O evento Apple Unleashed literalmente libertou os mais potentes laptops de sempre! Certo que assistimos uma "iPhonização" destes portentosos modelos Pro com a integração do notch no ecrã e com as designações "Pro" e "Max" aplicadas aos SoC M1, mas as coisas não se ficaram por aí.
Felizmente que a Apple também sabe ouvir os seus consumidores e, com toda a lógica (nem nunca percebi que ideia foi essa), devolver as tão necessárias portas, que passarei a apresentar:
MagSafe 3
Uma das maiores inovações de 2006, que fez desaparecer os impiedosos sustos decorrentes dos tropeções nos fios, e mesmo danos graves nos equipamentos. Este conector de libertação rápida está finalmente de volta, classificado pela Apple na sua terceira versão.
HDMI 2.0
Podia ser 2.1, mas não. De qualquer modo, o facto é que também está de regresso e é muito bem vinda.
Leitor de cartões SDXC
Olá novamente! Numa era em que estes cartões são usados em tudo e mais alguma coisa, o bom senso imperou e lá está tão útil ranhura.
Thunderbolt 4 / USB-C
Duas à esquerda e uma à direita (entre o leitor de cartões SDXC e a entrada HDMI).
Jack 3,5mm para auscultadores
Felizmente que não desapareceu porque ainda dá muito jeito.
O facto é que estas novas portas são um alívio. Parecem uma inovação porque os novos processadores permitem a ligação de dois (M1 Pro) ou até quatro (M1 Max) monitores com resolução até 6K, só para dar este exemplo.
Mas não são. Trata-se da correção de um caminho estranho e nada útil que a Apple estava a trilhar desde 2016.
Deixa o teu comentário