Conectividade nos novos MacBook Pro: as portas que regressaram

O evento Apple Unleashed literalmente libertou os mais potentes laptops de sempre! Certo que assistimos uma "iPhonização" destes portentosos modelos Pro com a integração do notch no ecrã e com as designações "Pro" e "Max" aplicadas aos SoC M1, mas as coisas não se ficaram por aí.

Felizmente que a Apple também sabe ouvir os seus consumidores e, com toda a lógica (nem nunca percebi que ideia foi essa), devolver as tão necessárias portas, que passarei a apresentar:

Fonte: Apple

MagSafe 3

Uma das maiores inovações de 2006, que fez desaparecer os impiedosos sustos decorrentes dos tropeções nos fios, e mesmo danos graves nos equipamentos. Este conector de libertação rápida está finalmente de volta, classificado pela Apple na sua terceira versão.

Fonte: Apple

HDMI 2.0

Podia ser 2.1, mas não. De qualquer modo, o facto é que também está de regresso e é muito bem vinda.

Leitor de cartões SDXC

Olá novamente! Numa era em que estes cartões são usados em tudo e mais alguma coisa, o bom senso imperou e lá está tão útil ranhura.

Thunderbolt 4 / USB-C

Duas à esquerda e uma à direita (entre o leitor de cartões SDXC e a entrada HDMI).

Jack 3,5mm para auscultadores

Felizmente que não desapareceu porque ainda dá muito jeito.

O facto é que estas novas portas são um alívio. Parecem uma inovação porque os novos processadores permitem a ligação de dois (M1 Pro) ou até quatro (M1 Max) monitores com resolução até 6K, só para dar este exemplo.

Fonte: Apple

Mas não são. Trata-se da correção de um caminho estranho e nada útil que a Apple estava a trilhar desde 2016.