Emulsio: a app que estabiliza os teus vídeos trémulos

Nunca te aconteceu quereres gravar um vídeo, e quando o revês ficas frustrado porque pouco ou nada o podes utilizar? A Emulsio está cá para te ajudar!

A importância da "banalidade"

Vivemos em tempos extremamente conturbados. Apesar de muitos pensarem que não, ainda estamos em pleno período pandémico, a que se juntou esta horrível invasão à Ucrânia. Mas porquê iniciar um artigo com tamanha negatividade? Porque esta realidade é absolutamente reveladora da profunda importância de algo que temos como banalizado na nossa vida do dia a dia: uma câmara no bolso.

Os vídeos que conseguimos gravar, de modo tão simples como ligar uma luz, podem traduzir-se em verdadeiros gritos de despertar e de sensibilização através do poder assombroso das redes sociais, altamente reforçado pelos meios de comunicação. Note-se que a guerra de hoje não é apenas bélica e económica. É mediática. Longe vão os tempos em que se lançavam panfletos propagandísticos de parte a parte a partir de um avião. Agora, em direto, o presidente de um país relata ao mundo as atrocidades cometidas no seu território a partir da sua conta das redes sociais.

Por outro lado, a capacidade que, graças a esta tecnologia, temos para preservar a nossa (e a dos nossos) memória, assume, para mim, uma mais-valia sem precedentes. Guarda-se a história, armazenam-se momentos. Perpetuam-se, portanto, legados para aquilo que poderemos chamar de eternidade.

Banal, mas com crescente exigência

Sucede, porém, que estamos cada vez mais exigentes. Uma câmara com fraca qualidade de imagem, incapaz de gravar bons vídeos noturnos ou em ambientes escuros, é interpretada como algo de ultrapassado e totalmente precário. Tudo o que seja filmado com um smartphone já é visto quase que na perspetiva de um realizador de cinema: assim rezam os tempos em que vivemos. Todos temos um pouco de Hollywood a circular no nosso ADN.

Criar para ceder

Esta é filosofia que subjaz o ímpeto estratégico a partir do qual foi batizada a empresa responsável pela app de que hoje vos irei falar. A Emulsio, da empresa Creaceed, que tem como função primordial a estabilização de videos criados em iPhone, iPad, drones e GoPro.

É fundamental, antes de mais, destacar que estou a falar de uma criação que foi cedida ao público no dia 10 de janeiro de 2011, com a designação Movie Stiller 1.0. Onze versões depois, no dia 27 de fevereiro de 2014, foi rebatizada "Emulsio", contando já com 35 atualizações. Isto significa que esta app não apenas perdurou num mercado cada vez mais agressivo e concorrencial (estamos a falar de 11 anos!), como também, que claramente a Creaceed sabe o que está a fazer.

Para que qualquer um quase se torne "profissional"

Está bem patente que as versões mais recentes do iPhone Pro são realmente muito boas na estabilização de imagem dos seus vídeos. Mas ainda assim, a Emulsio não desistiu. Pelo contrário, consegue-te oferecer um conjunto de melhorias e incremento de qualidade às gravações que fazes, através de funcionalidades que passarei a salientar:

  • Estabilização: compensa o movimento horizontal, vertical e rotacional da câmara, bem como a distorção decorrente da exposição do obturador.
  • Tratamento das margens pretas: diminui momentaneamente a força da estabilização para evitar que surgam margens pretas.
  • Comparação ao vivo: é possível reproduzir os vídeos originais e as suas versões estabilizadas em simultâneo de modo a poder compara-los e proceder a ajustes no que diz respeito aos efeitos e às configurações do estabilizador. Tudo isto em tempo real!
  • Estabilização ajustável: A força do estabilizador pode ser ajustada com base na qualidade do filme original e mesmo ser aplicada mediante a seleção de perfis.
  • Edição não destrutiva: é possível proceder a edições e cortes sem destruir a gravação original, uma vez que todos os procedimentos poderão ser revertidos.
  • Tratamento de descontinuidades: movimentos rápidos ou flashes durante a gravação de um vídeo, criam, normalmente descontinuidades de movimento. Mas a Emulsio já não se deixa afetar, garantindo uma sensação de fluidez e continuidade da imagem.
  • Processamento de imagem otimizado: tirando o melhor partido das tecnologias AVFoundation e OpenGL ES, a Emulsio garante um processamento de imagem com a melhor velocidade e qualidade em dispositivos móveis.
  • Otimizado para 120 e 240 FPS: a estabilização é efetuada na velocidade original do vídeo, e os vídeos exportados preservam a mesma frame rate, o que permite a edição, mesmo em câmara lenta.
  • Compatibilidade de importação: qualquer dispositivo com iOS ou dotado de uma câmara H.264 (como são os casos de um drone ou de uma GoPro) são compatíveis para importação.
  • Opções de Exportação: é possível expoert quer para o seu álbum de fotografias, como para e qualquer app ou serviço compatíveis, designadamente o Facebook, Dropbox, entre outros.
  • Otimizado para o iOS mais recente: está disponível enquanto extensão integrada da app Fotos, ou seja, pode ser utilizada sem nunca sair da app nativa da Apple.

E há ainda muito mais. Basta, aliás, fazer uma leitura cuidada dos melhoramentos constantes a cada versão que é criada, para se perceber a quantidade de características e as excelentes tecnologias aplicadas nesta app que se traduzem na sua extraordinária capacidade de processamento.

Mas muitas palavras para uma app dedicada ao audiovisual não servem de muito. Ver para crer, não é? Pois então, atentem bem ao vídeo que se segue:

Utilizar a Emulsio é tão simples como:

  • Abre a app;
  • Escolhe o vídeo que queres estabilizar;
  • De imediato, a Emulsio inicia a análise e muito rapidamente apresenta-te o resultado final, que poderás afinar a com base nas funcionalidades que te indiquei acima, de modo muito intuitívo;
  • Exporta o vídeo, escolhendo o tipo de ficheiro (Mov), a qualidade do vídeo (resolução, codec e o bitrate) e e do áudio e guarda-o onde achares mais conveniente.

"Banalização" da qualidade

A Emulsio está cá para te garantir videos de alta qualidade com aquela diferença que faz toda a diferença. Está cá para que não interrompas o teu olhar e fluxo criativo com questões de natureza física, de que é exemplo, tentares ao máximo não tremer a mão enquanto filmas. Deixa isso para o software porque a tecnologia assim o permite.

"Banal" é uma expressão habitualmente utilizada para descrever coisas que já não têm aquele ímpeto da novidade. Que se tornaram vulgares. Eu inclino-me mais a ideia de "comum". Tornar comum a qualidade é o que todos queremos. E porque não tornar comum a criação de vídeos com uma excelente estabilização de imagem? Porque não rever momentos, ou partilha-los com os nossos amigos, reproduzindo não aquilo que a máquina não foi capaz de fazer, mas antes o que os nossos olhos quiseram mostrar?