• Home
  • Reviews
  • Energy Sistem Urban 3: a alternativa acessível (review)
Energy Sistem Urban 3: a alternativa acessível (review)
Pedro Alves

Energy Sistem Urban 3: a alternativa acessível (review)

Longe vão os tempos em que tínhamos de recorrer a auscultadores com fio na hora de usufruir da nossa música favorita, dos nossos podcasts de eleição, ou simplesmente quando recebiamos uma mensagem de voz que previsávamos de ouvir em público, mas discretamente. A tecnologia mudou muito, e hoje é possível adquirir auriculares bluetooth acessíveis mas que, ao mesmo tempo, em pouco ou nada comprometem a experiência de utilização (pelo menos para os utilizadores menos exigentes). Exemplo disso são os Energy Sistem Urban 3, que tivemos oportunidade de testar por cortesia da marca, a quem agradecemos desde já.

Conteúdo da embalagem

No interior da embalagem destes Energy Sistem encontramos, obviamente, a caixa de carga e os respetivos auriculares, acompanhados de pontas intercambiáveis de borracha de três tamanhos diferentes, um cabo USB-A para USB-C, e os manuais da praxe. Não é fornecido nenhum adaptador de corrente, mas tal também não era expectável: não conheço nenhuma alternativa concorrente que inclua tal acessório, principalmente nesta faixa de preço...

Qualidade de construção

Apesar de serem baratos, os Urban 3 não se fazem sentir como tal. O plástico empregue na construção da caixa de carga é sólido, e o mecanismo de fecho por íman oferece muita confiança. A metade superior complementa na perfeição a inferior, garantindo harmonia ao conjunto. Nota ligeiramente menos positiva para a dobradiça que, quando com a tampa aberta, dá a sensação que vai ceder se forçarmos após o ponto de resistência... Mas tal é difícil de acontecer.

No que respeita aos auriculares, não há nada a apontar: a solidez é óbvia, e nota-se que estamos perante algo construído para durar. Dificilmente veremos estes pequenos pedaços de tecnologia a cederem perante sessões de utilização em condições pouco amigáveis.

Qualidade sonora e outras características

Não há como não começar esta secção da review com algo que me surpreendeu: a presença de carregamento sem fios QI na caixa de carga. Numa altura em que até smartphones topo de gama, a custarem várias centenas de euros, não possuem tal funcionalidade, parece inacreditável como é que a Energy Sistem foi capaz (e bem) de dotar os Urban 3 de tal característica, principalmente tendo em conta a sua faixa de preço. Para quem preferir a solução de carregamento mais habitual, está à disposição uma porta USB-C.

A caixa é compacta e simples de transportar. Claro que a beleza do design é sempre relativa, porém não é esse o foco deste produto. Já o desenho escolhido para os auriculares deixou-me apreensivo... Não sou fã deste formato de auscultador, e confesso que estava com receio que isso vaticinasse o insucesso da minha utilização deste produto. Surpreendentemente, tal não aconteceu.

Imagem: Energy Sistem

Após escolher a ponta de borracha adequada ao meu canal auditivo, comecei a usar os auriculares, e fiquei agradavelmente surpreso. A sensação de confiança oferecida é elevada, nunca tive receio que caíssem (e isso nunca aconteceu), e na verdade o facto da coluna ficar inserida na orelha ajuda a isolar o som exterior. Isto é particularmente útil pois, como seria de esperar, os Urban 3 não possuem cancelamento ativo de ruído.

No que concerne à qualidade sonora, podemos resumir a mesma como dentro do esperado. O som é limpo e sem distorção, mas nota-se alguma falta de "alma", principalmente pela ausência de graves mais profundos. O microfone incorporado funciona bem durante as chamadas e ao invocar a Siri, a conexão Bluetooth 5.1 é estável, e os controlos táteis incorporados cumprem a sua função após um normal período de adaptação.

A autonomia prometida pela Energy Sistem para este conjunto é de até 25 horas de utilização, e eu acredito que não ande longe da realidade. Não efetuei nenhum teste científico para aferir estes valores, mas a minha experiência de utilização permitiu-me constatar que a bateria nunca foi problema, mesmo após utilizações mais prolongadas. O nível de carga da caixa pode ser facilmente conhecido através de quatro indicadores luminosos presentes na mesma.

Conclusão

Os Energy Sistem Urban 3 estão à venda no site da marca por 34,99€, e valem bem o valor pedido. Por este preço é difícil encontrar uma alternativa tão completa, versátil e de qualidade. Como termo de comparação, já testei produtos deste género e valor de uma certa marca chinesa muito conhecida na nossa praça, e todos eles ficaram muito aquém daquilo que os Urban 3 são capazes de oferecer aos seus possuidores.

O iFeed agradece mais uma vez à Energy Sistem a cedência dos Urban 3 para análise, que felizmente acabaram por se revelar uma excelente surpresa!

Pedro Alves profile image Pedro Alves
Publicado a
Reviews