• Home
  • Reviews
  • Elephas: o assistente de escrita IA para dispositivos Apple
Um MacBook Pro de 16 polegadas com o ícone do software Elephas.
Samuel Pinto

Elephas: o assistente de escrita IA para dispositivos Apple

Com a aplicação Elephas, escrever textos, responder a mensagens ou emails deixou de ser uma tarefa complicada e aborrecida. Conhece o teu novo assistente de escrita, o Elephas, disponível para Mac, iPad e iPhone. Incorporado com a inteligência artificial do ChatGPT, o Elephas irá melhorar muito a qualidade dos teus textos, e dessa forma, elevará a tua produtividade a um outro patamar.

Com o advento da inteligência artificial, é certo e sabido que tal tecnologia já faz parte do dia a dia de um vasto leque de utilizadores, como por exemplo o ChatGPT da OpenAI. Mas a verdade é que para recorrer às ferramentas de inteligência artificial, ainda é preciso caminhar por sendas que não estão integradas nativamente (pelo menos por enquanto) na esmagadora maioria dos equipamentos tecnológicos que possuímos e nos seus respectivos ecossistemas.

Para tentar colmatar essa lacuna, os desenvolvedores da aplicação Elephas decidiram que poderiam entregar um produto onde fosse possível recorrer à inteligência artificial, mas sem sair do fluxo de trabalho (workflow). Por exemplo: é possível editares um documento Word, recorrer à inteligência artificial ChatGPT por intermédio do Elephas, e mediante o comando pedido ou executado, todo o texto é automaticamente escrito no documento Word, sem saíres do teu fluxo de trabalho. A mesma lógica é replicada a um vasto leque de outras aplicações. Já lá vou! E a verdade é que conseguiram isso duma forma bastante satisfatória.

Como supracitado, um dos pontos fortes deste software, é a possibilidade de utilizar a inteligência artificial do Elephas em aplicações que usas diariamente como por exemplo:

  • Microsoft Word
  • Microsoft PowerPoint
  • Visual Studio Code
  • Gmail
  • Google Drive
  • Microsoft Outlook
  • Editor de texto do macOS
  • X (antigo Twitter)
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Discord
  • Slack
  • Teams
  • Obsidian
  • Notion
  • Apple Mail
  • Mensagens
  • Pages
  • Notas
  • Evernote
Uma lista de aplicações com suporte à inteligência artificial do Elephas

Elephas: escreve muito mais rápido e muito melhor no teu Mac.

As várias funcionalidades presentes na inteligência artificial da aplicação Elephas, prometem tornar as tarefas de escrita muito mais rápidas, fáceis, e assim, aumentam a produtividade do teu workflow diário. Eis uma listas delas:

  • Rewrite: Podes alterar o teu estilo de escrita conforme as tua necessidades e gostos. Além disso, podes elaborar os textos de acordo com os modos que aches mais adequado, a saber, o modo Professional, Friendly, Zinsser, Viral, ou Persuasive.
  • Continue writing: Basicamente esta funcionalidade ajuda-te a continuar ou a concluir o teu trabalho de escrita. Selecionas o conteúdo que já escreveste e depois executas esta opção. Isso é útil se estás com dificuldades em concentrar-te ou se tens uma "branca". O Continue Writer ajuda-te a levar o conteúdo adiante e concluí-lo, independentemente do que já tenhas escrito até ao momento.
  • Fix grammar: Evita erros ortográficos e verifica se o texto está gramaticalmente correto e rescreve de novo o texto até os erros estarem corrigidos.
  • Smart Write: Este recurso pode ser usado para escreveres tudo do zero, desde emails, páginas em branco, publicações em blogs, pesquisas web sem aceder ao Google e transformar pequenas notas em resumos abrangentes, entre muitas outras coisas.
  • Snippets: Esta opção permite que possas personalizar conteúdo que usas com regularidade. Por exemplo, imagina que tens um texto ao qual vais enviar para vários destinatários diferentes. Podes aceder ao snippet personalizado a qualquer momento e apenas alterar os dados do destinatário, como o nome e outros detalhes do destinatário.
  • Content: É útil principalmente para quem deseja criar um blog, enviar um email, resumir, responder um email ou até mesmo contestar alguma rétorica ou argumento.
  • Utils: Esta funcionalidade contém todas as ferramentas e utilitários importantes que precisas para escrever, como por exemplo o Google Sheets, Excel e outras.
  • Translate: Esta opção traduz o texto selecionado para um idioma à tua escolha.

Elephas Super Brain: IA para os teu dados

Uma funcionalidade que merece destaque é a Super Brain embutida na aplicação Elephas. Basicamente, este recurso permite que os seus utilizadores tragam o seu próprio conhecimento junto com os seus próprios dados de diversas fontes e construam uma base de dados, em torno de um único tópico.

Podes importar os teus dados para criares um "cérebro" a partir das seguintes ferramentas:

  • PDF
  • Documentos (docx)
  • Imagens
  • Páginas web
  • Notion
  • Obsidian
  • Roam
  • Texto selecionado de qualquer aplicação
  • Arquivos de áudio e transcrições.

Eis a interface de utilizador do Super Brain:

O funcionamento desta ferramenta capacita ao Elephas indexar os arquivos carregados localmente enquanto usa o OpenAI para gerar incorporações. Após isso, os dados locais são referenciados por meio de um algoritmo adequado e usados ​​em conjunto com OpenAI sempre que usas o cérebro.

Podes usar o Super Brain para responderes aos teus emails, responder aos posts nas redes sociais, conversar com os teus próprios dados, ou seja, é uma espécie de ChatGPT mas com os teus dados ou informações. Também podes fazer o upload de arquivos de áudio, notas de voz e podcasts para um cérebro e depois usá-los para fazer brainstorm, iniciar conversas e criar conteúdos.

Utiliza o teu Super Brain nos seguintes lugares:

1- Super Chat

O Super Brain também pode ser usado no Super Chat, onde podes escolher o cérebro com o qual desejas conversar e fazer perguntas. À medida que o Elephas te vai respondendo, ele cita e faz referência às várias fontes que está a usar para fornecer as respostas. Dessa forma, sabes qual parte do cérebro está a ser usada para responder às tuas perguntas.

2- Partilha o teu cérebro

Ao criares um cérebro em volta de um tópico ou tema específico, fica a saber que podes partilhá-lo por URL com os teus amigos, colegas ou seguidores. Ao clicarem no link e abri-lo via Elephas num Mac, ele ficará disponível para eles acederem. Desse modo, também eles podem conversar com o cérebro, fazer perguntas, fazer um brainstorm e criar conteúdo com ele. Apesar de ser possível a partilha, eles não conseguem modificar o cérebro. Somente tu é que poderás adicionar ou remover arquivos do cérebro, pois és o criador dele e também podes remover o acesso ao cérebro se assim o desejares.

3- Snippets

Podes configurar snippets que usam um Super Brain específico. Assim sendo, cada vez que invocares um snippet, ele fará referência a um cérebro existente que criaste antes.

4- Respostas inteligentes

Quando responderes a emails ou a posts das redes sociais, usando a ferramenta de resposta inteligente, podes escolher o cérebro a ser utilizado. Até podes configurar um snippet que usa um cérebro para responder a emails. Se porventura receberes muitas perguntas sobre um determinado tópico, podes criar um cérebro sobre isso e usar a funcionalidade de resposta inteligente para responder a essas perguntas.

Como configurar o Elephas no Mac

Confesso que estava à espera de uma instalação e configuração mais simples. O que complicou um pouco foi a necessidade de obter as chaves API da OpenAI. Eu já tinha criado conta na página da OpenAI e já precisei de chaves API para outras funções do ChatGPT. Seja como for, se ainda não tens conta na OpenAI, podes criá-la nesta página. É obrigatório conseguires obter uma chave API, pois tal é necessária para configurar o Elephas. Tens uma página de suporte para te ajudar.

Criada a conta, clica no teu perfil no canto superior direito e vai à opção "ver chaves de API". Irá surgir a opção "crie uma nova chave".

Depois de escolheres qual o plano mais adequado às tua necessidades, podes descarregar a app Elephas para Mac. Uma outra página de suporte irá ajudar-te neste processo. Se seguires escrupulosamente todas as instruções, não será difícil configurar o Elephas no Mac. Embora ache que deveria ter uma configuração mais simples, creio que no futuro isso melhorará.

Assim que obteres uma chave API da OpenAI, vai às preferências do Elephas e insere-a na aba "General" onde diz OpenAI API Key. Na aba "Licence" é onde introduzirás a chave que adquiriste na compra ou subscrição do Elephas.

Interface de utilizador nas preferências do Elephas

Em última análise, terás sempre que introduzir duas chaves para o pleno funcionamento do Elephas. Uma chave é a API da OpenAI e a outra chave é a licença no ato da compra, que receberás via email. Terminado este processo, já podes usufruir das funcionalidades do Elephas. Uma nota muito importante: No meu caso pessoal tive que adicionar créditos na plataforma OpenAI para que os recursos estivessem completamente funcionais no Elephas. Não sei se no teu caso também será necessário.

Vale a pena o uso do Elephas?

Com toda a franqueza, é inegável que o Elephas apresenta muitas funcionalidades que aumentam a produtividade dos utilizadores que dependem muito da escrita durante o seu fluxo de trabalho. Obviamente que a ideia não é substituir os escritores na sua plenitude, contudo o Elephas é o assistente de escrita com inteligência artificial mais avançado que conheço. E isso é um grande trunfo a seu favor.

Um outro ponto a seu favor, é que a aplicação Elephas requer pouca quantidade de espaço em comparação com outras ferramentas de IA. A forma como os desenvolvedores criaram esta ferramenta, é notável. Ela funciona em quase todas as aplicações onde podes escrever, e ainda por cima sem saíres do teu workflow. Isso é de uma enorme praticidade. Nesse sentido, se escreves muito conteúdo diariamente, o investimento no Elephas é uma opção a considerar seriamente.

É difícil não recomendar este software a quem quer que seja, mesmo a utilizadores que não são hardcore na escrita diária. Mas claro que há um custo associado ao uso desta poderosa ferramenta. A interface de utilizador e a instalação/configuração ainda precisam de ser refinadas, coisa que certamente os seus desenvolvedores irão melhorar no futuro. Os prós sobrepõem-se claramente a estes dois detalhes.

Tens três tipos de licenças:

  • Mensal- Planos: Standard (4,99 dólares), Pro (8,99 dólares) e Pro+ (14,99 dólares).
  • Anual- Planos com 20% de desconto:  Standard (4,17 dólares/mês), Pro (7,17 dólares/mês) e Pro+ (12,50 dólares/mês).
  • Vitalícia- Planos: Standard (129 dólares), Pro (199 dólares) e Pro+ (249 dólares).

Como complemento, ainda podes descarregar na App Store do Mac a aplicação Super Brain Chat e a aplicação Elephas para iPhone e iPad.

Conclusão

A ascensão e implementação da inteligência artificial é inevitável, e desenvolve-se a um ritmo muito acelerado com resultados surpreendentes. O software Elephas é uma prova disso e tem uma fórmula que a curto/médio prazo pode ser uma ferramenta de trabalho indispensável para utilizadores que procuram este tipo de ferramentas para o seu fluxo de trabalho.

Samuel Pinto profile image Samuel Pinto
Publicado a
Reviews