Drª Sumbul Desai na Web Summit: "os recursos de saúde da Apple empoderam as pessoas"

Desai enfatiza o percurso da empresa e os inúmeros recursos que promovem a saúde e bem-estar dos utilizadores.
Escrito por Daniel Pinto e
2 mins de leitura
Drª Sumbul Desai na Web Summit: "os recursos de saúde da Apple empoderam as pessoas"
Publicidade
Publicidade

A Apple volta a marcar presença na maior conferência sobre tecnologia da Europa, a Web Summit, que está a decorrer entre os dias 1 e 4 de novembro. A Dr.ª Sumbul Desai, Vice-presidente de Saúde da Apple, compareceu esta quinta-feira no palco principal do Altice Arena (o Centre Stage da Web Summit) para discursar sobre um tema pertinente que está associado a vários produtos da Apple e que é pertinente para a sociedade: como a tecnologia pode mudar a nossa vida e prever situações de risco?

Desai começou por dizer que ao adicionar constantemente novas funcionalidades aos produtos da Apple, a empresa está a democratizar o acesso a informações relacionadas com a saúde dos utilizadores. Quem tiver equipamentos Apple, pode obter dados detalhados sobre o seu bem-estar geral através dos sensores que compõem o telefone e o relógio inteligente da marca, graças a sensores como o de batimentos cardíacos do Apple Watch ou os sensores que compõem a Deteção de acidente nos modelos de iPhone e Apple Watch mais recentes.

Com as funcionalidades de saúde que a Apple tem vindo a implementar nos seus produtos ao longo dos últimos anos, as pessoas têm mais poder de decisão, conseguindo prever eventuais problemas de saúde e/ou adotar um estilo de vida mais saudável.

Durante a keynote, a executiva elencou outras funcionalidades presentes no Apple Watch e que ajudam as pessoas a conhecer e a proteger a própria saúde e segurança de maneira inteligente: notificações do ritmo cardíaco, a deteção de temperatura, o seguimento do ciclo menstrual com estimativa da última ovulação ou as chamadas de emergência que o dispositivo executa sempre que uma monitorização anormal sucede. A Apple trabalha junto dos utilizadores, programadores, instituições médicas e organizações de saúde existentes em todo o mundo para entregar recursos completos e aperfeiçoados, que melhorem a vida das pessoas. Desai deixou claro que as inovações da Apple neste campo apoiam-se constantemente na ciência e que já fizeram a diferença na deteção de graves problemas cardíacos. Muitos utilizadores, após terem acesso a este tipo de informações, melhoraram drasticamente a sua saúde por meio de atividades físicas diárias.

Sumbul Desai e a Apple na Web Summit

Na Apple, a Dr.ª Desai supervisiona as iniciativas ligadas à saúde na Apple, assim como o desenvolvimento de produtos clínicos, parcerias inovadoras e investigação médica. Além de liderar equipas que trabalham diariamente na realização de estudos de saúde de referência através das plataformas ResearchKit e CareKit, Desai é uma figura preponderante na criação dos novos recursos ligados à saúde disponibilizados no iPhone e no Apple Watch. Durante a pandemia da Covid-19, ela ajudou a liderar os esforços de resposta da empresa e o apoio à vacinação.

Importa notar que a empresa de Cupertino tem estado presente nas últimas edições da Web Summit, em Lisboa. Em 2018, fez-se representar por Lisa Jackson, responsável pela área do ambiente e iniciativas sociais da empresa, e, em 2021, por Craig Federighi, VP de Engenharia de Software da Apple.

Devemos um agradecimento muito especial à NordVPN pelo patrocínio da nossa cobertura na Web Summit.

Publicidade
Publicidade
Partilhar artigo