Como desbloquear o iPhone com o Apple Watch enquanto utilizas uma máscara

Como desbloquear o iPhone com o Apple Watch enquanto utilizas uma máscara

O iOS 14.5 foi lançado ontem, e o seu recurso mais esperado é a capacidade de desbloquear um iPhone com Face ID enquanto se utiliza uma máscara.

Ricardo Crespo
∙ 3 minutos de leitura

A Apple lançou o seu sistema de reconhecimento facial – Face ID – em novembro de 2017 com o lançamento do ‌iPhone‌ X, oferecendo aos seus utilizadores uma forma ainda mais simples de desbloquear o iPhone do que o reconhecimento de impressão digital tradicional – Touch ID.

Uma vez que agora o uso de máscaras faciais é predominantemente obrigatório em vários locais, horários e contextos do nosso dia a dia, este recurso biométrico da Apple, o Face ID, acabou por sair prejudicado, fazendo com que grande parte dos utilizadores tivesse que digitar o seu código para desbloquear o dispositivo.

Ontem, a Apple lançou o iOS 14.5 que põe fim a este obstáculo com a introdução de uma nova funcionalidade que permite aos utilizadores de iPhone que possuam um Apple Watch desbloquear o dispositivo atráves do Face ID pelo meio de uma captura parcial do rosto, quando se está a utilizar uma máscara.

O processo é bastante semelhante a como funciona ao desbloquear um Mac com o Apple Watch. Quando o desbloqueio acontece, o utilizador recebe uma vibração tátil e uma notificação no Apple Watch a informar que o procedimento de desbloqueio foi bem sucedido.

No entanto, apesar de poderes utilizar o Apple Watch para desbloquear o ‌iPhone‌ enquanto estiveres a utilizar uma máscara, ele não poderá ser utilizado para autenticar compras do Apple Pay ou da App Store.

Para aproveitares este recurso terás que atualizar o teu iPhone e o teu Apple Watch para as suas mais recentes versões - iOS 14.5 e watchOS 7.4.


Ativar a funcionalidade Desbloquear com o Apple Watch

  1. Abre as Definições do teu iPhone;
  2. Desce até Face ID e código;
  3. Digita o código do teu iPhone;
  4. Desce até à secção 'Desbloquear com Apple Watch' e ativa a opção. (Se esta opção estiver inacessível, é sinal que precisas de atualizar a versão do watchOS do teu Apple Watch.)

Como desbloquear o teu iPhone com o Apple Watch

Para utilizar o Apple Watch para desbloquear o ‌iPhone‌, ele necessita de estar próximo, no pulso, desbloqueado e protegido por um código. Se ainda não configuraste um código, abre a aplicação Watch no teu ‌iPhone‌, seleciona Código -> Ativar código e digita o código que desejas utilizar (terás que fazer isso duas vezes para confirmar).

Notificação de desbloqueio do Apple Watch
Notificação de desbloqueio do Apple Watch

Na primeira vez que tentares desbloquear o teu ‌iPhone‌ com o Apple Watch enquanto utilizas uma máscara, o teu ‌iPhone‌ solicitará que digites o teu código. Depois de fazeres isso, todas as tentativas subsequentes de desbloqueares o ‌iPhone‌ enquanto utilizas uma máscara serão rápidas e perfeitas, com cada desbloqueio bem-sucedido acompanhado por uma breve vibração tátil no teu pulso.

Não te esqueças que precisarás de inserir o teu código sempre que removeres o relógio e na primeira vez que o configures a cada dia.

Se por alguma razão necessitares de bloquear o teu iPhone através do teu Apple Watch, poderás fazê-lo, carregando na botão "Bloquear iPhone". Ao fazeres isto, não poderás desbloquear novamente o iPhone com o Apple Watch, pelo que necessitaras de introduzir novamente o código de desbloqueio.


E tu? Estavas ansioso por esta funcionalidade? Conta-nos tudo na secção de comentários!

Outros artigos que podes considerar interessantes:

Imagem em destaque de MacRumors

A tua subscrição no iFeed foi efetuada com sucesso.
Bem-vindo de volta! Iniciaste sessão com sucesso.
Perfeito! O teu registo foi concluído com sucesso.
O teu link expirou
Parabéns! Verifica o teu e-mail e utiliza o link para iniciar sessão.