• Home
  • Notícias
  • Em que faixa etária estão concentrados os utilizadores de iPhone?
Em que faixa etária estão concentrados os utilizadores de iPhone?
Pedro Alves

Em que faixa etária estão concentrados os utilizadores de iPhone?

PUB

Atualmente, vemos pessoas a usarem iPhones independentemente da sua idade, género ou extrato social. Se, há uns anos, este era um smartphone pouco apelativo e que muitas vezes não era sequer equacionado como uma opção de compra válida, hoje em dia o paradigma é bem diferente: a Apple conseguiu trilhar um caminho de crescimento muito próprio, que culminou com o sucesso na adoção do iPhone que todos conhecemos.

Naturalmente, há faixas etárias mais susceptíveis à compra de determinados equipamentos do que outras, pelos mais diversos motivos. Com isso em mente, a agência CIRP, acrónimo de Consumer Intelligence Research Partners, levou a cabo um estudo bastante completo, dando a entender que o interesse pelo smartphone da maçã está dividido de forma mais ou menos heterogénea pelas diferentes idades.

Sem surpresa, a faixa etária compreendida entre os 25 e os 34 anos é a que tem mais propensão para comprar um iPhone, dado que 27% do total de utilizadores americanos deste aparelho se encontra entre essas idades. A seguir de perto, com 23%, fica a faixa dos 35 aos 44 anos, e logo atrás é possível encontrar o intervalo dos 18 aos 24 anos, com 22%. Conclui-se então que são os mais jovens que utilizam a maioria dos iPhones atualmente em circulação, o que acaba por ser natural se tivermos em conta que este é um mercado relativamente recente, quando comparado com a idade das faixas etárias com menor expressão, segundo este estudo.

Woman takes picture of graffiti

Perante estes números, é fácil perceber que apenas 28% dos iPhones estão na mão de utilizadores com mais de 45 anos, no entanto é bem possivel que este cenário venha a alterar-se nos próximos anos: conforme os clientes mais jovens forem ficando mais velhos, a sua faixa etária vai mudar, mas a utilização de um iPhone como smartphone de eleição vai, certamente, manter-se. Como tal, vamos assistir gradualmente à obtenção de resultados mais análogos entre diferentes idades.

É notório que a estratégia da Apple visa, maioritariamente, fidelizar o público jovem logo desde cedo, de forma a manter-se no topo das escolhas durante o máximo de tempo possivel. Na verdade, tal tática parece estar a resultar.

Pedro Alves profile image Pedro Alves
Publicado a
Notícias