Há quem defenda que a dimensão portátil do MacBook deve ser preservada, ligando-o à corrente somente quando necessário. Por outro lado, há quem advogue que este só tem a ganhar ao estar sempre ligado à corrente. A resposta não é simples o suficiente para escolhermos já uma destas correntes de pensamento.
A realidade é que as baterias de lítio - como é o caso das que encontramos nos MacBooks - não correm o risco de sobrecarregar, visto que deixam de carregar aos 100%, mesmo continuando ligadas. Ainda assim, não devemos deixá-las chegar ao zero, pois podem ficar danificadas ou até deixar de funcionar. Todavia, isto não significa que os MacBooks devem estar sempre ligados à corrente.
As baterias de lítio, mesmo quando novas, começam imediatamente a perder capacidades. Aqui ficam algumas causas para a aceleração deste processo.
Ciclos de carga/descarga
Nada dura para sempre e as baterias não são exceção. Todas as baterias têm um limite de ciclos de carga e descarga, portanto, carregar o MacBook todos os dias acaba por não ser saudável.
Quanto mais alto o nível de carga, menor a duração da bateria a longo prazo. 100% da capacidade de uma bateria de lítio corresponde a 4.20 volts por célula, o que encurta a vida da bateria para 300 a 500 ciclos de carga e descarga.
O lado positivo é que o macOS tem uma funcionalidade de Carregamento Otimizado que só carrega a bateria até aos 80%, passando este limite apenas quando há necessidade.
Calor
A exposição a temperaturas elevadas é perigosa para todos, inclusive para o teu MacBook. Temperaturas superiores a 25ºC levam a que, passado um ano, a capacidade total da bateria baixe para 80%, enquanto que temperaturas de 40ºC provocam uma descida para os 65%.
Apesar de as temperaturas exteriores constituírem um fator importante, é preciso não esquecer que tarefas como jogos ou edição de vídeo aumentam exponencialmente os níveis de calor do MacBook, sendo este um fator que merece especial atenção e cuidado.
A questão mantém-se: deves ou não deixar o teu MacBook ligado à corrente? A resposta está no equilíbrio. Deixar o portátil constantemente ligado tem consequências a longo prazo, assim como o carregamento diário. Ter estes fatores em atenção - e nunca descurar a exposição ao calor - vai permitir-te cuidar o melhor possível da bateria do teu MacBook.
Deixa o teu comentário