Devolo WiFi 6 Repeater 3000: não percas sinal Wi-Fi em casa

Devolo WiFi 6 Repeater 3000: não percas sinal Wi-Fi em casa

Se a tua rede WiFi não é suficiente para chegar a todas as partes da tua casa, ou escritório, vê a nossa análise ao Devolo WiFi 6 Repeater 3000.

7 mins de leitura
PUB

Um dos grandes constrangimentos de muitas habitações, é o sinal do router WiFi não ser suficiente para chegar a todas as divisões da casa. E ainda que o sinal chegue a todos os cantos da casa, sejam quartos, WC, garagem, jardim ou até o quintal, por vezes a realidade é que a experiência de navegação na web, videochamadas, jogos online, serviços de mensagens, entre outros serviços semelhantes, é muito má. De igual forma, o mesmo pode acontecer em edifícios e infra-estruturas empresariais, como escritórios, setores logísticos, setores operacionais, ou qualquer outro departamento que dependa de uma boa ligação estável.

Embora existam soluções específicas para cada situação, com particular incidência no setor empresarial, a verdade é que para o setor particular, problemas como os descritos acima podem ser facilmente resolvidos com recurso a um repetidor WiFi, como por exemplo, o Devolo WiFi 6 Repeater 3000. A mesma lógica poderá ser replicada para o setor empresarial, quando falamos de micro, pequenas e até médias empresas. Logicamente que para grandes empresas, a empresa alemã Devolo, apresenta um portfólio de outras soluções mais orientadas e específicas que atendam as suas necessidades.

Se porventura tens fraco ou nenhum sinal WiFi em algumas divisões da tua casa ou até mesmo no escritório, o Devolo WiFi 6 Repeater 3000 é a solução para o teu problema. Este repetidor permite que possas utilizar o teu Mac, PC, iPhone, iPad, consolas ou qualquer outro smartphone ou tablet sem perderes o sinal WiFi. Desse modo, qualquer tarefa digital que dependa de uma boa conexão WiFi, fluirá sem qualquer tipo de problema.

Devolo WiFi 6 Repeater 3000

Fica atento à análise deste repetidor, e verás como em poucos minutos e à distancia de poucos passos, os problemas de rede WiFi em casa ou no escritório serão colmatados.

Especificações técnicas do Devolo WiFi 6 Repeater 3000

Este repetidor apresenta as seguintes características técnicas:

  • 1 porta Ethernet LAN Gigabit com as normas IEEE 802.3 u/ab/x/az.
  • WiFi 6 com as normas IEEE 802.11 a/b/g/n/ac/ax/k/v/r.
  • 2x2 Multi-User- MIMO.
  • Frequência 2,4 GHz com velocidades de até 574 Mbps.
  • Frequência 5 GHz com velocidades de até 2402 Mbps.
  • Botão WPS.
  • Sinal LED com o status do repetidor e a intensidade do sinal WiFi ao router.
  • Botão reset.
  • WiFi Mesh.
  • Encriptação Wi-Fi WPA/WPA2/WPA3 Personal, para melhor proteção.
  • Site do repetidor via browser
  • Aplicação de rede para iOS, iPadOS, macOS com Apple Silicon e Android.
  • Software cockpit para macOS, Windows e Linux.
  • Peso de 300 gramas
  • 14,5 cm de altura, 7,1 com de largura e 4,5 cm de profundidade.
  • Controlo Parental.
  • WiFi para convidados mas apenas no modo de ponto de acesso.

Design do Devolo WiFi 6 Repeater 3000

No que ao design diz respeito, o Devolo WiFi 6 Repeater 3000 está em linha com outros dispositivos do mesmo segmento existentes no mercado. Como já supracitado no tópico das especificações técnicas, as suas dimensões são de 14,5 cm de altura, 7,1 com de largura e 4,5 cm de profundidade. Fica evidente que são umas dimensões generosas e que logicamente saltará à vista a sua presença numa tomada. Ainda assim, nada que incomode na prática.

Devolo WiFi 6 Repeater 3000

No topo do dispositivo está embutida uma porta LAN Gigabit (RJ45) que permite ligar um cabo de rede com suporte a uma velocidade de até 1 Gbps (1000 Mbps). Um recurso útil caso precises de ligar um computador, uma consola ou uma smart TV por cabo perto do Devolo WiFi 6 Repeater 3000.

No lado direito do repetidor, encontras o botão WPS para uma fácil conexão ao router principal da habitação e o botão reset para restaurar as definições de origem do dispositivo. Na frente encontra-se o logótipo da marca e uma luz LED que indica o status do repetidor bem como a intensidade do sinal WiFi ao router.

Devolo WiFi 6 Repeater 3000

Configuração simples e rápida

Sem grandes complicações, a configuração do Devolo WiFi 6 Repeater 3000 é rápida e está ao alcance de qualquer um. Depois de conectado à tomada, apenas tens de premir o botão WPS no teu router principal e no repetidor para que ele fique configurado e instalado.

Se acaso a funcionalidade WPS falhar ou simplesmente o router principal não possuir um botão WPS, podes recorrer à aplicação Devolo Home Network disponível para iOS/iPadOS/macOS e Android e configurar a partir daí. Também é possível configurares o repetidor através do browser do teu computador. Uma nota interessante, é que depois de criada a ligação, o repetidor ficará com a mesma SSID e password do router original.

Para configurares o repetidor só precisas de selecionar a opção "Instalar novos dispositivos" na aplicação para macOS, iPadOS, iOS e Android. Escolhe o tipo de dispositivo ou kit que pretendes instalar, neste caso repeaters, e segue os passos requeridos até que a instalação fique concluída. Posteriormente poderás utilizar a mesma interface da aplicação para adicionar (+) mais dispositivos como os Devolo Magic, Mesh, dLAN ou outros repeaters.

Controla tudo com a aplicação Home Network da Devolo

Com a aplicação Devolo Home Network, além de teres acesso a uma interface para configurares o repetidor, também tens acesso às seguintes funcionalidades:

  • Vista geral do dispositivo.
  • Ligar/desligar o LED de satus.
  • Atualizar o firmware manualmente.
  • Abrir a interface web do repetidor.
  • Reiniciar o repetidor.
  • Repor o repetidor para as definições de fábrica.
  • Informações sobre os dispositivos que estão conectados.
  • Ferramentas de gestão WiFi, que permite modificar as definições WiFi.
  • Criar uma rede de convidados.
  • Executar testes de velocidade de internet.
  • Abrir a interface web do router principal.
  • Um centro de ajuda, caso precises de assistência técnica com o teu equipamento Devolo
  • Instruções sobre como utilizar o repetidor.

Todos estes recursos na aplicação só estão disponíveis quando estás conectado ao mesmo WiFi onde executaste a configuração local. Desse modo, não é possível utilizares a app da Devolo enquanto te encontres fora de casa, seja por rede móvel ou outra rede WiFi.

Desempenho do Devolo WiFi 6 Repeater 3000

Confesso que olhava para estas soluções com algumas reticências. Porém, quando experimentei o Devolo WiFi 6 Repeater 3000 as desconfianças desapareceram. Efetivamente é uma solução que funciona bem e que certamente resolverá o problema de pouco ou até nenhum sinal WIFi em várias divisões da habitação.

Devolo WiFi 6 Repeater 3000

Nos teste por mim executados, a melhoria de sinal em áreas da minha residência foi claramente evidente e com velocidades bem interessantes. Até no jardim e quintal consegui apanhar rede WiFI com valores de download e upload significativos e com uma baixa latência (Ping em ms). Na divisão da casa onde se encontra o router principal, a operadora entregou uma velocidade de download de 616 MB de download e 260 MB de upload com uma latência de 6 ms.

Contudo, quando efetuei os mesmos testes de velocidade no jardim, ou em anexos na periferia da minha habitação, deparei-me com uma velocidade muitíssimo inferior. As velocidades de download ficaram-se pelos 5,26 MB enquanto que o upload ficou na casa dos 8,02 MB.

No entanto, assim que o Devolo WiFi 6 Repeater 3000 entrou em cena, as coisas mudaram de figura, aumentando de forma significativa as velocidades de download e upload. Desta feita, a velocidade de download fixou-se na casa dos 56,6 MB, ao passo que a velocidade de upload chegou aos 34,7 MB com uma latência de 7 ms. Velocidades mais que suficiente para desfrutar de uma boa experiência na navegação web, enquanto descanso no sossego do meu jardim.

Fica clarividente que o Devolo WiFi 6 Repeater 3000 consegue resultados muito positivos no que concerne a melhores velocidades de download e upload. Uma nota importante: um repetidor de sinal WiFi não irá aumentar nem melhorar a velocidade de internet que a operadora entrega. Este tipo de dispositivos apenas replica o sinal do router e dessa forma expande o alcance do sinal WiFi que o router da operadora entrega.

Conclusão e notas finais

Em suma, se necessitas de um maior alcance WiFi com recurso à norma WiFi 6, com uma configuração rápida e simples o Devolo WiFi 6 Repeater 3000 é a solução ideal. Aumenta o alcance do WiFi existente com velocidades de até 3 GB por segundo (3000 Mbps). Liga qualquer dispositivo eletrónico desde, smartphones, tablets, computadores, consolas, smart TVs, etc. Este repetidor é compatível com qualquer router WiFi.

Configura tudo facilmente, graças à função WPS premindo apenas o botão do router e o botão do repetidor. Outro recurso interessante é a prioridade automática dos fluxos de dados. Um exemplo disso é a prioridade nas videochamadas ao invés de atualizações noutros dispositivos. Uma porta LAN Gigabit permite ligações para dispositivos estacionários. O Devolo Wi-Fi 6 Repeater 3000 também pode ser utilizado como ponto de acesso WiFi, para criar uma nova rede WiFi.

Podes adquirir o Devolo WiFi 6 Repeater 3000 por 99,90 €.

O iFeed agradece à Devolo a cedência do Devolo WiFi 6 Repeater 3000 para análise.

PUB