Eis os novos iPhones Pro da Apple: iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max

Eis os novos iPhones Pro da Apple: iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max

Conhece as novidades dos novos modelos Pro do iPhone!

Gonçalo Antunes de Oliveira
∙ 4 minutos de leitura

E já cá estão! Os irmãos musculados da décima terceira versão do produto mais vendido da Apple. Os iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max.

Design

Com um notch mais reduzido, mas ainda não desaparecido, à semelhança dos seus precessores, a gama Pro mantém as 6,1 polegadas (tal como a versão convencional) e umas generosíssimas 6,7 polegadas na versão Pro Max.

Com um vidro composto por cristais cerâmicos nanométricos, mais duro que muitos metais, partir estes meninos é um desafio. O facto de o ecrã estar perfeitamente ajustado à moldura de aço inoxidável de qualidade cirúrgica pode parecer um exagero. Mas Apple é assim: está tudo nos pormenores. É que afinal estamos a falar num dispositivo que custa quase dois ordenados mínimos.

Diferentes e diferenciadoras, as cores disponíveis desde modelo são Grafite, Ouro, Prata e Azul Sierra.

Processador

Partilhado por toda gama, o processador A15 Bionic constitui a natural evolução esperada nestes novos modelos. Dotado de novos núcleos de alta performance e um Neural Engine muto mais rápido, todas as suas capacidades irão muito além. Este processador foi também apetrechado com novos Display Engines, Video Encoders e Decoders, bem um novo sistema de cache duplo e novos processadores de sinal de imagem. Tal como seria de esperar, esta décima terceira versão arrasa os seus irmãos mais velhos e obviamente toda a concorrência!

LiDAR

Nunca imaginaríamos ter um sensor utilizado pela NASA nas missões a Marte embutido no nosso telefone. Se já lá estava no 12, claro que foi mantido no 13. É este o futuro - perdão - o presente! Realidade Aumentada. Este sensor mede o tempo que a luz demora a ser refletida num objeto para criar um mapa de profundidade do espaço em que se encontra... em nanossegundos! E que jeitão que dá ter este sensor quando se tiram fotografias ou se fazem filmagens em ambientes escuros.

Câmara

Continuando a linha anterior, o LiDAR garante capacidades avançadas ao sistemas de câmaras, potenciando uma excelente focagem automática, ainda mais rápida em ambientes de pouca luz.

Se é Pro, tem mais e maiores. Três câmaras:

  • Grande Angular com melhoria até 2,2 vezes em baixa luminosidade com abertura de f1.5;
  • Ultra Grande Angular melhorada até 92% em baixa luminosidade com abertura de f1.8;
  • Teleobjetiva de 77mm com um zoom ótico de 3 mm.

A Apple introduzou também a Macrofotografia que permite focar com mais definição quando em curtas distâncias. Esta inovação garante uma distância mínima de 2 cm. O detalhe nunca foi tão bom. E atenção que agora todas as câmaras têm Modo Noite!

Video

Se o iPhone 12 conseguia fazer mais do certas câmaras profissionais de cinema, o que dizer deste? À filmagem Dolby Vision HDR em tempo real foi adicionada o ProRes Video, que tornarão o detentor deste novo smartphone um autêntico realizador de cinema!

Ecrã

Com um ecrã Super Retina XDR melhorado, a Apple introduziu a capacidade Pro Motion, que permite uma adaptação automática entre os 10Hz até aos 120Hz (Refresh Adaptativo). Adapta-se inclusivamente à velocidade dos nossos dedos, garantindo poupança da bateria. As capacidades True Tone e a variação entre os 1000 e os 1200 nits em modo HDR constituem também mais um passo inovador nestes colossos da Apple.

Bateria

Com nova arquitetura interna, todos os iPhone 13 apresentam agora a maior autonomia de sempre na sua história. Desta feita, são garantidas, aliás, como acontece todos os anos, mais 2,5 horas do que o seus predecessores.

Magsafe

Ainda não foi desta que desapareceram os fios, cabos e cabinhos. Nem mesmo a substituição do Lightning pelo USB-C, tal como já acontece no iPad. Mas os ímanes continuam, e com eles, toda a gama Magsafe, que tanto jeito dá para carregamentos sem fio. Agora com as novas carteiras MagSafe preparadas para a aplicação FindMy, nunca a irás perder de vista!

Preços e disponibilidade

Os mais caros, mas sempre absolutamente extraordinários Pro. Agora mais rápidos e potentes que nunca. Os novos iPhone 13 Pro e 13 Pro Max custarão €1179 e €1269, respetivamente, iniciando-se nos 128 GB de armazenamento na sua versão base. No entanto, a Apple adicionou uma nova opção: armazenamento de 1TB!

Eles estarão disponíveis para reserva já a partir desta sexta-feira, dia 17 de setembro. A chegada ao mercado está prevista ocorrer na sexta-feira seguinte, dia 24 de setembro.

Vais esperar que os preços dos 12 Pro baixem, ou atacarás já estes colossos? Deixa-nos os teus comentários.

A tua subscrição no iFeed foi efetuada com sucesso.
Bem-vindo de volta! Iniciaste sessão com sucesso.
Perfeito! O teu registo foi concluído com sucesso.
O teu link expirou
Parabéns! Verifica o teu e-mail e utiliza o link para iniciar sessão.