema está, mais que nunca, em cima da mesa praticamente numa base diária. As ameaças digitais são cada vez mais sofisticadas, e esse fator, por si só, torna premente a existência de atitudes defensivas com o máximo de antecipação possível.
Criar uma password forte há muito que deixou de ser suficiente para garantir a segurança das nossas contas, acessos e dispositivos. É necessário mudá-la com uma certa frequência de modo a evitar que caia em fugas de dados, o que abriria as portas a quem é mal-intencionado. Assim, de acordo com o responsável pela segurança da informação da Surfshark, uma vez por ano é a frequência ideal com que todos devemos alterar os nossos dados de acesso. Porém, acima de qualquer alteração está um outro fator, talvez mais importante:
"A alteração frequente da palavra-passe é sobrevalorizada. Não é uma prática recomendada. O NIST [Instituto Nacional de Normas e Tecnologia do Departamento de Comércio dos EUA] publicou as suas Directrizes de Identidade Digital 800-63-3, que afirmam que aumentar a complexidade da palavra-passe é melhor do que simplesmente alterá-la. Isto porque as alterações frequentes da palavra-passe encorajam o utilizador a reutilizar a mesma palavra-passe, mudando apenas um ou dois símbolos. Isto não representa um desafio significativo para a pirataria informática. Eu diria que deve alterar as suas palavras-passe uma vez por ano."
De acordo com a mesma fonte, uma password complexa representa um desafio maior do que simplesmente uma alteração frequente. Apesar de um ano ser a periodicidade aconselhada, a mesma pode ser adaptada se se verificar que algum dado nosso foi comprometido numa fuga de informação, se formos vítimas de algum ataque informático de qualquer espécie, se o nosso dispositivo for infetado com vírus ou malware, se partilharmos uma palavra-passe com alguém ou até se usarmos a mesma em mais do que um serviço diferente.
Uma password forte e complexa deve conter, no mínimo, doze caracteres, sendo os mesmos uma mistura de símbolos, números e letras maiúsculas e minúsculas. Além disso, devem evitar-se palavras óbvias ou combinações das mesmas, de forma a dificultar a vida a quem tentar quebrar a palavra-passe em questão.
A utilização de uma ferramenta de segurança como a Surfshark também ajuda na hora de proteger aquilo que nos é mais importante, digitalmente. Assim, juntámo-nos à Surfshark para oferecer aos nossos leitores um desconto de até 82%, acumulado com a oferta de dois meses de serviço! Para usufruir desta oferta basta clicar neste link dedicado à campanha e seguir as instruções. Aproveitem!
Deixa o teu comentário