Diz Olá ao iPhone 13 e ao iPhone 13 mini!

Diz Olá ao iPhone 13 e ao iPhone 13 mini!

Chegaram os novos iPhones! Neste artigo damos-te a conhecer o iPhone 13 e o iPhone 13 mini.

Gonçalo Antunes de Oliveira
∙ 4 minutos de leitura

Depois de tantos rumores que apontavam para o desaparecimento do iPhone mini, parece que andavam enganados. A Apple passou-nos bem a perna e decidiu manter no seu alinhamento este pequeno mas poderoso dispositivo que cabe no bolso de uma camisa.

Estando integrado num segmento inferior ao Pro, não se espera o mesmo tipo de aplicabilidade que os seus irmãos mais musculados. Mas o preço é também  mais apetecível. E vá lá, nem todos precisamos de um Pro. O que esta décima terceira iteração dos modelos convencionais dos iPhones nos traz fala por si.

Design

Tal como todos esperávamos, é um alívio ver o notch mais reduzido. Não tanto quanto gostaríamos, mas é um trabalho em curso. Os tamanhos mantêm-se: 5,4 polegadas para o mini e 6,1 polegadas para a versão normal.

O Ceramic Shield continua a conferir uma resistência a quedas sem precedentes, com uma rubustez acrescida graças à moldura de alumínio de qualidade aeroespacial. Evidentemente que referir a resistência à água e a salpicos não é novidade nenhuma, mas é sempre bom perceber que esta é a condição de normalidade de qualquer iPhone.

E cores... tantas cores: Meia-noite, Luz das estrelas, Azul, (PRODUCT) RED e Rosa!

Processador

Claro, depois do A14 só poderia vir o A15 Bionic. O mesmo que nas versões do Pro. É que as operações do Neural Engine e as filmagens em formato Dolby Vision não aparecem do nada. E com esta nova versão deste processador biónico, aquele que era considerado o mais rápido num smartphone no ano passado, agora, enfim... sem comentários! É AINDA MAIS RÁPIDO E EFICIENTE!

Câmaras

Se as câmaras do seu predecessor já supreenderam e muito. Agora estamos noutro patamar. Para começar, note-se que disposição é agora diagonal e não horizontal. Estabilização com o Sensor Shift passa a figurar nestas versões, diretamente herdado do iPhone 12 Pro Max! Uma correção inteligente da Apple para garantir que mesmo para aqueles cujas mãos tremem mais não têm desculpa para captar uma fotografia desfocada ou uma filmagem tremida.

Temos uma nova câmara Ultrawide de 12MP que permite a captação de mais 47% de luz, o que se traduz num importante impacto no Modo Noite. Já reparaste nas melhorias que a Apple desenvolveu nesta nova versão do iPhone? Quer nas fotografias, quer nos vídeos!

Com a introdução do modo Cinematográfico nestes modelos, as gravações vídeo assumem todo um novo patamar, nomeadamente com sensores que permitem o acompanhamento do protagonista. Gravações em 4K com Dolby Vision até podem ocupar muito espaço. Mas quem precisa de uma câmara profissional quando tem um Mini no bolso? E isto para não falar no modo inteligente HDR, desta vez na sua quarta versão, bem como no modo Retrato, cada vez melhor e mais detalhado.

Os novos iPhones 13 e 13 mini também suportam, pela primeira vez, o modo retrato em vídeo!

Ecrã

Mantendo, mas tendo desenvolvido o ecrã OLED Super Retina XDR, o novo iPhone consegue atingir 1200 nits em modo HDR e 800 nits em modo normal, o que significa mais 28% de claridade.

Bateria

Com tantas inovações, conviria que a autonomia melhorasse. Claro que sim. Agora com mais 2,5 horas de autonomia que o seu predecessor. Smart Data Mode é um novo modo de poupar bateria. Esta nova iteração dos iPhone permite gerir a rede de modo a que não tenhas que gastar bateria mediante essas situações.

Magsafe

Os ímanes vieram para ficar. Carregamentos cada vez mais rápidos e acessórios cada vez mais úteis. Bom... ainda não foi desta que o cabo Lightning desapareceu ou deu lugar ao USB-C. Uma parte de baixo sem orifício para carregamento talvez mesmo só no ano que vem... e ainda assim, veremos. Claro que as novas capas são extraordinárias, mas o mais interessante é que as carteiras MagSafe também funcionarão com a app FindMy.

Preços e disponibilidade

Os novos iPhones 13 e 13 mini estarão disponiveis para pré-compra por 829€ e 929€, respectivamente já esta sexta-feira, dia 17 de setembro. O lançamento mundial ocorre na sexta-feira seguinte, dia 24 de setembro. Os preços são os mesmos da série 12, a começar nos 128GB de armazenamento em vez dos 64GB.

Estás ansioso por ter um iPhone 13 ou 13 mini nas mãos?? Conta-nos tudo nos comentários!

A tua subscrição no iFeed foi efetuada com sucesso.
Bem-vindo de volta! Iniciaste sessão com sucesso.
Perfeito! O teu registo foi concluído com sucesso.
O teu link expirou
Parabéns! Verifica o teu e-mail e utiliza o link para iniciar sessão.