Estás à espera dos Apple Glasses? É melhor sentares-te...
Enquanto todas as atenções estão viradas para o headset de realidade mista da Apple, que se prevê que seja anunciado já na WWDC 2023, há um dispositivo que parece estar mais ausente das bocas do mundo... Falamos dos Apple Glasses, os óculos de realidade aumentada da gigante da maçã.
Segundo Mark Gurman, fonte habitual de rumores de tudo o que diz respeito ao mundo de Cupertino, o lançamento de tal equipamento ainda deverá estar a, pelo menos, quatro anos de distância. Esta janela temporal deve-se a dificuldades inesperadas no seu desenvolvimento e concepção, em muito semelhantes às enfrentadas pelo headset atrás mencionado. Importa mencionar que os óculos de realidade aumentada eram a prioridade para Tim Cook e Jony Ive (já ausente da Apple), mas as limitações técnicas de tal produto obrigaram a mira da empresa a virar-se para o formato que deveremos ver dentro de poucas semanas na WWDC.
Aparentemente, a Apple ter-se-á apercebido que uns óculos de RA com poder de processamento suficiente para aguentar a demanda técnica envolvida seriam inviáveis. Para se ter uma ideia, os engenheiros envolvidos no projeto calcularam que, para os óculos não aquecerem em demasia, teriam de ter a performance de um iPhone mas consumirem apenas um décimo da energia! Para já, isso é impensável.
O desenvolvimento do headset de realidade mista certamente que vai dotar as equipas implicadas de dados úteis para o desenvolvimento dos óculos. Uma fonte interna referiu que a Apple tencionava lançar os Apple Glasses um ano depois do headset, mas mesmo assim tal é impossível. Assim, se tencionas adquirir este produto, senta-te confortavelmente no teu sofá, pois avizinha-se uma longa espera...