Se costumas acompanhar as Keynotes da Apple certamente que estás familiarizado com o icónico “One more thing” proferido em palco durante anos a fio por Steve Jobs.
No fundo é um momento, já perto do fim da Keynote, em que o orador em palco “tira o coelho da cartola” e apresenta um outro produto ou inovação que o público não estaria à espera.
Mais recentemente, também Tim Cook já teve os seus momentos “One more thing”, um deles referentes à apresentação do headset Vision Pro na WWDC 2023.
Foram muitos os momentos “One more thing” que desde 1999 fizeram sonhar muitos de nós. A seguir listamos esses momentos para recordares, ou simplesmente, para no teu imaginário reviveres cada “novidade”.
1999
Apple AirPort
Foi o primeiro produto a ser destacado neste formato durante a Macworld Expo em São Francisco, EUA. Este equipamento era uma espécie de router que para além de permitir a ligação à internet, permitia a ligação de diversos produtos Apple em rede sem fios.
Apple Cinema Display 22’’
Este, revelado no mesmo ano na Macworld Expo em Nova Iorque, EUA, tratava-se de um monitor com qualidade acima do standard na sua época.
iMac DV (digital video) & iMovie
Foi o primeiro iMac com portas FireWire que representou também o primeiro passo da marca americana na edição de vídeo, trazendo essa possibilidade para o público em geral.

2000
Aqua
Foi o nome escolhido para a nova interface de utilizador do macOS, revelada em 2000 mais uma vez em São Francisco.
Power Mac G4 Cube
Mais tarde nesse ano em Nova Iorque, Steve Jobs, apresentava com estrondo uma versão compacta do Power Mac G4 que funcionava sem ventoinha tornado-o mais silencioso, à data uma “masterpiece” da engenharia.

2001
PowerBook G4
Com componentes de luxo e construção em titânio o PowerBook G4 marcava e revolucionava o mercado do computadores portáteis, e foi o único “One more thing” de 2001.
2002
iMac G4
Ainda hoje é das peças mais arrojadas de sempre da Apple no que toca ao design. Marcou também a sua época e foi uma “pedrada no charco” da monotonia dos computadores.

Compatibilidade do iPod com Windows
Ainda em 2002, Steve Jobs anunciava que o iPod passaria a dispor de compatibilidade com o Microsoft Windows abrindo assim muito o leque de utilizadores.
2003
Power Mac G5
Mereceu o título de computador pessoal mais rápido do mundo, apresentado na WWDC de 2003 o poderoso Power Mac G5 teve, por lapso, uma revelação prematura das especificações no site oficial.
PowerBook G4 12 polegadas
Conferia maior mobilidade ao laptop da Apple, tornando-o ainda mais portátil sem perder poder de fogo. Com 12 polegadas de ecrã a marca de Cupertino mais uma vez marcava tendências.
2004
iPod mini em diversas cores
No seguimento do lançamento do iPod mini o “One more thing” foi usado para anunciar as diversas cores disponíveis do equipamento.

Apple Cinema Display 30’’
Foi à data anunciado como o maior monitor de alta resolução de sempre e as suas 30 polegadas eram de facto imponentes.
2005
iPod Shuffle
A primeira geração deste produto que se viria a tornar mais pequeno e prático nas seguintes gerações.
Filmes e séries na iTunes Store
Foi também em 2005 que foi anunciado que shows de TV seriam adicionados ao iTunes para poderem ser usufruídos nos equipamentos Apple, mediante compra.
2006
MacBook Pro
Veio substituir toda a linha PowerBook e revelou-se um sucesso de vendas que dura até hoje, tendo ao longo dos anos sofrido várias atualizações de design e obviamente de componentes.
Apple TV
Com a adição de filmes e séries à iTunes Store pedia-se um equipamento capaz de reproduzir esses e outros conteúdos diretamente na televisão. Em 2006 surge então a primeira geração da set-top box Apple TV.

2007
Safari para Microsoft Windows
Neste ano de 2007 foi a única novidade a merecer o destaque “One more thing”, era uma tentativa de aumentar cota de mercado do Safari, contudo sabemos hoje não se veio a revelar uma medida bem sucedida.
2008
Nova geração MacBook
Dois anos após o lançamento do primeiro MacBook, eis que em 2008 num novo design e construção, o portátil da Apple subiu de nível com corpo totalmente metálico e ecrã LED retroiluminado.
2009
iPod Nano com câmara e microfone
A quinta geração do iPod nano ganhava um ecrã maior e foi também introduzida uma câmara e um microfone para poder gravar e ver os vídeos gravados no próprio dispositivo.

2010
FaceTime
A app FaceTime foi apresentada num iPhone 4, e como experiência Steve Jobs fez uma chamada de vídeo para Jony Ive. Quando a chamada é estabelecida a imagem é igualmente transmitida para o grande ecrã do auditório e provocou, como habitual, grande entusiasmo junto dos presentes.
Apple TV segunda geração
Uma versão bastante melhorada, com superior desempenho e com uma caixa mais pequena, este design segue ainda hoje praticamente o mesmo.
MacBook Air segunda geração
Dois anos depois daquele momento único em que Steve Jobs tira o MacBook Air de dentro de um envelope, eis que em 2010 surge a segunda geração do MacBook Air, a partir daí também disponível num tamanho mais compacto de 11 polegadas, para além do modelo de 13 polegadas.
2011
iTunes Match
Aquele que viria a ser o último “One more thing” de Steve Jobs, revelou-se os primórdios do Apple Music. O conceito era guardar as nossas bibliotecas de música na cloud para poderem ser ouvidas em qualquer dispositivo, em qualquer lugar.
2014
Apple Watch
Este foi especial. Foi o primeiro da era pós Steve Jobs, o primeiro com Tim Cook no comando da Apple e foi também o primeiro vislumbre do Apple Watch, smartwatch que se viria a revelar sucesso de vendas, líder mundial até aos dias de hoje.

2015
Apple Music
O serviço de streaming de música da gigante de Cupertino tornava-se uma realidade, não trazia muito de novo em relação a outros serviços do género que já existiam, porém, mais do que uma novidade, marcava um primeiro passo para cimentar a continuidade da aposta nos serviços por subscrição.
2017
iPhone X
Foi o terceiro “One more thing” de Tim Cook, o iPhone X veio redefinir a orientação do design da Apple para os anos seguintes, trouxe acima de tudo um novo aproveitamento da área frontal do equipamento, bem como o Face ID como autenticação biométrica.

2023
Vision Pro
Chegamos ao mais recente e certamente que vai ficar não só na história da Apple como do mundo num todo. O Vision Pro deu o pontapé de saída para a nova era da computação espacial, onde o conteúdo digital se encaixa perfeitamente com o teu espaço físico. Este é um headset de realidade mista que possibilita fazeres as coisas que mais adoras de maneiras nunca antes possíveis. O preço, esse é salgado mas quando te inteiras de toda a tecnologia presente no dispositivo e o grau de inovação, tudo faz sentido. É um dispositivo que parece vindo do futuro, só que disponível já no presente.

Fica a par de todas as novidades da Apple aqui no iFeed: